A Redmond anunciou oficialmente o seu “smartwatch” chamado Microsoft Band. Podemos agora, com a divulgação dos recursos oficiais, dizer que a maioria dos rumores que circulavam eram verdadeiros.
Como vimos de forma antecipada pela Forbes e outras fontes, é um “wearable” com um claro foco em saúde e bem-estar. Sua bateria dura dois dias e é compatível com todas as principais plataformas de smartphones: Windows, Windows Phone, Android e iOS.
Vamos olhar mais de perto o que a Microsoft Band oferece em seus recursos, mas em primeiro lugar vamos ver todas as especificações oficiais.
Material | Elastômero termoplástico com fecho ajustável |
---|---|
Tela | 1,4 polegadas TFT a cores com resolução de 320 x 106 pixels |
Bateria | 48 horas sem GPS ativado |
Tempo médio de carga | Carga total em 1,5 horas |
Faixa de temperatura permitida | -10 ° C a 40 ° C |
Altitude máxima | 12.000 metros |
Sensores | Optical medidor de frequência cardíaca, acelerômetro, giroscópio, GPS, sensor de luz ambiente, sensor de temperatura do corpo, sensor de radiação UC, sensor resposta galvânica da pele, sensor capacitivo, microfone |
Conectividade | Bluetooth 4.0 LE |
Dispositivo móvel | Windows Phone 8.1 Update, iPhone 4S ou superior e Android 4.3 ou 4.4 |
Impacto do tempo | Resistente a respingos de água e poeira |
Sistema de Carregamento | Cabo USB |
Microsoft Band como SmartWatch
Afirmar que o foco da Microsoft Band está em atividades relacionadas a saúde não significa que você deixar de ter funções tradicionais de smartwatches: gestão das notificações e alertas ligados a um smartphone via Bluetooth . Aqui são cumpridos o que poderíamos esperar, informação sobre as chamadas, mensagens de texto e e-mails de seu telefone.
Nós também podemos receber notificações do Facebook, Facebook Messenger ou Twitter. Caso você acha que as notificações estão muito invasivas você pode ativar um modo “não perturbe” no qual não receberá mais notificações.
[youtube]CEvjulEJH9w[/youtube]
Além disso, a Microsoft Band apresenta pequenos aplicativos de informação, tais como previsões meteorológicas, ou mudanças no mercado de ações para as empresas que nos interessam. Junto com isso, um cronômetro, um sistema de alarme, inclui um “modo de relógio” em que o visor sempre mostra as horas sem ter que pressionar nenhum botão sobre ele, e a capacidade de personalizar sua aparência, mudar o papel de parede e a cor da interface.
Finalmente, Cortana, que graças ao microfone integrado podemos pedir para criar lembretes, editar eventos de calendário, criar notas, mas, claro que, várias dessas funções só estão disponíveis se você usar um Windows Phone. Abaixo confira um vídeo onde a Cortana é utilizada:
[youtube]sNK1jGsrImM[/youtube]
Microsoft Band como pulseira para sua saúde
Agora vamos passar para a área onde a Microsoft quer sobressair com sua pulseira: a medição e manipulação dos sinais vitais. Aqui descobrimos que, devido à sua bateria de longa duração (2 dias) torna-se viável a utilização durante a noite, o que permite gravar dados enquanto dorme, e assim descobrir a qualidade do seu sono. Toda esta informação é armazenada na nuvem.
Além de que, esta pulseira é capaz de gravar os batimentos cardíacos, radiação UV, nossas corridas (graças ao GPS), as calorias que você queimou durante o dia, etc. Para cada variável, você também pode definir uma meta pessoal, e receber alertas de parabéns por alcançar a sua meta. E, claro, essa informação também vai estar disponível a partir de PCs e smartphones que usam o aplicativo Microsoft Health.
[youtube]caW11oY1HYI[/youtube]
Microsoft Band oferecem rotinas de treinamento personalizados por parceiros associados. Graças aos seus sensores, o dispositivo é capaz de detectar cada vez que você faz uma repetição no treino da sua academia, até que pode guiar-nos para fazer rotinas completas, personalizando com base em informações coletadas ritmo cardíaco, e indicando quando deve seguir e quando deve parar.
Onde a Microsoft Band supera os concorrentes?
A Microsoft Band é possivelmente a mais ambiciosa pulseira de atividades físicas já feita: ela conta com 10 sensores em um corpo esbelto. Este é seu foco e nisso ela já se tornou imbatível. Contudo, o mais incrível: Ela tem cérebro e te diz o que fazer.
Ela sabe qual é seu próximo compromisso ao olhar para seu pulso é útil, isso não é novidade neste seguimento. A Microsoft Band começa a impressionar quando você vai além do básico e chega aos poderes de monitoramento de saúde. Na lista de blocos, você encontra ícones que indicam funcionalidades especiais para corrida, sono, assim como um treinador de exercícios. Este último é fantástico. Usando o app Microsoft Health (disponível para Android, iOS e Windows Phone e Windows), você pode carregar um plano de exercícios para o dispositivo. Quando começar uma atividade, ele guia você passo a passo. Quando estiver fazendo algo como flexões, a pulseira consegue contar quantas você fez a partir dos seus movimentos.
Ela te diz o tempo de repouso e te manda fazer o próximo exercício. É basicamente um personal trainer de pulso!
[youtube]-Mmn8a8zd_A[/youtube]
Mais do que uma pulseira como muitas que estão por aí, ela tenta transformar todos os dados coletados em um diálogo com você. A maioria dos dispositivos só pega métricas do seu corpo e notificações do seu smartphone e grita essas coisas no seu ouvido. A Microsoft Band quer devolver todas essas informações de maneira útil.
O app Microsoft Health não apenas diz quanto você dormiu em uma noite, ele calcula o “sono restaurador”. Outro exemplo: após uns exercícios, o app pega o peso do corpo, batimentos cardíacos durante as atividades e outros dados para informar quanto tempo você levará para se recuperar de tanto esforço.
Os concorrentes, como Android Wear e Apple Watch, trouxeram um novo produto e um novo problema: a bateria. A Microsoft não quis colocar um smartphone em uma tela pequena amarrada no seu pulso, ela trouxe um dispositivo que realmente agrega utilidade a sua vida.
Preço e disponibilidade
A Microsoft Band só está disponível nos Estados Unidos por 199 dólares. Não há informações sobre quando chegará em outros países ou o valor exato para outros mercados. Ou seja, por hora, só importando.
E você? O que achou do Microsoft Band? Compraria um?
Já tentei comprar 2 vezes! esgota em segundos.
Bem que poderia ser mais barato… não tenho toda essa grana rsrsrs
Faltou meu vídeo do Starbucks 😀 http://youtu.be/EiOsPuMKhQk
Adorei as funções q ele tem, mas n gostei da tela. Acho q poderia ser quadrada msm, mostrando 4 tiles, e arrastando para baixo para mostrar mais. E tb podendo regular o tamanho da tile para médio e grande. É estranho ver a hora com o lado inferior do pulso.
199 dólares, mais barato que os concorrentes e pelo o que vi, apresenta mais funções. E achei interessante o estilo dele, nem quadrado, nem redondo, retangular, muito diferente.
Cara ainda bem que é Microsoft, pois se a empresa seguir a política do Xbox one não compensa importar ou comprar do mercadolivre!
Onde eu importo??? Eu necessito dessa band!!
Tem suporte ao nosso idioma?? E alguém pode me indicar alguma loja online segura ou vendedor pra comprar?!
Alguém sabe se ele toca musica, ou tem app próprio de musicas para isso com fones sem fio??