Chamado para testemunhar no julgamento da FTC contra a Microsoft sobre a aquisição da Activision Blizzard, o CEO da empresa, Satya Nadella, disse que gostaria de eliminar completamente os jogos exclusivos do console Xbox, mas isso não é algo que ele possa determinar por conta própria.
De sua posição como chefe da Microsoft, sendo este o seu ponto de vista, ele poderia até mesmo decidir remover os exclusivos do Xbox, mas Nadella disse que não pode fazê-lo unilateralmente, considerando a situação da divisão de jogos da Microsoft, porque o líder do mercado, ou Sony, ainda continuaria a usar essa estratégia.
Microsoft CEO says he wants to end Xbox exclusives but blames Sony. Full details here: https://t.co/ZXYBVkK4ye pic.twitter.com/UmVYvW9YJT
— Tom Warren (@tomwarren) June 28, 2023
“Eu adoraria ser capaz de eliminar completamente os exclusivos do console, mas isso não cabe a mim definir”, disse Nadella durante o julgamento. “Especialmente da posição de um concorrente em posição minoritária.”
O problema é, de fato, dado pelo fato de “o concorrente dominante ter definido a concorrência no mercado através dos exclusivos”, explicou Nadella referindo-se à Sony, “não sinto um grande apreço por esse mundo”, reiterou, confirmando sua falta de entusiasmo pela ideia de exclusividades.
Também descobrimos hoje que a Microsoft queria adquirir a Square Enix em 2019.