Microsoft começa a organizar o Windows e mostra a sua supremacia frente aos concorrentes

Bill-Gates

A Apple com Steve Jobs inovou ao lançar o seu iPhone na década passada, e um das pequenas ideias que fizeram toda a diferença foi a criação de uma loja que organizasse tudo em um único lugar. Por exemplo, se você era um proprietário de um Nokia, deveria se socorrer aos sites de buscas para encontrar tais aplicativos para seu celular.

A ideia deu certo, e todos os outros sistema operacionais embarcaram nisso. A Microsoft até que tentou com o Windows 8, mas a sua Windows Store não fez muito sucesso até então.

Ocorre que, depois de muitos anos, finalmente a Microsoft descobriu um jeito de portar aplicativos do seu legado para a loja com um aplicativo da Plataforma Universal do Windows (UWP). Desse modo, entre outras vantagens, tais programas não “sujam” os registros do PC o que poderia acarretar lentidões, também não possuem processo de desinstalação complicada ou falta de segurança. A Microsoft deu um jeito de fazer a conversão dos programas Win32 em grande estilo com o Projeto Centennial (Desktop Bridge). E essa novidade chegou na última sexta-feira (16).

Certo, mas qual a verdadeira vantagem disso?

jogos-steam

É estipulado que o Windows possui cerca de 8 milhões de programas e jogos em sites espalhados pela rede. É um grande legado, certo? Saber ao certo que o número de vendas é complicado, tendo em vista que todo o conteúdo é espalhado e não passa pela mãos da Microsoft – ou pelo menos não passava.

No início do ano passado, só a Steam, possuía o mais de 125 milhões de usuários ativos e tenha certeza que seus número só crescem. Seus donos estão bilionários.

No ano passado, os jogos de PCs atingiram o lucro de quase US$ 100 bilhões de dólares e superaram todas as outras plataformas. É um ramo que nem a Apple e nem o Google conseguiram fazer cócegas. É lucro, onde estão os melhores games, como a saga GTA, por exemplo.

Ainda assim, os melhores editores de texto, vídeo, fotos, navegadores, softwares de torrent, entre outra infinidade estão no Windows. Os smartphones sempre foram considerados quebra-galhos. É algo que temos que concordar.

Seja para o entretenimento ou produtividade, o Windows consegue obter números alarmante e que pouca gente conhece, é verdade, mas que com tudo isso centralizado em uma loja mais pessoas verão o que uma máquina com Windows é capaz de fazer.

Hardware barato também conta!

Esta semana publicamos uma matéria sobre o Chuwi Hi10 Plus que custava um pouco mais de R$600,00 convertido. Agora veja o que ele pode rodar:

[youtube]w6ifx_xK8n4[/youtube]

[youtube]dR5c1dEcEhQ[/youtube]

[youtube]E2E135pyIjk[/youtube]

Percebam que muita, mas muita coisa bacana, não só jogos, não carecem de uma GTX 1080.  Games como Dota 2, League of Legends ou CS: Go serão dificilmente superados por Pokémon Go, por exemplo, que aparenta ter caído bastante em termos de usuários.

O mercado de eSportes, uma Copa do Mundo dos games, paga milhões aos vencedores dos jogos de PCs, por exemplo. É um mercado fascinante, e repito, até então desconhecido para muitos mas que é tão badalado como qualquer outro evento esportivo do planeta.

xiaomi-notebook

Na maioria das vezes, tais jogos ou programas não interagem com tela touchscreen, mas isso não é problema. Jogos de tiro é no controle ou mouse e teclado, ou um Word é ideal no teclado. Até o iPad Pro veio com teclado e o mercado de tablets já está descer ladeira a baixo mesmo.

Se você acha que o Windows está morto, ou que a Microsoft não é tendência, tire sua cabecinha do mundo dos smartphones. Até pelo fato dela ser uma das empresas mais ricas do mundo e possuir uma pequena participação nesse mercado.

Mas quando veremos tudo isso no Windows?

Age-of-Empires-2-HD-app-centennial

Phil Spencer, líder máximo da divisão do Xbox, demostrou na Build 2016 o jogo The Witcher 3 e Age Of Empires II  convertidos para a Windows Store. A Tecent também confirmou que League Of Legends, o game mais jogado do mundo, vem para loja do Windows 10.

A Microsoft confirmou outros como Arduino IDE, Double Twist, PhotoScape, Magix e Virtual Robotics.

A loja foi aberta para isso nesta última sexta-feira, mas nós já comentamos sobre o Eart Trumpet e esperamos que mais continuem a chegar.

É também por essa razão que muitos esperam que o Surface Phone rode programas do Projeto Centennial para serem utilizados no Continuum, por exemplo.  Sem sombra de dúvida seria algo fantástico.  Também é especulado que o atraso do Surface Phone seja realmente por isso, a Microsoft esteja tentando colocar este legado em seu “smartphone-PC”.

Nós amamos os smartphones, mas quando a brincadeira é séria são os PCs  que dão conta do recado. Para trabalhar ou estudar eles também têm seu papel importante e a Windows Store vai ter a change de organizar boa parte desse conteúdo e mostrar para alguns a razão do Linux ou MacOS não fazerem cócegas do nosso querido Windows.

Você usa seu smartphone para todo? Ainda acha necessário um PC? Com tudo isso a Windows Store estará num patamar superior à AppStore e Google Play? Curte seu PC?

 

89 comments on “Microsoft começa a organizar o Windows e mostra a sua supremacia frente aos concorrentes

  1. Essa plataforma UWP é algo realmente ambicioso, pode ter sido a grande jogada da Microsoft. Vamos ver se os desenvolvedores vão aderir a essa ideia para fazer com que ela dê certo.

  2. O principal problema dos desenvolvedores começa na própria faculdade de Ciências da Computação, Tecnologia da Informação ou mesmo Rede de Computadores, eles são DOUTRINADOS a acharem o Linux um Deus e tudo o que a MS fez durante anos como Obra do diabo.

    O Linux e tudo o que o engloba (linguagem, kernel, programação, ecossistema) é pregado como as passagens de Jesus na Bíblia, enquanto que a Microsoft e tudo o que a engloba é ensinado como o Regime Militar no Brasil. Os próprios professores fazem a cabeça dos alunos quando exigem JAVA e C++ e desprezam o C#, quando defendem até a morte os sistemas abertos e condenam os sistemas fechados. Etc…

    De toda a Universidade, de uma classe de 50 alunos, se 1 gostar da Microsoft, é porque é fanboy, porque de lá, já saem com a imagem de que Android e Linux são o que há, e que o Windows só deve ser considerado em caso de produção de softwares X86/Win32 e apenas para PC.

    Se é assim que as coisas são, eu me pergunto como mudar isso?

    A Microsoft paga melhor que a Apple.

    A Microsoft dá ferramentas exclusivas que permitem que eles usem o mesmo código, com o mínimo de mudanças possíveis, para desenvolver um único app para todas as versões do OS.

    A Microsoft permite que eles tragam apps já prontos do iOS (criados numa linguagem totalmente diferente) e os usem no Windows.

    A Microsoft permite que eles tornem meros apps de Celular, programas rodáveis em PC e com o alcance da maior plataforma de PC do mundo, que é o Windows.

    Agora porque os desenvolvedores não o fazem, é bem simples… Eles são alienados e arbitrários. Não é uma decisão lógica ou mesmo imparcial, é por pura birra mesmo, porque prefere a outra plataforma e pronto. Porque Flamenguista não torce para Vascaíno e vice-versa. Apenas isso! Snapchat está aí para provar!

    1. Tens certeza disso? Pois na minha faculdade trabalhamos no meio da imparcialidade, com as três plataformas =)

      Desenvolvedores não fazem pois eles vão pra onde o lucro está. A MS paga mais? Sim, mas quem dá mais lucro: usuário de Windows ou iOS?

      Desenvolvedores não fazem pois eles vão onde os usuários estão. Se meu público alvo não usa Continuum, pq eu gastaria milhares e milhares de reais, ou dólares, em um software que um seleto grupo irá utilizar?

      Antes de se criar um software, há todo um P&D por trás. Não é apenas: tive a ideia, já vou programar.

      Rapaz, tenha em mente: toda generalização é burra.

      1. Sua faculdade é uma exceção a regra, pq até então todas que eu vejo tem essa cultura de endeusar o Linux e colocar a plataforma Windows como um sistema ruim e monopolista. C# é uma coisa rara de ser ver, o que domina nas aulas é o C e o java. Não estou generalizando, mas a grande maioria é assim.

        1. Não é bem assim cara, é a liberdade de modelagem que conta e não existe no Windows, por isso os alunos das faculdades tipo eu curte um bom e velho Linux 😉

      2. Concordo, Léo… entretanto é preciso analisar se nas empresas há um bom P&D (isso inclui da dona M$). Rovio possuía um bom P&D ou ele era sufocado pelos “bam-bam-bam”?

      3. Eu acho engraçado que Rudy Huyn não precisou de milhares e milhares de dólares para desenvolver aplicativos com uma qualidade 10x superior aos gerais que existem no Windows, e a maioria foi feita em 24h ou 48h, sem dinheiro e sem uma equipe de programadores.

        Acho engraçado dizer que os usuários do iOS dão mais dinheiro, quando a loja deles não é unificada e os usuários do Windows não estão mais somente limitados ao Mobile, mas sim ao Windows de PC, que somente na versão 10, já tem mais usuários que o MAC OS X.

        Acho engraçado essa visão limitada de que ‘Continuum’ é somente coisa de empresário, por isso os apps para Continuum tem que ter um público ‘alvo’. Não se pode pensar fora da caixa em nenhum momento. Continuum é sério, ou seja, apenas suítes de escritório e programas sérios ficam bonitos e elegantes nele, joguinhos bestas para se distrair não. Gente, o Continuum veio e veio para ser democratizado, de forma alguma pertence somente há um determinado público, ele serve para tudo e todos.

        Tive a ideia e vou programar foi exatamente o Rudy fez. Homem de coragem ele, né?!

        Enfim… Se você entendeu como Generalização, sinto muito, mas falei apena suma realidade que ocorrer na UFRN nos custos de TI, e sei porque tenho um primo que estuda esse curso.

    2. Falou tudo! O Linux não é tudo o que dizem.

      Colocam na cabeça deles que o Linux é o sistema mais seguro, quando na realidade é que o Linux tem falhas que não foram corrigidas desde a década de 1990, tem problemas grotescos no desktop.

      Colocam na cabeça deles que o Linux é fácil de usar e que tem tudo o que o usuário precisa, quando não é. Por padrão, muitas distros Linux não tocam nem arquivos .mp3.

      Colocam na cabeça deles que o Linux tem um suporte bom, coisa que não é verdade. O suporte do Linux é um lixo! Alguns poucos usuários se salvam, quanto que outros falam para “pesquisar no Google” ou ficam fazendo propaganda de distro Y.

      Colocam na cabeça deles que o Linux é o melhor para servidores, quando o gerenciamento de um servidor Windows é infinitamente mais prático e o gerenciamento de usuários é brutalmente superior no Windows Server.

      Enfim, colocam na cabeça do pessoal o que não é verdade. Igual às escolas, em que ensinam mentiras, quando o que aconteceu foi totalmente diferente (como que ensinam que os bandeirantes mataram os indios, quando as bandeiras foram por iniciativa dos próprios indios)

      1. qual falha qual problema grotesco porque windows server é mais pratico de exemplos construa um organograma e uma tabela comparativa, quero isso na próxima aula

        1. – Falha de 20 anos no Linux: http://arstechnica.com/security/2015/05/90s-style-security-flaw-puts-millions-of-routers-at-risk/
          – Porque o Linux ainda não está pronto para o Desktop: http://linuxfonts.narod.ru/why.linux.is.not.ready.for.the.desktop.current.html
          – Olha só a “união” da comunidade Linux: http://br-linux.org/2015/01/coordenador-geral-do-flisol-brasil-recomenda-nao-instalar-ubuntu-no-evento.html#comment-1929203942
          – Criador do Sabayon que ameaçou abandonar o desenvolvimento: https://forum.sabayon.org/viewtopic.php?f=57&t=32231
          – Que tal a invasão no linux.org? http://www.eweek.com/c/a/Security/Linux-Foundation-Linuxcom-Hacked-in-Kernelcom-Breach-504793, https://nakedsecurity.sophos.com/2011/09/12/linux-world-in-security-spinout/ e http://arstechnica.com/security/2013/09/who-rooted-kernel-org-servers-two-years-ago-how-did-it-happen-and-why/ (Ou o Linux não é tão seguro assim ou se eles não usam o Linux, não confiam no seu próprio produto)
          – Uma falha que ficou aberta desde 2000: http://www.zdnet.com/article/critical-linux-security-hole-found/
          – Outro bug antigo que afeta milhões de dispositivos: https://www.wired.com/2016/01/hack-brief-years-old-linux-bug/
          – Um bug do TCP que ficou 10 anos aberto: https://news.ycombinator.com/item?id=10285151
          – Um bug que ficou 6 anos aberto: http://www.networkworld.com/article/2231668/opensource-subnet/linux-community-finally-fixes-6-year-old–critical-bug.html

          Isso não é exatamente um cartão de visita para um sistema em que os xiitas dele dizem ser seguro, né?
          E sobre o Windows Server ter um gerenciamento de serviço melhor, isso é verdade também. O gerenciamento do servidor

          http://www.andersonpatricio.org/img/ap3001_01.png

          e de todos os serviços é centralizado em um só lugar

          https://mestreaiolos.files.wordpress.com/2014/09/0003-tarefas-pos-instalacao-windows-server-2012-r2-001.jpg

          Instalação de serviços muito mais simples no Windows Server

          https://msdnshared.blob.core.windows.net/media/TNBlogsFS/prod.evol.blogs.technet.com/CommunityServer.Blogs.Components.WeblogFiles/00/00/00/46/91/metablogapi/3343.clip_image0054_3049197C.png

          O gerenciamento de todos os usuários também é centralizado no Active Directory:

          https://msdn.microsoft.com/dynimg/IC610190.jpeg

          E inclusive, pelo AD, dá para restringir o horário de logon dos usuários:

          http://juliobattisti.com.br/artigos/w3kcc/capitulo09/images/Fig9-16.jpg

          E também com criação de política de senhas:

          https://i-msdn.sec.s-msft.com/dynimg/IC610191.jpeg

          E olha o gerenciamento de todos os serviços:

          http://www.domosolucoes.com.br/wp-content/uploads/2015/09/4466.image_213A6CEB.png

          1. Então nós temos um sistema 100% seguro O WINDOWS, e uma tela bonita de configurações centralizadas! A humanidade precisa saber disso A HUMANIDADE PRECISA SABER DISSO A RAPADURA É NOSSSSAAAA

          2. Me diz onde falei que o Windows é um sistema 100% seguro? Claro que o Windows não é 100% seguro. Enquanto qualquer coisa for programada por nós, humanos, será passível de falhas.

            Apenas mostrei porque o Linux não é tão seguro quanto a “propaganda” dos seus xiitas (que falam que é “o Linux é 100% seguro”, que corrigem as falhas rápido, quando tem falhas de 20 anos no sistema, entre outras coisas) e que o gerenciamento no Windows Server é muito mais fácil.

          3. Alguém te disse que com o tempo Servidores Windows passa a ficar lentos ? Servidores Linux é superior ao Windows Server. Isso qualquer um que saiba mexer nos 2 concordo com isso. 70% dos servidores no mundo são Linux, e muitos dos 30% usam Windows por ser ignorantes e pq não querem aprender. Windows Server só é pratico e só.

      2. Mas aí você está fazendo a mesma pregação que os “istas” de Linux fazem, só que com Windows. Trabalho com ambas plataformas e cada uma tem sua superioridade em algo, tornando-a mais indicada para determinada atividade.

        1. Destruiu dois argumentos em um parágrafo. Parabéns! Rsrs

          Eu fiz faculdade, cursos e não passei por nada disso. Aprendi a mexer nos dois sistemas, nenhum professor nunca disse “Linux isso” ou “Windows aquilo”. Só se for lá na USP e outras escolas federais.

          Mas sabe como é, né? Istas só escutam o que quer. É Ruinsdows aqui, Travoid ali e assim a vida segue tocando.

          1. Então você estudou com ótimos professores, porque geral que eu conheço que fez algo na área de TI sempre falou que os professores pregavam a superioridade do Linux e desprezavam o Windows. Inclusive conheci um professor da área de TI que vivia detonando o Windows e endeusando o Linux. kkkkkkkk’

          2. Ah, deve ter casos e casos Kaynan. Se você descer e ler os comentários abaixo vai ver que alguns discordam disso. Eu aprendi a programar em C++, Java, Visual Basic e C# (Meu projeto final foi feito em C#), Microsoft SQL, My SQL de banco de dados e por ai vai… Em nenhum momento um professor chegou na gente e endeusou alguma distribuição Linux ou Windows. Eu pelo menos não me lembro disso.

            Acho que um bom professor jamais tomaria posições assim com relação a linguagens e sistemas, a não ser que você esteja num curso de certificação Linux e o professor é um cara já experiente e só trabalhe com isso. Rsrs

          3. Acontece que na área da educação um sistema livre que pode ser manipulado da maneira que você quiser e você tem acesso a todo seu código é algo muito bom, e até mesmo te ajuda a aprender técnicas para usar em outras plataformas…

        2. Ué, só falei verdades. O Linux não é ruim, mas não é tudo o que os linuxistas dizem ser. A realidade é que não há sistema seguro. Quem faz a segurança é o próprio usuário. Até o OpenBSD tem falhas: http://br-linux.org/linux/openbsd-registra-sua-segunda-falha-de-seguranca

          E também, não posso negar que cada sistema tem seus nichos de mercado. Linux para quem quer flexibilidade e o Windows para as estações e gerenciamento de usuários via Active Directory.

          1. Linux é um SO seguro, isso não significa que é invulnerável, pqp são os famosos analfabetos funcionais.

          2. Não é. Não existe nada seguro enquanto nós humanos programarmos coisas. Tudo está sujeito a uma coisa chamada de “erro humano”.

            E aliás, o Linux apenas “parece” ser seguro, já que ele não é usado em larga escala (até em servidores, ele vem perdendo mercado para o Windows). Você pode falar “ah, mas ele é usado em servidores”, porém, quantos servidores mesmo tem em comparação aos desktops?

            E isso é tão verdade, que o Android que é baseado em Linux, todo mês aparece alguma falha grave que permite o sistema ser invadido (mas nessas horas, o povo fala que o “Android não é Linux”, né?). E bem, nada é seguro com o “fator humano”.

          3. Pqp, tu é um jumento ? ser seguro não significa que é inviolável o retardado. pqp
            Exemplo > EUA é um país considerado seguro, mas mesmo assim existem assassinatos, estupros e sequestros.
            Linux não ta perdendo mercado, Linux em servidores é superior e ponto final, em Super Computadores 99,9% usam Linux.

        3. Parabéns!
          Não precisou escrever um livro para mostrar a realidade.

          Eu trabalhava até um tempo atrás somente com servidores Windows e o PC para fazer acesso remoto com Windows.
          Até meu celular um Lumia 640 era usado para administração dos servidores.
          Sempre me disseram que era o melhor a fazer, mas como sou curioso e não tenho pretenção de ser alienado, procurei conhecer outras plataformas.
          Hoje uso Linux (aprendi muita coisa) também e estou gostando bastante. Até Android estou usando para acesso remoto e vários controles administrativos. E tudo com muita segurança e, segurança depende muito de quem acessa qualquer sistema operacional existente.
          Às vezes leio que querem que o Windows não deixe outras plataformas dominarem, que tem que ser um terceiro concorrente à altura.
          Mas, o que sinto sempre é que querem que a MS DETONE com Google e Apple e reine sozinha.

          Eu gosto muito da MS e já trabalho com serviços, programas e hardwares dela desde sempre, mas procuro (de uns tempos pra cá) conhecer outras plataformas, programas, serviços de outras empresas. Parece que isso faz mal para alguns alienados.

    3. Concordo com o Erivelton. Os cursos de computação doutrinam mesmo os alunos ao mundo acadêmico, formando alienados por Linux e afins e verdadeiros opositores a Microsoft. Claro, existem exceções, tanto em cursos como em alunos, mas via de regra é assim mesmo. E falo isso com conhecimento de causa, infelizmente.

    4. Então acho q não estou fazendo o curso certo. Pois aqui onde estudo, os professores respeitam os 3 Sistemas Operacionais. tanto que quando eles mostram algum framework, IDE e algo do tipo, eles mostram como instalar em distros linux e Windows, pois ninguém tem um macbook lá. A respeito de ensinarem a linguagem C e Java, é simples. O C ou C++ é uma linguagem de programação fácil de ser aprendida e é para pegar a “lógica de programação”, para que fique mais simples de aprender novas linguagens no futuro. Já o caso do Java, é uma das linguagens mais utilizadas no desenvolvimento e software desktop. Pois infelizmente ainda é muito utilizado programas WIn32, ou tu acha que eles deveriam ensinar UWP?E outra existe uma coisa chamada “EMENTA” em uma faculdade, pelo menos em uma pública. Eles não podem trocar o que é ensinado como querem, existem períodos que eles podem, acredito que seja de 4 em 4 anos e não quando desejam. A questão do linux, ele não é um S.O e sim um kernel (vídeo para explicação:”https://www.youtube.com/watch?v=5nX4UFQt_JQ”). E o uso dele principalmente “pelos desenvolvedores” é simples. Os servidores que hospedam os sites, são em sua grande maioria distros linux. Pois o uso é gratuito, não precisa pagar uma fortuna. Não posso afirmar nada, mas tenho quase certeza que o servidor que está hospedado este site é um servidor com alguma distro linux. E agora vamos para o desenvolvimento de “Web Sites”, é muito melhor desenvolver no linux e já “postar” o site sem precisar alterar nada no código, pois já está compatível com o servidor, do que desenvolver em Windows e ter alguma possível incompatibilidade. E outra distros linux são mais rápidas que o WIndows, os programas são mais fáceis de instalar, são mais rápidos. Tente rodar o Android Studio, Inkscape, GIMP no WIndows 10 com SSD, e depois rode no Ubuntu 16.04(Uma das distros linux) também com SSD. No ubuntu eles iniciam e no android studio o emulador carrega muito mais rápido. Além do mais não fica “pesado e lento” ao longo do tempo. Pois mesmo com SSD e um i5 de 4º Geração, ao longo do tempo o Windows fica lento e pesado, enquanto o Ubuntu continua rápido. ão sou fanboy de nada, gosto de usar o que eu preferir. Usei por muito tempo Windows, mas hoje utilizo Ubuntu.

        1. Estou aprendendo a usar muita coisa do Linux. Depois de mais de 25 anos de MS.
          Uns colegas trabalham com a parte de servidores Linux. Me apresentaram o Ubuntu e pelo menos a versão que usam, é super rápida, liga rápido, desliga muito rápido. E apesar de ter dezenas de programas nunca fica lento.
          Não sei o que fazem, mas não muda. E roda em PCs normais.
          Enfim, ainda tenho que testar bastante, mas fiquei surpreso. Não pensava que fosse tão bom.

    5. Isso é verdade , eu sou um dos poucos , tanto é que tinha um Trabalho para mostrar como Programar em Dispositivos Moveis eu fui o unico que mostrei em Windows , o resto foi tudo para Android , acabou que o meu trabalho ficou o melhor e de mais facil compreensão. Tanto é que meu TCC eu estou querendo usar o HoloLens como base , mas é dificil achar um professor orientador considerando que eles consideram Windows um Lixo.

      1. Marcos, o mérito de um excelente trabalho é seu e só seu, não da tecnologia que você usou. Se você tivesse feito em Android teria se sobressaído também. A tecnologia pode ser utilizada para atrair mais atenção e somente isso, mas o produto final é mérito seu.
        Nunca atrele o seu diferencial à algo e sim à você mesmo.

    6. Faço ciência da computação e isso que você falou é superverdadeiro. Eu como entusiasta da plataforma Microsoft não fui levado a serio por diversas vezes por causa de meu gosto peculiar. “Não porque Windows é pago e você usa pirata, Linux é o poder porque é opensource”… Sim, isso é verdade mas não me atrai. Um dia fizemos um trabalho que a tarefa seria fazer um aplicativo. Todos no grupo queriam fazer pra Android por causa da popularidade e porque todos no grupo gostavam dele, mas que quase não foi apresentado porque a gente não conseguiu implementar. A solução foi proposta por mim, fazer um app pra Windows 8.1, que fizemos muito mais facilmente e ganhamos uma nota exemplar.

    7. Não é bem assim, eu faço Engenharia de Software e vivo nesse mundo, o que acontece é que o Linux é um sistema livre e gratuito, e pode ser modelado da maneira que o usuário quiser por isso é muito usado, por sua grande liberdade, e também por que muitos não tem condições de comprar uma versão do Windows e usar uma pirata cá entre nós não é uma coisa muito bonita de se ver numa Faculdade de Computação..

    8. Cara, você que ta sendo alienado, porque vão estudar sistemas fechados nas universidades?Eu posso pegar o codigo fonte do windows e apresentar para os alunso entender melhor o sistema?Sistemas open source são otimos para ensino porque você pode abrir o capô e olhar o que tem dentro, aprender, modificar, melhorar, isso um sistema fechado nunca vai trazer, a microsoft sabe disso e ta se abrindo pro open source, android só é o que é hoje porque é open source, linux é esse monstro que é hoje porque é open source, se voce tem um banco por exemplo quer saber o que tem dentro do codigo fonte, só linux permite fazer isso, a microsoft tem ótimas soluções mas você falou muitas asneiras ai amigo

      1. Os Sistemas fechados não podem dar aos alunos os mesmos conhecimentos que os abertos, no entanto, se a limitação fosse tão grande, não existiriam softwares para Windows e MAC, já que ninguém conheceria a programação. É engraçado que mesmo sendo um Santo Graal em termos de OS, o Linux não tem se quer, somando todas as suas distribuições, algo maior que 2% do mercado, enquanto os dois líderes são sistemas de código fechado. Se é tão fácil programar para Linux, e tão vantajoso, ele deveria ter mais de 8 milhões de programas, como acontece no Windows. Mas porque não?!

        Linux é o monstro? Nossa, que monstro é esse que não conseguiu vingar até hoje? Que monstro é esse que não tem suporte? Que monstro é esse que não conseguiu derrotar o tão inferior Windows e mais de 15 anos ou mais de existência? Algo está errado no paraíso, não?

        Ouço a cantoria da superioridade do Linux, e ao que parece, não passa disso, falácia, porque para termos reais e funcionais, o Linux está infinitamente aquém do que o mercado precisa.

        Aprender a programar no Linux e para Linux é uma coisa. Focar-se somente nisso no curso todo é um terrível erro, principalmente quando o mercado é dominado em mais de 80% por um sistema de código fechado e que em nada tem a ver com o Linux.

        E o motivo do Android ter decolado, não é fato dele ser open source, porque e novamente, se isso fosse realmente uma vantagem, Linux era líder e não o Windows. O Motivo disso ocorrer foi a Google, que na época, era apenas um buscador, e todos amavam a Google. Ah, a Google é legal, uma ótima empresa, o site dela é o que eu mais acesso, então ela é perfeita, vamos dar uma chance ao OS dela, e assim foi, com a Google se fazendo de boazinha por 2 ou 3 anos, atraindo os desenvolvedores do Linux por alienação e fanboyzismo, ignorando a Apple e oferecendo o Android de graça. Só depois que o Android havia passado a Nokia, é que a Google colocou as garras de fora e se tornou o que a Microsoft era no época do Windows XP

          1. Que mercado? O Mercado de Sistemas Operacionais!

            Seu Linux fadado aos 1,6% de participação, enquanto que Windows/MAC estão a km de distância!

          2. Meu linux não amigo, nao sou fanboy ao contrario de você, uso windows desde 0 win 95 e agora no dual boot windows/hackintsoh, eu sou realista, cada um tem seu nicho,mas linux é rei sim no nicho dele!windows chega nem perto, e se vc me falar que linux é para usuario comum vou rir da sua cara, linux sempre foi e sempre vai ser um sistema corporativo @eriveltonfreitas:disqus , para servidores, universidades, pesquisas, satelites e etc…

          1. E o Android é a prova viva de um sistema eficiente, totalmente otimizado para qualquer hardware, sem problema algum, muito estável, sem vírus e que está bem a frente da concorrência, à exemplo de todas as demais distribuições de Linux, não?! kkkk

    9. minha sala de ciência da computação era assim kkkkkkk só mudei minha cabeça após mexer nos softwares Microsoft e ver q realmente são bons.

    10. Pelo menos na minha turma ( estudo Ciência da Computação) nao são todo doutrinadores do linux, eu por exemplo sou um dos que odeia linux, não gosto mesmo, e alguns amigos também preferem o Windows, outros MacOS, a parte da verdade é que estudo as linguagens que você citou até o momento do meu curso, mas os professores alegam que por java ser uma linguagem complicada, escrever em outra linguagem ficará mais fácil depois, só mais pra frente descobrirei se vamos passar por outras linguagens, e outra, alguns professores gostam da windows, outros do linux, outros do MacOS, nessa parte dos professores é algo bem dividido, e graças a Deus usamos windows pra desenvolver na minha faculdade. ABC

    1. Mas esses 8 Milhões de programas não são Universais, ou seja, são pesados demais para rodarem no Mobile e não possuem adaptação, além do mais, serviriam apenas para fazer a loja ganhar números, mas pro Windows 10 Mobile, quase nada disso serviria!

    2. Não esqueça que esses 8 milhões incluem programas pensados pra Windows 95, 98, 2000, xp…
      Muitos esta ultrapassados, defasados ou mesmo são irrelevantes hoje em dia.
      A conversão que leva pra loja só faz deles aplicativos do Windows, eles ainda dependem de processadores x86 pra rodar, pra que possa funcionar no mobile, o dev terá que mudar muitas coisas no código.

      1. Claro que é um arredondamento grande, mas pense nos grandes programas hoje utilizado para desktop, alguns deles por manuseio limitado dos smartphones não precisam ir para o mobile.

  3. Muito bom, na teoria. A hora que o windows (pc e smartphone) tiver TUDO na loja, desde pokemon (sim..parem de menosprezar o jogo so pq voces nao tem) até skyrim e eu puder rodar isso tudo num celular, fuck android, fuck iphone, w10mobile it is.

    Mas por enquanto (e isso ja vem acontecendo ha muito tempo), so vejo “Em breve”, “talvez”, “poderá” e por ai vai..

    1. Eu vejo muita coisa se concretizando já e sendo aprimorada a cada semana, seja no Mobile, no Xbox ou nos PCs.
      Não menosprezei Pokémon, apenas comentei um fato. Falar que ele perdeu muitos usuários não é menosprezar.

  4. Hj eu vejo muitas pessoas voltar a usar o PC , que tinha sido encostado, pra trabalhar, estudar eu prefiro fazer muita coisa no PC, pra digitar, a tela grande… Mais confortável.

  5. Quem lê a matéria pensa que as pessoas vão abandonar os smartphones e voltar a usar computadores o tempo todo. Talvez isso seja um pensamento pra não assumir a derrota. Claro que a plataforma PC tem um mercado bilionário, empresas bilionárias investindo e ganhando dinheiro, mas achar que a indústria dos smartphones, tanto em hardware quanto em software esteja fadada ao fracasso apenas por achismo e de dar dor de estômago. Sim, as pessoas continuaram usando pcs, pra trabalhar, pra produzir e toda a gama de tecnologia que está hoje envolvida nos mesmos, meu Deus, os pcs, servidores e tudo relacionado a eles fazem o mundo girar… Mas, todo mundo, repito, todo mundo continuará usando smartphones, seja na rua, seja no ônibus, seja na sala de estar, seja na faculdade e onde mais uma pessoa estiver. Menos né Jorge.

    1. Jaime? És tu mesmo? LOL XD

      Primeira vez que você fala algo que presta. Mas bem, em inovações, vejo que o mercado de Smartphones está estagnado, e seria bom uma revolução do mesmo estilo como foi a revolução do iPhone do mercado de smartphones ou o Surface para o mercado de notebooks e tablets.

      Eu não vejo smartphones como algo principal, mas cada caso é um caso totalmente diferente do outro, mas vejo que a Microsoft está tentando fazer os smarphones se tornarem bem mais próximos ao PC. Eu uso o meu smartphone na rua, e quando chego eu casa, eu mal uso, porque todas as notificações chegam no meu PC (pena que ainda não dá para atender ligações pelo PC), tentando fazer smartphones e PCs se complementarem.

      Mas pena que o Windows para celulares esteja atrasado mais por culpa do Ballmer que demorou MUITO para ver o potencial desse mercado (e sem contar que ele quase afundou os outros setores também).

      1. Mas acho que são duas aplicações totalmente diferentes. Tem duas coisas que pesam muito para os smartphones, a primeira é a mobilidade, óbvio. Nada te prende, você leva pra onde quiser e a hora que quiser e ele tá lá pra substituir um monte de coisas. A segunda é a privacidade, você tá numa sala, num ônibus, em uma mesa de restaurante e pode ver e fazer tudo de maneira individual. Tudo isso faz do smartphone muito mais útil que o PC em milhares de situações. Sobre usar ele como um computar, pra outras milhares de coisas não vejo necessidade. Um hipotético Surface Phone por exemplo, poderia substituir um PC em algumas situações, agora faça um exercício de inteligência e pense em quantas situações você não precisa mais de um PC, principalmente pra consumir conteúdo e trocar informações, e pronto, o PC como conhecemos fica em cima da mesa.

  6. A ideia no papel é perfeita, mas se nem mesmo o meu lumia 640, roda bem Trafic Rider e Asphault 8 no máximo, entra uma implicação ao qual a Microsoft, não resolveu muito bem em sua loja no Windows 10, que é a de pelo menos portar algo que funcione bem em uma boa parte dos aparatos ao qual o Windows/Windows Mobile rodam! Horizon 3 de PC, pede uma máquina digna de rodar DOOM 2016 brincando e os jogos que são portados do X One para PC, ganham algumas melhorias, mas na parte que seria de bom grado, a Microsoft derrapa feio! Forza Apex é um pesadelo para configurar de forma customizada a gosto do jogador. Se eles realmente querem que gafes como Quantum Break na Steam não se repitam, todo o contexto do projeto, deve ser repensado do zero. Jogar um Dungeon Hunter no lumia ou um Heartstone em seu Android é uma coisa e foram feitos pensando nas limitações dos aparelhos. Se a Microsoft, conseguir entender que popularizar o projeto centenial e visualizar o mundo real, sem se prender naquela de que só a VGA/CPU do ano tal é que é a melhor para se rodar os seus jogos, ela sempre vai comer poeira da Steam, pois até hoje é o único serviço que melhorou e muito a interação com jogadores e que não esfrega na cara do comprador, configurações esdruxulas e irreais (16gbs de ram e uma GTX 900 top, para rodar Horizon 3 é sacanagem! A versão de One é mega otimizada para um hardware inferior ao pedido na versão de PC.). A Microsoft tem de atualizar urgentemente, a política quanto a esses portes porcos que se distanciam é muito do Killer Instinct, o único jogo ao qual sim, foi bem otimizado e até roda na mesma resolução do X One, na versão PC de boa em uma máquina Mid. Se eles desejam performance, então porque a algumas semanas atrás no Windows10, o uso de SSDs foi prejudicado pelo update de aniversário? Eu torrei a maior grana em um SSD e chega uma bosta de update e ferra tudo! Muitos PCS sofreram travamentos contínuos até mesmo telas azuis da morte em grande quantidade e a resposta para todo esse caos é um belo não temos previsão, que não é muito animador. Se é pra botar o Projeto Centenial para frente, a Microsoft vai precisar reformular o seu efetivo e repensar como cada setor se comporta, pois fala sério! Investem rios de dinheiro e as divisões (Windows, Xbox e Mobile), parecem um bando de cegos em uma sala e sem coordenação alguma.

  7. A maior vantagem desse projeto Centennial é centralizar a distribuição de aplicativos x86, porque é um saco ter que ficar rodando por páginas como Baixaki (Brasil) e Cnet quando precisa de um programa. O que mais tem por ai são páginas disseminadoras de lixo em massa, com “downloaders” enganadores que instalam um monte de lixo se ficar desatento, etc. Eu não passo por isso mais, porque hoje sou um usuário avançado, trabalho com infra e redes, mas para aquele cara que só sabe usar Word e Excel, esse é o que sempre ferra o PC.

    Com os programas indo para a loja vai acabar com essa onda de “Baidu instalado com sucesso” ou “Hao123 agora é sua página inicial”. Isso sem falar que manter os programas atualizados será uma tarefa muito mais fácil!

    Inclusive, entrando nesse ponto de atualizações de programas, isso é uma coisa que o Linux esta umas 30 gerações a frente da Microsoft. Quando eu usava o Elementary (Linux) uma das coisas que eu mais gostava era o fato de que TODOS os programas eram atualizados automaticamente pelo sistema (Toda distro Linux é assim, desde sempre), sem eu precisar ficar me preocupando com aqueles milhares de processos de “update.exe” que iniciam junto com o sistema, enchem o saco involuntariamente e acabam com o desempenho da maquina com processos inúteis.

    Enfim, são boas notícias. O Windows está fazendo agora o que já deveria ter começado a mais de 10 anos atrás.

  8. Eu usava o celular pra tudo, não precisava do PC, quando ele era Android, claro…
    Troquei por um 730, certo que a dor de cabeça é menos, percebi que nunca gostei do Android, por mais que ele tivesse tudo o que eu procurasse, dava mt raiva, mts problemas, enfim, agora uso meu notebook já idoso pra tudo… (É um HP Dv5-2114br lançado no começo de 2011)
    Uso o 730 apenas pra ver o WhatsApp que ainda insiste em bugar, dar umas doideiras do nada, pq nem Instagram ou Messenger a plataforma tem direito, pq tem uns bugs satânicos que deixam o aplicativo impossível para utilização (eu estou na última build oficial) as vezes me sinto em um mato sem cachorro, pois ou eu escolho tudo que eu quiser mas ter problemas, e instabilidade (Android) ou escolho ter estabilidade total, sistema que não trave, mas que não tenha nada, apenas um vazio (Windows 10 Mobile) pq iOS não dá, não irei dar mais de 2 mil reais em um celular que não chega nem a ter a tela em Full HD.

  9. No momento se você quer ter um PC que tenha tudo esse é o Windows, e se for no Mobile esse é o Android, agora se você quer app/programas e um bom desempenho no PC é Windows e Mobile é IOS, agora se você quer apps/programas e custo beneficio no PC é Windows e no mobile é Android, agora se você quer custo beneficio e um bom desempenho no PC é Windows e no Mobile também.

    1. Windows 10 roda até em geladeira, e vai ficar de fora dos smartphones… uma empresa com seu porte que investe em uma Plataforma Universal não tem como ficar de fora.

  10. Eu, desde 2005, prefiro PC. Não acho mais graça em console.
    Também não curto jogar no Celular (apesar que dizem ser a mídia mais utilizada para games).
    Então, não opino sobre essa parte.
    Sobre sistemas prefiro que todos se deem bem.
    Não adianta detonar a Google por ela dominar no setor mobile em quantidade e a Apple em lucros, se alguns desejam que a MS detone elas dominando esse mercado. Uma razão não dá razão a outra.

    Sobre a MS centralizar todos programas como apps na loja é algo interessante sim, mas ainda preciso ver acontecer pra ver se o pessoal que já acostumou com isso no celulares vão aderir no PC. A não ser se as desenvolvedoras pararem de distribuir por outros meios.
    No PC o usuário ainda tem mania de pequisar sobre um programa e baixar de sites que dismpõe de um link para tal.
    Outros preferem ir ao site oficial…
    Mas…
    Tudo depende de como a MS vai trabalhar com esses desenvolvedores.
    Sobre ser mais relevante…
    No meu trabalho o PC é hiper relevante, mas no dia a dia é o celular que manta geral. O PC fica até esquecido.
    Faço tudo pelo ceular até acessar os servidores e trabalhar a partir de então pelo ceular.
    Enfim, cada um no seu quadrado, mas uso muito mais o ceular no dia a dia.
    Sobre tablets. Que tablets? Está virando tudo tablet hoje em dia.
    Não vejo um novo mundo criado por uma empresa e sim uma adaptação.
    Colocaram um teclado no tablet e deram um novo nome.
    Agora se for pra dizer que o Windows aos poucos vai dominar os tablets, aí sim pode ser. Só lembrando que são mais ou menos 750 milhões de tablet pelo mundo com Windows, iOS e Android. Sendo que o Windows ainda nem faz COCEGAS nessa área.
    A MS teve que criar um novo nicho tablet + teclado pra tentar chegar lá, pois quando era só tablet amargou um último lugar muito e muito distante das demais. E agora com os surfaces aparece na fita muito bem. Mas, é um tablet com teclado.

    Sabe de uma coisa. Eu leio muito. Ah, mas agora vai. Ah, agora a Google e a Apple estão ferradas. Sei lá. Não gosto disso. Eu amo a MS, mas pelo o que ela é não pelo o que ela poderá ser. E não desejo que ela mate a Google ou a Apple. Nunca isso.

    E Linux, querendo ou não, domina geral sim. Hoje não é só desktop, certo. São dispositivos.
    Em certos momentos dizem que a MS vai ser tudo dispositivo e vai dominar, mas como ela não conseguiu ainda, ficam comparando só no desktop. Se for fazer a conta de tudo, o Linux está em primeiro. Façam a conta. Até a máquina java com seus mais de 3 bilhões manda muito bem. Mas, como só veem desktop quando é pra fazer comparação…
    Se a MS estive detonando nos dispositivos, aí, com certeza estariam fazendo outro tipo de conta.
    É sempre muito conveniente fazer conta quando me satisfaz, não é mesmo?

    Desculpe os erros. Estou escrevendo por um PC antigo acessando TOR para acessar uma maquina em algum lugar no mundo e está tudo bagunaçado e lento.

    1. Surface não encaro como um tablet com teclado. Encaro como um notebook com tela touch e teclado destacável. Os concorrentes utilizam sistemas móveis.
      Android vendeu muito tablet de 200 reais, mas quem lucrou? A Apple com o iPad. Só que agora este mercado desmoronou. No Android nem os desenvolvedores apoiaram os tablets, eles não foram sucessor e isso é certo. Os aplicativos não foram adaptados justamente por isso. Tablets Android eram brinquedos de crianças – tenho sobrinhas e sei muito bem disso.
      A Microsoft nunca apostou em tablets, sempre foi na criação de um novo nicho mesmo – que a Apple também tenta seguir, mas com iOS e não com seus sistema desktop.
      Linux não está em primeiro. Windows tem um monopólio que nem o Android conseguiu e não, não estamos o envaidecendo por conta disso, mas a verdade tem que ser dita.
      .

      1. Concordo em pontos, mas como cliente eu encaro como tablets. Não consigo usar um “notebook” que é também tablet. Acabo usando o teclado e o touchpad.
        Enfim, é o que acho e não tenho pretensão de mudar.
        Prefiro mil vez o meu ótimo notebook que é fácil trocar uma memória, hd, essas coisas. E o Windows 10 funciona perfeitamente nele.
        Nunca que eu pagaria uma fortuna por algo que nem é tablet e nem é notebook. Até acho que compram por status.

        Tablet eu acho usável em determinados momentos. Mas, como os smartphones estão bem grandes, pra que tablet de 7″?
        Eu sei de gente que desistiu de tablet por poder comprar um smartphone de 5,5″, mas não por causa de 2 em 1. Isso é fato.

        Já no no comercio. A Apple que ganha muito. Alias, as vendas de tablets com Android caíram do mês de agosto, mas tiveram um aumento em julho.
        Já os tablets da Apple tiveram aumento nas vendas.
        Enfim, vai cair, tá caindo, mas ainda mando muito bem.

  11. Sempre disse pros outros q so compraria um tablet sr fizesse o q um pc bom fazia, por isso nunca comprei um com android, ai surgiu os 2 em 1, com processador intel core, e agora me apaixonei pelo continuum, pena q meu 1520 nao suportasse a função assim deixaria o note em casa, agora esperado o surface phone com programas desktop

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *