Desde o tempo do Symbian a Nokia sempre teve um bom relacionamento com a Microsoft, o relacionamento foi ficando sério, virou namoro e depois casamento. Na meia-noite de segunda para terça-feira, 03, a Microsoft anunciou uma de suas maiores aquisições: a compra de parte da Nokia, por US$ 7,2 bilhões (R$ 17 bilhões de reais).
“Com o compromisso e recursos da Microsoft para levar os aparelhos e serviços da Nokia para frente, agora entendemos o potencial completo do ecossistema do Windows, oferecendo as experiências mais completas para as pessoas em casa, no trabalho e em qualquer lugar”, escreveram em uma carta conjunta o presidente executivo da Microsoft, Steve Ballmer, e o presidente executivo da Nokia, Stephen Elop.
A divisão de dispositivos e serviços, assim como várias das patentes e o serviço de mapas da finlandesa serão todas da norte-americana. Os 32 mil funcionários da empresa finlandesa serão absorvidos pela Microsoft. O mesmo vale para Stephen Elop, que comandará a nova operação de fabricação de celulares da Microsoft, como vice-presidente da divisão Nokia de Aparelhos e Serviços, respondendo diretamente para Steve Ballmer. O movimento reforça a especulação de que Elop pode ser o substituto de Ballmer, que vai se aposentar daqui a 12 meses.
Quem diria que a divisão mobile da Nokia iria pertencer a Microsoft e que o Stephen Elop, grande representante da Nokia, possivelmente irá comandar a Microsoft dentro de um ano.
A empresa afirmou que depois que a transação for finalizada, pretende focar seus negócios na companhia de infraestrutura de telecomunicações Nokia Siemens Network, em seu serviço de mapas HERE e no desenvolvimento e licenciamento de tecnologias. Cerca de 32 mil funcionários da Nokia, incluindo 4,7 mil na Finlândia, vão passar a fazer parte da fabricante de software.
A Nokia continuará dona da marca, que será licenciada para a Microsoft em uma acordo de 10 anos.
O Google com a Motorola, a Apple e seus iPhones e a Microsoft é com a Nokia. Sinceramente, creio que permanecendo a equipe da Nokia e com o dinheiro que a Microsoft pode investir as chances da Nokia de voltar ao topo só melhoram.
E você o que achou? Quem esperava um Nokia com Android pode esquecer.
Achei magistral essa ideia! Nokia com as ideias, microsoft com o dinheiro. Perfeito.
Eu sinceramente não gostei muito da ideia, pelo fato da MS ser muito resistente as mudanças.
A Nokia sempre foi sinônimo de qualidade e de avanço tecnológico ( carregador sem fio, uso da tela com luvas, câmera com qualidade noturna, mapas off-line e etc… ), já a Microsoft atinge isso mas em um ritmo muito mas muito mais lento, as atualizações do WP 8 que não me deixam mentir.
A ate o momento o sistema não tem uma central de notificações, temos essa briga com a Google que nunca tem fim. Isso me preocupa pois gastei bastante em meu L920 e o que me fez compra-lo foi a Nokia e a sua coragem em sempre manter um passo a frente mesmo utilizando o WP 8 com suas limitações. Não me entendam mau, eu gosto do WP8 mas sei os seus pontos fortes e fracos.
A pergunta agora é:
A MS vai manter a qualidade da Nokia e sempre buscando coisas EXCLUSIVAS em pouco tempo para trazer ao mercado? Ou vai se manter como a dona do mundo não se preocupando com nada como tem feito nos últimos anos?