Numa entrevista recente aos Rolling Stones, Phil Spencer reiterou que no futuro a Microsoft criará novos consoles Xbox, mas também “outros dispositivos” projetados para atingir um público mais amplo.
“Definitivamente faremos outros consoles no futuro, e outros dispositivos”, disse o chefe da divisão de jogos da gigante de Redmond. O jornal destaca que Spencer não especificou o que entende por “outros dispositivos”, mas que durante a conversa aludiu diversas vezes ao desejo de criar um console portátil Xbox, como também sugerido em outras ocasiões.
Até agora nada de novo: a Microsoft já havia confirmado no passado seu desejo de criar um novo hardware Xbox e em diversas ocasiões se falou em dispositivos portáteis. No entanto, as declarações feitas posteriormente por Spencer são interessantes, dado que sugerem uma possível mudança de estratégia para os próximos videogames, aparentemente menos ligada a um simples aumento de potência (como se vê praticamente a partir da Xbox 360) e mais direccionada para oferecer uma experiência única de jogo.
“Pensamos em hardware que possa criar valor único para nossos jogadores ou desenvolvedores em nossa plataforma”, disse Spencer. “Não precisamos de hardware incremental para ver os benefícios. Um novo dispositivo realmente oferece uma experiência única de alguma forma? Não é como nos velhos tempos, quando o salto do Xbox original para o 360 significava que você passava da definição padrão para alta definição.”. Agora é mais difícil mostrar as vantagens gráficas proporcionadas pelo hardware.”
Em essência, pelas palavras de Spencer, quase parece que a Microsoft quer se alinhar com uma estratégia semelhante à da Nintendo. Por outro lado, Sarah Bond, presidente do Xbox, informou em fevereiro que o próximo Xbox oferecerá o “maior salto tecnológico já visto em uma geração de hardware” . É preciso dizer que, tendo em conta uma possível estratégia multi-dispositivos, uma coisa não exclui necessariamente a outra.