A E3 2013 foi muito polêmica, principalmente por conta da Microsoft e suas políticas confusas e obscuras a respeito do Xbox One. A verdade é que tinha coisa boa naquilo em algumas partes, mas a Microsoft não soube vender o peixe e a Sony deu a rasteira.
Inicialmente, o Xbox One carecia estar conectado sempre na internet, mas posteriormente a Microsoft liberou o uso do console por até três dias offline, isso gerou uma revolução na época. Mas não foi tudo, para emprestar jogos, só para amigos da Live com mais de 30 dias. E o jogo só poderá ser transferido uma vez.
Qual o benefício disso tudo? Bem, a Microsoft esqueceu de falar? Quase isso, vamos falar da parte maravilhosa e que é esperada por muitos até hoje, o recurso de compartilhamento.
Até 10 amigos e familiares poderiam compartilhar a biblioteca de jogos de um usuário, mas desenvolvedores teriam o controle sobre quais jogos poderiam ser revendidos.
A ideia do sistema é com que dez pessoas de seu grupo familiar possam partilhar todos dos mesmos jogos. Pense nisso como um sistema de empréstimo de jogo, mas aqui você não vai está emprestando nada. Se você está no meu grupo familiar, você pode jogar os meus jogos, e vice-versa.
Junte 10 amigos e compartilhe jogos entre si, quem não amaria isso? A política anunciada em 2013, se utilizada apenas para jogos digitais, seria bastante vantajosa para os jogadores, e esperamos realmente que a Microsoft traga isso novamente.
Na verdade, a Microsoft queria trazer o modelo similar ao da Steam para os consoles. Por exemplo, os custos do empréstimo e da revenda infinita são contabilizados na hora de atribuir o preço a um jogo para os consoles, por isso os preços normalmente são absurdos no lançamento. Se a desenvolvedora pudesse limitar isso, teríamos algo próximos aos PCs.
No final das contas, o legal seria deixar as mídias físicas como são, afinal são consoles, mas a digitais com as políticas “antigas” seria algo espetacular.
O que vocês acham?
Escrever um pouco melhor ajudaria bastante. Revise o texto antes de publicar. Os leitores agradecem.
Eu compartilho com um amigo….não são 10,mas já ajuda. Ps: Espero que a MS seja inteligente no lançamento do scorpio! Acredito no tio Spencer?
Algumas coisas das politicas antigas seriam sim interessante trazer.
Eu não sei como funciona nos consoles, mas um amigo meu tem uma conta especial no PS4 dele que divide com um amigo. Todos os jogos que tem nessa conta fica dividido entre os dois consoles, basta ele sair do perfil original dele e entrar no compartilhado e jogar os jogos que ambos compraram juntos rachando o valor dos jogos digitais ao meio.
Eu sei que meu sobrinho fez isso no X360, ano retrasado eu dei Destiny pra ele e no dia seguinte ele ja tinha o conteúdo pago das DLCs que pegou pela conta de um amigo. Eu não tenho idéia de como se faz isso. Rsrs
No Steam o compartilhamento da biblioteca de jogos é uma ilusão. Você até pode compartilhar, mas os usuários não podem usar os jogos enquanto você estiver jogando. E não são todos os jogos que da para compartilhar também, isso varia de jogo para jogo no Steam, por exemplo, o Foul Play não é possível jogar em contas compartilhadas. Existe uma forma de burlar o sistema do Steam e poder jogar os jogos simultâneos no Steam sem atrapalhar o gameplay dos amigos, para isso basta você desconectar seu PC da internet e ligar o Steam no modo offline.
Agora com relação a E3 de 2013, as decisões do babaca do Don Mattrick prejudicaram muito o Xbox One, o que o console sofre hoje é por culpa dele. Diante o repudio do público, a Microsoft deveria ter voltado atrás antes de apresentar a E3, mas não, preferiu entregar de bandeja para a Sony que só precisou subir no palco e dizer tudo o que os fãs queriam escutar, inclusive os EX-usuários do Xbox.
O Xbox esta queimado por anos a fio ainda. Acho que mesmo o Scorpio chegando esse ano, deve demorar um pouco até as pessoas desassociarem o rancor deixado por Don Mattrick.
Oi, no 360 vc pode compartilhar qualquer coisa de download de boa, mas é a cada seis meses se n me engano é dá seguinte forma, um amigo seu quer DLC, jogo, ou coisas q se tem de enfeite tanto faz.. e vc tem o q ele quer daí ele entra na sua conta no console dele e vai em configurações dá conta e tem lá escrito ” transferência de licença” desta maneira ele pode ter TD seu, só tem um probleminha se ele comprar algo posteriormente e vc quiser vc terá q fazer a transferência dnv mas vai ter q esperar os 6 meses. Kk
Apoio até porque aqui jogo com amigos e parentes, cada um tem seu console e compartilhar seria bastante econômico.
Pra mim está ótimo do jeito que está, ainda mais agora com o xbox game pass.