O Microsoft DirectSR foi apresentado oficialmente no GDC 2024: conforme já divulgado nos últimos dias, é uma tecnologia que vai facilitar a utilização de soluções de upscaling como DLSS, FSR e XeSS.
Definido pela empresa de Redmond como o elo entre jogos e tecnologias de Super Resolução, DirectSR apresentará uma interface acessível e eficaz para desenvolvedores que precisam suportar algum tipo de upscaling.
O ponto de inflexão é representado pela capacidade do DirectSR de “atuar como ponte” com relação às já citadas tecnologias DLSS, FSR e XeSS, preparando todos os parâmetros necessários sem a necessidade de otimização específica.
Como o DirectSR funcionará na prática? A ideia da Microsoft é evitar a fragmentação que ocorre quando um usuário compra uma determinada GPU para depois ver seu jogo favorito suportar outra.
Em teoria, portanto, estaríamos diante de uma espécie de compilador capaz de tornar os jogos que o suportam compatíveis com qualquer tipo de solução de upscaling, sem a necessidade de otimizações caras e exigentes.
O que falta no momento é uma data de lançamento: aparentemente a Microsoft ainda está no início do desenvolvimento do DirectSR, mas a AMD e a NVIDIA já declararam que querem colaborar na sua criação e esta é sem dúvida uma excelente notícia.