Microsoft divulga aplicativo para combater ataques homofóbicos no Windows 10

casal-gay-homoafetivo-amor

O Blog da Microsoft Brasil divulgou um novo aplicativo ideal para denunciar agressões aos direitos de outros cidadãos que amam pessoas do mesmo sexo. Felizmente, os homoafetivos não são obrigados a terem sua dignidade excluída, seja por palavras ou por violência física.

O aplicativo “Espaço Live” busca criar um “mapa da homofobia” para a comunidade LGBT. O cadastro é totalmente anônimo e mostrará regiões perigosas para esse público.

Descrição:

O aplicativo multiplataforma Espaço Livre tem como objetivo traçar o “mapa da homofobia” a partir de denúncias de agressões físicas ou verbais que ferem os direitos de ir e vir da comunidade LGBT. Através desse aplicativo os usuários podem registar diretamente em um mapa o ponto especifico do fato ocorrido e os dados coletados, que ficam armazenados na plataforma de nuvem da Microsoft, produzem um mapa de calor onde é possível identificar facilmente os pontos mais violentos de cada região. Para utilização do aplicativo Espaço Livre não é necessário um cadastro e o uso é totalmente anônimo, o usuário precisa apenas posicionar o marcador de localização no mapa e então selecionar o tipo de agressão, podendo ser física ou verbal. Assim que o registro for efetuado a informação estará disponível para todos os usuários do aplicativo. É fácil, rápido e intuitivo

Apesar de ser um aplicativo “multiplataforma”, ele só está disponível para Windows 10 e Windows 10 Mobile. Mas poderá chegar ao Android e iOS em breve.

Infelizmente, aplicativos como este ainda são necessários. Você pode baixa aqui gratuitamente.

[appbox windowsstore 9nblggh4w8zp]

19 comments on “Microsoft divulga aplicativo para combater ataques homofóbicos no Windows 10

  1. Me lembrei de algo que me deixou bem triste. Já tentaram criar um app do mesmo tipo, mas para identificar areas com grandes riscos de assaltos, sequestros e outros tipos de crimes. Mas não foi aprovada a sua implementação por parecer “ofensivo” as pessoas que moram nessas localidades.
    Acho bacana a iniciativa, mas os homossexuais não são os únicos que sofrem com a violência.
    Minha critica não é contra a iniciativa da Microsoft ou a própria Microsoft, longe disso.
    Mas eu acho que segurança é um direito de todos e essas iniciativas usando a tecnologia deveria ser uma ferramenta útil para todo mundo. As empresas que criam apps deveriam também poder criar esses tipos de serviços com objetivo de ajudar a todos.

      1. Longe de reclamar do que fizeram. A minha crítica é bem clara: Não concordei com o fato de proibirem criar um app semelhante que indicaria areas com riscos de assaltos, sequestros, etc. E ainda no começo disse que a matéria me fez lembrar desse episódio. Não critico a iniciativa nem um pouco, por mais que eu seja cristão. Ninguém merece sofrer violência seja física ou verbal em razão de escolhas de vida pessoais.
        Mas o fato é que eu acho que a iniciativa deveria ser expandida, tomando este app da Microsoft como exemplo e beneficiar muito mais pessoas.
        Por que limitar-se somente a um grupo de pessoas? Não é verdade? A iniciativa é muito boa e deve ser expandida. Afinal muita gente mora em areas perigosas, mas nem todo mundo é bandido.

    1. Segurança é um direito de todos, isso é certo e, sem dúvidas, é bem vindo apos que tenham por finalidade o alerta a esses outros tipos de crimes. Porém, chegar em uma matéria que tem como foco uma tipificação de crime e dizer que há outros tipos de violência, significa diminuir a importância desse app. Como se dissesse: Nossa mas e os heteros ? Só para os homossexuais ? Heteros são assaltados. O foco do app é um tipo de violência que uma pessoa heterossexual cisgenera não sofre. Violência esta que tampouco é tipificada no nosso código penal, tamanha é a marginalização desse grupo. Portanto, sim, sabemos que políticas que visam diminuir todas as formas de violência são importantes e, LGBTs também são assaltados, sequestrados e sofrem todo tipo de violência que um hetero cis sofre, mas, para além disso, sofre da LGBTfobia e, compara-la com a criminalidade em um dos poucos artigos que falam sobre, é bastante desonesto e deslegitima a pouca visibilidade que há.

      1. Minha critica neste comentário não se dirige aos LGBT, mas ao fato de terem proibido no passado criar um serviço semelhante que indicava lugares perigosos. Não crítico a iniciativa, não critico a Microsoft, mas sim ao ocorrido do passado. Acho a iniciativa ótima e penso que ela deve ser expandida.

    2. Pra isso precisaríamos abrir mãos de alguns bens, como instabilidade social.
      Concordo com ser ofensivo para os moradores, mas isso por um curto período de tempo ou seja até força policial prender os ladrões e etc.

  2. A iniciativa da Microsoft é ótima, pois, infelizmente a homofobia é muito intensa no Brasil. Sendo assim, é importante medidas como essa que apoiam LGBTs e ajudem a combater criminosos LGBTfobicos.

  3. Fiquei muito feliz com a iniciativa da Microsoft, ate hj nunca sofri nenhum ataque, mas é sempre bom se cuidar, afinal nunca se sabe quando um ser sem amor próprio tentara fazer mal ao outro que é condenado simplesmente pq ama alguém.

  4. Fiquei feliz co a iniciativa e triste em saber que a gente precisa de um app para mapear lugares onde não estamos seguros. Mano a gente deveria estar seguro em todos os lugares. Isso é triste! 🙁

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *