A Microsoft disse que 10 anos é tempo suficiente para a Sony criar um rival de Call of Duty. A informação consta de um documento recentemente publicado em que a Microsoft se dirige à CMA, autoridade do mercado e da concorrência do Reino Unido, a propósito da aquisição da Activision Blizzard.
“Durante o recurso de reparação, o CMA perguntou à Microsoft se o prazo de 10 anos era suficiente e se havia um ‘precipício’ para a Sony no final desse período. O período de 10 anos é [redigido] “, escreveu a Microsoft. “A Microsoft acredita que um período de 10 anos é suficiente para a Sony, como editora e plataforma líder, desenvolver alternativas para Call of Duty.”
“O período de 10 anos se estenderá para a próxima geração de consoles [censurados]. Além disso, o efeito prático da medida se estenderá além do período de 10 anos, pois os jogos baixados no último ano da medida poderão continuar sendo jogados ao longo da vida útil do console (e além, com retrocompatibilidade).”
Em vez disso, a Sony afirmou que seria impossível substituir Call of Duty se a série não estivesse mais disponível no PlayStation. Precisamente afirma que “não pode se proteger da perda de Call of Duty”.
Em resposta às questões apresentadas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica do Brasil, que no entanto aprovou o acordo de qualquer maneira, a Sony chamou Call of Duty de “um jogo essencial: um blockbuster, um jogo do tipo AAA que não tem rivais ” .
A Sony disse: “De acordo com um estudo de 2019, ‘a importância de Call of Duty para o entretenimento geral é indescritível.’ Harry Potter e o Senhor dos Anéis.Call of Duty é tão popular que influencia a escolha do console pelos usuários, e sua comunidade de usuários leais é forte o suficiente para que, mesmo que um concorrente tivesse orçamento para desenvolver um produto semelhante, eles não ser capaz de rivalizar com Call of Duty.”
De acordo com a Microsoft, em qualquer caso, 10 anos é tempo suficiente para criar uma nova marca e, além disso, é um período igual ou superior ao normalmente imposto em outras aquisições semelhantes.