O relatório recente do CMA do Reino Unido sobre a compra da Activision Blizzard pelo Xbox continha muitos comentários de destaque, incluindo um relacionado à Microsoft, admitindo que o Xbox Game Pass pode prejudicar as vendas de jogos nos 12 meses após os títulos serem adicionados ao serviço. Após este relatório, a noção de que o Xbox Game Pass pode ‘canibalizar’ as vendas de jogos começou a pegar fogo e, como resultado, a Microsoft fez uma declaração sobre o assunto.
Em resposta da empresa ao Eurogamer, a Microsoft voltou a defender o Xbox Game Pass, reiterando que o serviço é viável para a plataforma, desenvolvedores e consumidores. Aqui está a declaração compartilhada pela Eurogamer:
“O Xbox Game Pass oferece aos jogadores e criadores de jogos mais opções e oportunidades em como eles descobrem, experimentam e entregam jogos […] Para os desenvolvedores, isso significa criar outra opção para monetizar seus jogos.
Estamos focados em ajudar criadores de jogos de todos os tamanhos a maximizar o valor financeiro total que recebem por meio do Game Pass. Cada jogo é único, por isso trabalhamos em estreita colaboração com os criadores para criar um programa personalizado que reflita o que eles precisam, garantir que sejam compensados financeiramente por sua participação no serviço e dar espaço para criatividade e inovação.
Como resultado, o número de desenvolvedores interessados em trabalhar com o Game Pass continua crescendo.”
Embora o proprietário do Xbox não volte atrás nos comentários relacionados ao CMA sobre as vendas de jogos, ele reforça sua própria posição de que o Xbox Game Pass é positivo e fornece outro fluxo de receita para os desenvolvedores.
Seja como for, não é de surpreender que um serviço tão popular tenha o potencial de prejudicar as vendas de jogos – quase 30 milhões de jogadores usam o Xbox Game Pass e, naturalmente, jogarão muitos jogos por meio do serviço.
Claramente, qualquer efeito adverso não está mudando a estratégia da Microsoft – uma estratégia para aumentar o Game Pass adicionando conteúdo atraente à sua biblioteca. Vamos esperar que o número de assinantes continue na direção certa para ajudar a causa do Xbox.
O que você acha dessa afirmação? Feliz em ver a Microsoft continuar avançando com o Game Pass? Deixe-nos saber nos comentários.