A Microsoft tem atualmente um valor de mercado de 2,875 trilhões de dólares, ou seja, vale quase 3 trilhões. Esta é a empresa mais valiosa de todo o planeta. O enorme crescimento dos últimos anos ocorreu graças aos investimentos na área da inteligência artificial, negócio em que se antecipou à concorrência, nomeadamente à do Google e da Apple.
A notícia foi avançada pelo Financial Times, que deu conta do crescimento hoje de 1% das ações da Microsoft, o que lhe permitiu ultrapassar o valor da Apple, que está estagnada, por assim dizer, nos 2,871 biliões de dólares. Existe, portanto, uma lacuna de 4 bilhões de dólares. Uma bagatela, considerando as proporções das duas empresas, tanto que durante o dia elas se ultrapassaram diversas vezes.
Em suma, os enormes investimentos da Microsoft em OpenAI estão a dar frutos, tal como a adopção de IA generativa no Bing e noutras áreas, como teclados físicos. A corrida pela inteligência artificial pode ser a chave para a supremacia futura da Microsoft, dado o atraso da Apple no campo e a recente desaceleração nas vendas do iPhone.
Em suma, as inteligências artificiais generativas estão a revelar-se a clássica galinha dos ovos de ouro, apesar da sua natureza controversa.