Microsoft e Activision: a FTC pode processar a empresa para impedir a aquisição, caso não atendidas as condições

A FTC, uma abreviação  para Federal Trade Commission, ou seja, o antitruste americano, pode processar a Microsoft para impedir a aquisição da Activision se surgirem as condições que o tornam necessário: pode ser lido nos últimos tempos do relatório

À luz da oferta feita à Sony para um contrato de Call of Duty de dez anos, que parece ter caído em ouvidos surdos por enquanto, o regulador teria trazido mais de dez de seus membros para realizar a avaliação, incluindo a realização conversas privadas com Satya Nadella e Brad Smith, CEO e presidente da Microsoft, respectivamente.

Ao que tudo indica, vários senadores americanos pediram à FTC que examinasse com muita atenção o possível impacto da aquisição sobre os trabalhadores, pedido também reiterado pelos sindicatos e pela própria presidente da comissão, que pretende entender se a importante operação afetará negativamente os funcionários das duas empresas. Até então, os sindicatos estão do lado da Microsoft.

Caso surjam evidências concretas nesse sentido, a Federal Trade Commission poderia de fato processar a Microsoft para bloquear a aquisição: uma manobra que a instituição já realizou no passado, por exemplo quando, em julho passado, usou essa ferramenta para impedir Meta da compra da Within, uma startup de realidade virtual.

Brad Smith afirmou que sua empresa está disposta a aceitar formalmente algumas limitações para dirimir as dúvidas dos reguladores internacionais, e isso obviamente pode se traduzir em um acordo preciso sobre a franquia Call of Duty, um óbvio objeto de discórdia com a Sony.

No entanto, parece que a FTC está cética quanto a isso, argumentando que as grandes empresas costumam fazer promessas que não cumprem: será preciso entender se a Microsoft conseguirá convencer a comissão de suas razões, até porque o veredito expressou pelo corpo americano poderia influenciar os demais do mundo.

 

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *