O processo de (eventual) aprovação da aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft ainda pode ser bastante longo, mas várias datas importantes já foram estabelecidas no que diz respeito à comparação entre a casa de Redmond e os vários órgãos reguladores:
- 1º de março de 2023: último dia para responder às conclusões do CMA.
- Início de março de 2023: audiência para resposta da CMA.
- Início de março de 2023: prazo para propor soluções à Comissão Europeia.
- Fim de março de 2023: as respostas às preocupações e soluções da CMA provavelmente serão publicadas.
- 11 de abril de 2023: decisão final da Comissão Europeia.
- 12 de abril de 2023: Pedido de liminar referente ao processo dos jogadores.
- 18 de abril de 2023: segunda prorrogação do prazo original. Se a Microsoft sair até esta data, terá que pagar uma multa de US$ 2,5 bilhões, caso contrário, a data será prorrogada até 18 de julho de 2023.
- 26 de abril de 2023: Relatório final e soluções do CMA.
- 28 de abril de 2023: decisão da Nova Zelândia.
- Abril-maio de 2023: Decisão SAMR na China.
- 18 de julho de 2023: término da segunda prorrogação e data final para anuência à aquisição. Se a Microsoft sair até esta data terá que pagar uma multa de 3 bilhões de dólares, caso contrário terá que renegociar a data de fechamento com a Activision Blizzard.
- 2 de agosto de 2023: começa o processo interno com a FTC.
- Início de 2024: Decisão do Juiz Administrativo da FTC.
Ontem, em Bruxelas, a Microsoft realizou uma conferência em que explicou que um acordo com a Sony ainda está longe e que a PlayStation vale 4 vezes a Xbox na Europa e mais do que o dobro a nível mundial, para sublinhar mais uma vez o efetivo equilíbrio atual do mercado.
Ao mesmo tempo, foi anunciado que todos os jogos do Xbox para PC chegarão ao GeForce NOW, bem como a assinatura de um acordo de dez anos para trazer Call of Duty para plataformas Nintendo onde a aquisição da Activision deve ser bem-sucedida.