Até agora, a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft foi aprovada por seis países, embora nenhum deles expresse uma opinião vinculativa: são Sérvia, Brasil, Japão, Arábia Saudita, Chile e África do Sul.
O antitruste sul-africano aprovou a aquisição da Activision há poucos dias, embora nesse caso a decisão tenha que ser ratificada por um tribunal especial antes de entrar em vigor, enquanto as demais comissões antitruste se manifestaram nos últimos meses.
These countries' regulators have approved Microsoft' acquisition of Activision Blizzard so far pic.twitter.com/z57iAYjScq
— Xbox News (@_XboxNews) April 20, 2023
Como sabemos, portanto, a operação será bem-sucedida ou malsucedida, dependendo do que as autoridades antitruste dos EUA, Reino Unido e UE decidirem. Há algumas semanas parece que a posição da empresa de Redmond melhorou substancialmente aos olhos das comissões do Reino Unido e da Europa, enquanto a americana FTC continua sendo uma incógnita.
Este último está teoricamente sob investigação pelo trabalho da presidente Lina Khan, acusada de ficar do lado da Sony por um deputado durante uma recente audiência na Câmara dos Deputados.