Segundo Mlex, a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft teria obtido o apoio oficial da European Games Developer Federation, ou EGDF, um grupo de 23 associações ligadas ao mercado europeu de jogos presente em 22 países da UE.
“O EGDF apoia a aquisição da Activision Blizzard à Microsoft, porque os seus impactos potencialmente positivos na concorrência no mercado de videojogos, em geral, superam as preocupações específicas relacionadas com os mercados de consoles e assinaturas. Ainda no que respeita ao segmento dos consoles, a Sony é o claro líder de mercado com sua plataforma PlayStation, enquanto a Microsoft está na posição de desafiante”, diz o comunicado da EGDF.
O grupo de associações europeias, que reúne várias entidades locais de 22 países, entre os quais encontramos também o IIDEA no que diz respeito a Itália, sugere também à Comissão Europeia, a quem se dirige o comunicado de imprensa, que alargue a sua perspetiva para além das especificidades setor de consoles para avaliar o impacto da aquisição em todo o mercado.
Breaking News: MLex reports Microsoft's Activision deal has won support of the European Games Developer Federation.
EGDF Website:https://t.co/FVKNk92kAW
The (EGDF) unites 23 national trade associations representing game dev studios based in 22 EU countries
Official Statement. pic.twitter.com/1p3qrvLMNk— Post Up (@PostUp_bbb) January 17, 2023
Na verdade, isso permitiria uma certa concorrência também contra a Apple e a Google no mercado móvel, totalmente dominado pelas duas empresas em questão, com a Microsoft que recentemente demonstrou certa abertura para políticas de modificação da estrutura do mercado por meio da Digital Market Action ( DMA), prevendo o lançamento de lojas alternativas e independentes a partir das plataformas Google e Apple.
Além disso, informa a associação, a Microsoft construiu um ecossistema multiplataforma baseado em jogos em nuvem e serviços de assinatura como alternativa a outras soluções. Em geral, o comunicado de imprensa dirigido à Comissão Europeia insiste no fato de que a aquisição permitiria um aumento da concorrência e não o contrário, ou melhor, a mesma posição que também foi expressa nos últimos dias por Satya Nadella, CEO da Microsoft.
Recentemente, vimos que a Comissão Europeia provavelmente apresentará suas objeções à aquisição da Activision Blizzard, o que deve ser um passo padrão antes de qualquer discussão sobre concessões especiais da Microsoft.