Parece que o antitruste da China, a Administração Estatal de Regulamentação do Mercado da China (SAMR), rejeitou o procedimento simplificado referente à aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft.
A notícia vem de alguns investidores que se referem a dois relatórios diferentes que circulam há algumas horas, pelo que ainda não houve um anúncio oficial por parte do regulador. A rejeição do procedimento simplificado, que poderia ter sido concluído em 40 dias, significa que a Microsoft terá que seguir o procedimento normal, que é bem mais longo.
Como você deve se lembrar, há alguns dias a Comissão Europeia não deu luz verde à aquisição e passou para a fase 2, ordenando investigações mais aprofundadas.
O parecer negativo contra o procedimento simplificado surge poucas horas depois do anúncio de que a Activision Blizzard vai deixar a China, o que gerou uma forte polémica por parte do presidente da NetEase, responsável pela distribuição dos jogos da editora em território chinês.
Todos os olhos agora estão voltados para o antitruste dos EUA, que deve emitir sua decisão até o final do mês e pode influenciar outros reguladores.