A aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft continua sendo discutida por vários órgãos antitruste, e entre estes o CMA, ou a autoridade do Reino Unido, deve ser observado em particular, portanto é interessante saber quando sua resposta definitiva chegará cuja data foi recentemente confirmada com uma atualização precisa da linha do tempo.
O antitruste britânico informou que a publicação do relatório final, que conterá a avaliação definitiva da aquisição e, portanto, o sinal verde ou não para a operação no Reino Unido, ocorrerá em 26 de abril de 2023, enquanto anteriormente, em no dia 12 de abril, será encerrado o prazo para envio de eventuais documentos pelos terceiros envolvidos na aquisição, portanto solicitações, depoimentos e diversas dúvidas de terceiros em relação aos responsáveis diretos pela operação.
(FYI) CMA added an update to their timeline
April 12th, 2023 – Final deadline for all parties’ responses/submissions.
April 26th, 2023 – Statutory deadline to publish a final report.
Source:https://t.co/VU5MW28DQY pic.twitter.com/CwU13KQyja
— Idle Sloth💙💛 (@IdleSloth84_) April 5, 2023
Confirma-se, portanto, que a resposta definitiva da CMA terá que ocorrer no dia 26 de abril, e será um evento importante porque poderá afetar fortemente a viabilidade ou não da aquisição. No entanto, o relatório provisório já divulgado nos últimos dias revela-se bastante optimista quanto ao sucesso da conclusão da operação.
Como vimos, a CMA considerou que a aquisição não ameaça a competitividade do mercado de consoles, que era o maior ponto duvidoso de toda a questão. Embora esta seja ainda uma avaliação provisória e também falte a conclusão das investigações relativas aos efeitos no mercado de jogos em nuvem, esta resposta já parece simplificar um pouco o procedimento para a Microsoft.
Depois de 26 de abril, será então uma questão de ver a conclusão definitiva da investigação da Comissão Europeia, que recentemente adiou novamente o seu veredicto para 22 de maio de 2023, e depois o processo em curso com a FTC americana.