A aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft tem oficialmente sinal verde: às quatro da manhã expirou a ordem de restrição que impedia as duas empresas de prosseguir com a fusão, que, portanto, poderia ocorrer a qualquer momento entre agora e 18 de julho.
Conforme relatado, nas últimas horas, o tribunal do Nono Circuito recusou o pedido da FTC para bloquear a aquisição até o resultado do recurso por “razões urgentes” pouco claras, que, no entanto, o antitruste americano não considerou apropriado presente nos últimos meses desde o início da disputa.
By now the TRO has really expired. The @FTC must get its act together: it does good work in some fields of consumer protection, but it could do a lot better in antitrust enforcement.
The regulatory world's unconstructive outlier is the FTC.
Among industry players, that's #Sony. https://t.co/jVC8tbwrwN— Florian Mueller (@FOSSpatents) July 15, 2023
Dissemos: o anúncio da finalização da aquisição pode vir a qualquer momento, visto que nos EUA não há mais nenhum obstáculo com relação à operação. No entanto, é plausível que a Microsoft queira esperar até segunda-feira, quando será realizada a conferência desejada pelo CAT para encontrar um acordo também no Reino Unido.
Se considerarmos que a Microsoft anunciou a aquisição da Activision Blizzard em 18 de janeiro de 2022, o caminho percorrido até agora pelas duas empresas foi sem dúvida longo e tortuoso, assim como o trabalho necessário para obter a aprovação dos reguladores internacionais.
Atualmente, a operação tem sinal verde em um total de quarenta e um países com mais de 2,8 bilhões de habitantes e um produto interno bruto de 68 trilhões de dólares: mais de dois terços da economia global.