Microsoft e Activision: também Fallout e Elder Scrolls no PlayStation para convencer a FTC, diz Pachter

Até Michael Pachter, conhecido analista de mercado da Wedbush Morgan, se pronunciou sobre a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft nas últimas horas, acrescentando que – segundo ele – o Xbox poderá garantir o lançamento de Fallout e The Elder Scrolls VI no PlayStation para convencer o antitruste a dar luz verde.

A ideia de Pachter é bastante original em comparação com as muitas considerações que chegaram nos últimos meses, visto que ele também examina os jogos da Bethesda, reabrindo um capítulo que parecia um tanto encerrado. Considerando que a aquisição desta já foi concluída, parece estranho que a Microsoft pudesse trazer de volta as questões de exclusividade em uma operação já arquivada, mas segundo Pachter isso fortaleceria o conceito de “manutenção do status quo”, que seria fundamental para obter a luz verde da FTC e de outros reguladores.

“Portanto, se eu estiver correto, a Microsoft pode ser obrigada (ou pode oferecer) a disponibilizar todas as versões futuras de Fallout, Elder Scrolls, Diablo, Doom etc. no PlayStation. Eles ainda podem oferecer todos esses jogos no Game Pass para primeiro dia ”, escreveu Pachter no Twitter. Isso, segundo o analista, tiraria qualquer dúvida do antitruste porque manteria o status quo ao oferecer também algo a mais, considerando que os jogos da Bethesda não estão incluídos na discussão em andamento.

“A chave é que, se a Microsoft demonstrar que mantém o status quo, os reguladores não terão argumentos legais contra a aquisição. A Microsoft manteria a situação atual, com exceção de poder incluir os jogos da Activision Blizzard no Game Pass.” Nesse caso, o caso seria encerrado rapidamente por meio dessas concessões da Microsoft.

A visão de Pachter levanta muitas dúvidas, como também está escrito em alguns comentários aos seus tweets: em particular, por que então a Microsoft teria que gastar 69 bilhões de dólares (mais os 7,5 bilhões de dólares já gastos na Bethesda) apenas para conseguir a inclusão de jogos no primeiro dia no Game Pass, quando você poderia concordar com os editores por valores muito mais baixos? Segundo Pachter, simplesmente entrariam em jogo aqui as receitas da Activision e da Bethesda, ou a possibilidade de ganhar diretamente com a venda de jogos no PlayStation e outras plataformas.

Hoje em dia, a discussão sobre a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft foi mais uma vez revivida com o fato de que a empresa parece estar pronta para lutar contra a FTC no tribunal, enquanto o antitruste dos EUA parece ter sofrido uma divergência sobre o assunto, o que poderia beneficiar Xbox.

Outros argumentam que a Disney aprovou sua gigante aquisição e não precisou entrar Star Wars para a Netflix, por exemplo, o que para muitos seria absurdo e que a Microsoft deve seguir esse caminho sem grandes concessões.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *