Segundo fontes do portal Reuters, a Comissão Europeia, aparentemente, em breve expressará suas dúvidas sobre a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft. Consequentemente, a manobra não terá luz verde na Europa no momento.
O portal refere que a UE está a preparar um documento conhecido como “Comunicação de Objeções” , no qual irá expor as suas preocupações sobre a aquisição e que enviará à Microsoft nas próximas semanas.
A Comunicação de Objeções é uma etapa formal da investigação realizada pela Comissão, caso haja suspeita de possíveis violações das regras antitruste da União Européia. Consequentemente, a Comissão informa as partes interessadas, neste caso a Microsoft, sobre as acusações feitas contra elas. Os destinatários podem examinar os documentos contidos no processo de investigação, responder por escrito e solicitar uma audiência com a Comissão para apresentar suas observações. Normalmente, o envio de uma Declaração de Objeções é anunciado nos canais oficiais da União Europeia.
Observe que uma Declaração de Objeções não representa necessariamente uma rejeição pela Comissão da aquisição da Activision Blizzard, uma vez que a Comissão toma uma decisão final somente após a parte interessada ter exercido seu direito de defesa.
Dito isto, se a informação da Reuters for verdadeira, ao mesmo tempo é claro que a União Europeia tem sérias dúvidas sobre a manobra de 69 mil milhões de dólares da Microsoft e pode decidir bloqueá-la como a norte-americana FTC se o gigante de Redmond não conseguir apresentar argumentos convincentes em sua defesa.
Atualmente sabemos que a Comissão Europeia tem até 11 de abril para anunciar sua decisão sobre a aquisição. Os porta-vozes da UE se recusaram a comentar o relatório da Reuters.