Prossegue o processo de investigação à maxi-aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft, com uma nova iniciativa da União Europeia, que questiona os concorrentes no mercado de jogos, convidando-os a pronunciar-se sobre a operação, indicando os riscos e perspectivas que possam surgir da isto.
Conforme relatado pela Reuters nestas horas, parece que o antitruste da União Europeia já lançou um questionário de 91 páginas no início de dezembro a vários expoentes do mercado de jogos, incluindo produtores, editores e equipes de desenvolvimento. “Pedimos que você especifique quais estratégias de exclusividade parcial você acredita que a Microsoft pode adotar na Activision Blizzard após a aquisição”, diz o tema principal do questionário.
As 91 páginas, portanto, contêm inúmeras questões que dizem respeito principalmente à possibilidade de a Microsoft implementar políticas de exclusividade nos jogos da Activision Blizzard e quais poderiam ser os efeitos negativos ou não de tais práticas sobre os concorrentes.
Entre as questões, há referências a possíveis práticas como conteúdos exclusivos em plataformas Microsoft e os efeitos nocivos que estes podem ter noutras consolas (prática que, curiosamente, é regularmente implementada com Call of Duty na PlayStation). Isso mesmo que você leu, a União Europeia está perguntando se o que se seria prejudicial aos concorrentes – Playstation – fazer o que a Sony já faz com o Xbox.
Refira-se que o questionário também tem em consideração a Nintendo entre as fabricantes concorrentes, o que não deve ser dado como certo dado que até ao momento as entidades reguladoras parecem ter-se centrado apenas na Sony, mesmo com a CMA que deliberadamente excluiu a Nintendo Switch da lista segmento de mercado levado em consideração exame.
Em suma, todo o questionário centra-se na necessidade de recolher informação sobre as ideias e impressões dos vários concorrentes sobre a eventual aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft. Considerando que até o momento as impressões dos demais grandes players do mercado, com exceção da Sony, não parecem ser negativas em relação à operação, o questionário também pode resultar em um elemento favorável à Microsoft.
De qualquer forma, aguardamos para ver como o assunto evoluirá, pois vimos que a Microsoft se prepara para a batalha judicial com a FTC, no front americano.