A Microsoft lançou nesta semana uma atualização para os Insiders do PC e celulares com Windows 10, e nela surgiram vários novos recursos, dentre eles está grandes novidades para o Bluetooth.
A tecnologia Bluetooth existe há muitos anos, e isso não quer dizer que todos gadgets e sistemas possuam a mesma capacidade de trabalhar com ela.
A Microsoft percebeu que alguns dispositivos móveis não possuem suporte para notificações via Bluetooth, algo necessário para quem usa gadgets pareados com seu smartphone. Quatro novos recursos serão lançados para otimizar o “Bluetooth LE“, e são eles:
Call Control API: permite que aplicativos VoIP utilizem Bluetooth nativamente para funções de chamadas e recursos de voz;
GATT Server
Bluetooth LE Peripheral role: permite que o Windows seja um dispositivo conectável como vestíveis;
Unpaired Bluetooth LE device connectivity: adiciona a capacidade de interagir com dispositivos Bluetooth LE sem emparelhamento.
O GATT (Generic ATTribute) Server é o que dá conta de algo que antes era de “uma só via” na tecnologia Bluetooth em dispositivos Windows: ele vai permitir que vestíveis recebam informações de dispositivos Windows 10 Mobile.
Inscrições
Como estas tecnologias acabaram de chegar ao Windows 10 (para Insider), o Fitbit abriu as inscrições para usuários testarem nas próximas semanas uma nova versão com suporte para notificações.
Para se inscrever, é necessário preencher os seguintes requisitos:
- Ter um smartphone com Windows 10 Mobile e Fitbit
- Participar do programa Windows Insider
- Fornecer um e-mail do Outlook, Hotmail ou qualquer conta da Microsoft.
- Está disposto a testar recursos em beta e alpha
- Disposto a enviar feedbacks regularmente.
O objetivo é trazer notificações do Windows 10 Mobile como chamadas e SMS em primeiro lugar e e só depois para o calendário e aplicativos GPS de terceiros. Se você estiver interessado, por favor se cadastre neste formulário.