Conforme relatado pela Reuters, a primeira audiência preliminar para a disputa entre a Federal Trade Commission (FTC) e a Microsoft sobre a aquisição da Activision Blizzard está marcada para terça-feira, 3 de janeiro de 2023.
Como você provavelmente já sabe, o antitruste dos EUA tem toda a intenção de bloquear a manobra e, para isso, decidiu levar a empresa de Redmon à Justiça. De acordo com a FTC, a aquisição da Activision Blizzard por 69 bilhões de dólares garantiria ao Xbox acesso exclusivo a algumas das franquias mais fortes do mercado, principalmente Call of Duty, prejudicando a concorrência no mercado de consoles, limitando ou fechando certos jogos e conteúdos no Sony Plataformas PlayStation e Nintendo.
A Microsoft respondeu dizendo que a manobra beneficiaria tanto os jogadores quanto as empresas de jogos e está até disposta a assinar um acordo juridicamente vinculativo com a FTC, no qual se compromete a publicar Call of Duty em consoles rivais por dez anos.
As concessões oferecidas pela Microsoft são um dos principais motivos pelos quais muitos analistas de mercado acreditam que bloquear a aquisição da Activision Blizzard não será fácil para a FTC. Entretanto aguardamos também os vereditos do antitruste inglês (CMA) e da União Europeia que, em caso de desfecho negativo, poderão comprometer definitivamente a manobra.
Ainda segundo a Reuts, especialistas antitruste dizem que a FTC enfrenta uma batalha difícil para convencer um juiz a bloquear o acordo, devido às concessões voluntárias oferecidas pela Microsoft.
De qualquer forma, a audiência preliminar da próxima semana pode ser apenas a primeira de uma longa série de etapas antes de chegar a um veredito final no tribunal. A Microsoft pretende concluir a aquisição da Activision Blizzard até o final de junho de 2023, mas os tempos podem se dilatar justamente por causa dessa ação legal da FTC.