A Microsoft e a SEGA anunciaram um acordo movido para o lançamento de alguns “Super Games” da editora japonesa, centrados no Azure, a tecnologia de nuvem proprietária da empresa Redmond. Basicamente, a SEGA deseja produzir esses grandes títulos em um ambiente de nova geração baseado em jogos em nuvem e escolheu a Microsoft como parceira para isso.
Esses Super Games seguirão três princípios fundamentais: serão globais, serão on-line e terão como foco a construção de grandes comunidades. Portanto, é fácil imaginar que serão jogos como serviço (como o Fortnite, para dar um exemplo bem conhecido) e qual o modelo a ser seguido.
No comunicado de imprensa oficial nenhuma menção é feita sobre o que esses títulos poderiam ser, mas percorrendo os vários rumores dos últimos meses na SEGA, é impossível não notar aqueles em um shooter online em desenvolvimento na Creative Assembly, do qual, no entanto, nada se sabe ainda.
Com esta mudança, a SEGA pretende seguir o que hoje são tendências de mercado inevitáveis, entrando no futuro dos videojogos. Ele também deseja otimizar os processos de desenvolvimento usando o Azure para oferecer aos jogadores experiências de alta qualidade, acessíveis onde quer que haja conexões realizando (não é à toa que o anúncio se refere diretamente à disseminação do 5G).
Observe que o comunicado de imprensa também fala de colaboração mútua, então a Microsoft não só fornecerá suas tecnologias para SEGA, mas trabalhará ativamente em projetos, pelo menos no lado do Azure. Claro que não se trata de uma fusão entre as duas empresas, mas é um movimento que as aproxima muito.