Há tempos a Microsoft busca adquirir estúdios japoneses, mas até agora tem sido bastante fraca neste aspecto. Contudo, saiba que no plano de fundo da indústria a proprietária do Xbox iria dar um grande golpe.
A Microsoft estava pensando em adquirir a Bungie e a Sega, e tudo isso está presente em documentos vazados da audiência da FTC contra a Microsoft. O The Verge obteve acesso ao e-mail de Phil Spencer, o chefe do Xbox, que solicitou ao CEO Satya Nadellla a aprovação de recursos financeiros capazes de adquirir a Sega Sammy.
“Acreditamos que a Sega construiu um portfólio bem equilibrado de jogos em segmentos com apelo geográfico global e nos ajudará a acelerar o Xbox Game Pass dentro e fora do console”, disse Spencer no e-mail de novembro de 2020.
Para convencer a Microsoft a comprar a Sega, Phil Spencer continuou argumentando que “apelo global do amado IP da Sega ajudará a expandir o alcance do Xbox Game Pass para novos públicos em todo o mundo, principalmente na Ásia, onde o conteúdo localizado é fundamental para o sucesso”.
O que sabemos é isso, e pronto. Não está claro se a Microsoft aceitou ou não a proposta de Spencer, mas o assunto se estendeu até 2021, a julgar os documentos. A Sega até então era o principal alvo da Microsoft, mas também tinha outros secundários que era a Bungie (comprada pelo Playstation) e a Zynga (comprada pela Take Two) e IO Interactive.
O que sabemos é que atualamente a Activison Blizzard pode, se tudo der certo para a Microsoft, fazer parte da Xbox Game Studios. Podemos riscar a Bungie e a Zynga, pelos motivos óbvios a seguir. E sabemos que a Sega e IO Interactive (Hitman) pode continuar sendo alvo.
Bungie
Parece que a Bungie pediu um valor muito alto e a Microsoft achou que seria de alto risco a aquisição. A Microsoft identificou um risco de “alta taxa de queima” para a Bungie, juntamente com o investimento minoritário de $ 100 milhões da NetEase em 2018. Ela também observou que Destiny foi uma das “horas mais altas gerando títulos no console Game Pass”.
Outras empresas do setor de smartphones também estavam na lista como Thunderful, Supergiant Games, Niantic e Playrix. Não sabemos se continuaram após se confirmada a aquisição da Activison Blizzard, já que a King é muito forte no setor móvel.
Após 2021 os documentos não mostram mais nada, então não dá para saber o que a Microsoft irá comprar no futuro, mas a Sega e IO Interactive certamente estão em observação.