Microsoft está construindo um novo império “Mixed Reality” – e a Samsung faz parte

windows-mixed-reality-vr

A Microsoft afirma que uma nova era começará no dia 17 de outubro, e pode ser que esteja certa.

A Microsoft derrotou a Apple no mundo dos sistemas operacionais desktops porque permitiu que muitos fabricantes criassem PCs com Windows. Agora, a empresa pensa que o mesmo modelo de negócios a ajudará a dominar a “realidade mista” – o nome da tecnologia presente no HoloLens, que pode teoricamente lidar com a realidade aumentada (pense no ARKit da Apple, onde você consegue ver objetos digitais no mundo real) e realidade virtual totalmente fechada (pense no Oculus Rift).

Algo muito importante para a estratégia dar certo é conquistar aliados, e justamente nesta terça-feira foi anunciado: a Samsung uniu oficialmente forças com Microsoft em um headset de realidade mista. Uma vasta quantidade de outros grandes fabricantes iniciaram as pré-vendas para seus próprios headset, que chegam no dia 17 de outubro ao lado da atualização do Windows 10 Creators.

Em um evento em São Francisco, como um lançamento da Mixed Reality, a Microsoft também falou dos jogos – revelando uma demonstração de Halo VR chamada “Halo Recruit” e anunciando que os games da Realidade Virtual da Steam estarão chegando à plataforma de realidade mista do Windows.

Quando o maior fabricante de celulares do mundo se junta com o sistema operacional mais difundido do mundo, temos uma virada de jogo.

[youtube]0AWhsBNU1jU[/youtube]

O headset da Samsung, chamado de HMD Odyssey, vazou há pouco tempo. Custa US $ 499 – um pouco mais do que óculos de realidade mista provenientes da Dell, HP, Lenovo e Acer -, mas compensar por oferecer imagens em alta qualidade (uma tela OLED vívida em vez de LED).

O objetivo era “criar um headset de alto desempenho que seja fácil de configurar e poder transportar pessoas para o incrível mundo da realidade virtual“, disse Alanna Cotton, vice-presidente e gerente geral da Samsung Electronics America. “Estamos entusiasmados em fazer parceria com a Microsoft para moldar o futuro da realidade virtual”.

Essa última frase foi mais do que o puro marketing. Quando o maior fabricante de celulares do mundo junta forças com os fabricantes do que ainda é o sistema operacional mais difundido do mundo, é algo que altera as regras de uma indústria jovem e ainda não formada. O Google e o Facebook (que possui Oculus) estão todos no VR, a Apple está em AR, mas, cada vez mais, parece que a Microsoft comeu todos no almoço.

[youtube]4eTH3WlPh20[/youtube]

A chave do sucesso e do domínio provável da Microsoft nesta esfera: facilidade de uso. Se você jogou com uma plataforma VR da Oculus ou da HTC Vive, você conhece a sua configuração demorada, que inclui a identificação dos limites da área. Com os novos headsets, tudo o que você precisa fazer é conectá-lo através de cabos USB e HDMI a uma máquina com Windows 10 Fall Creators Update que será lançado no dia 17 de outubro: a instalação é automática.

Para roubar um slogan antigo da Apple, o visionário do Windows VR, Alex Kipman, repetiu “repetidamente” no evento: simplesmente funciona. Essa é a ideia, pelo menos. São muitos jogos, dispositivos e aplicativos já disponíveis  e esperamos que isso não demore a chegar ao Brasil.

O que vocês acharam?

30 comments on “Microsoft está construindo um novo império “Mixed Reality” – e a Samsung faz parte

  1. O pulo do gato pra realidade virtual começar a emplacar e a facilidade de uso, redução de preço e disponibilidade de conteúdos. Os óculos da Samsung tem um preço que assusta um pouco.

  2. Samsung não é boba, sabe que brigar com a Microsoft é causa perdida. Ou se unem com a maior empresa do planeta ou desaparecem na irrelevância.

    Ah sim, só os #techmanjas que acham que é Galaxy que vai salvar a Samsung. Esses #TechManjas…

    1. teoricamente não sendo fanboy de ninguém, a sony comeu a nokia e futuramente by Microsoft com sua linha galaxy e levou android ao q e hj, agr bate de frente quando assunto não e mobile, Samsung foi esperta ss kkkkkk

    1. se temos 1 bi em Windows , provavelmente não enganado mais de 50 milhões de pc gaming, e mais de 50 milhões de Xbox, junta td, vamos apostar q o Xbox vai dar suporte a esse projeto, então Microsoft ta apostando alto em um ponto lucrativo, google facebook ate sony não tem muito no q investir além do android da google os da sony e o próprios filhos da apple e o facebook no seu semi-os occulus, Microsoft tem td a seus pes, se ela não consegui, quem vai conseguir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *