O aplicativo Xbox da Microsoft para o Windows 10 tentou preencher a lacuna entre o console e o PC com recursos de streaming, chat do Xbox e gerenciamento de jogos. Embora o aplicativo seja um dos melhores aplicativos nativos do Windows 10, ele nem sempre foi bem recebido pelos jogadores de PC.
Durante uma sessão de perguntas e respostas na E3 desta semana, o chefe de jogos da Microsoft, Phil Spencer, apresentou algumas ideias interessantes sobre os planos da empresa para o aplicativo Xbox no Windows 10 e sobre os jogos de PC em geral. Um membro da entrevista perguntou a Spencer sobre como melhorar as ofertas para PC da Microsoft, especificamente o gerenciamento de jogos e o aplicativo Xbox.
“Eu diria que nosso trabalho inicial em … coisas da Xbox Live para Windows foi bem intencionado, mas qualquer um que é um jogador de PC (eu jogo muitos jogos de PC) viu este aplicativo como um impostor”, diz Spencer . “Você provavelmente já nos viu desacelerar em alguns dos progressos que fizemos em alguns dos nossos aplicativos, e algumas outras coisas, porque estamos retrabalhando como estamos pensando sobre o público de PC para tentar ser mais reflexivo a comunidade PC que está lá fora, em vez de tentar atrair as pessoas para as coisas que são do console”.
Spencer também observa que esforços como a integração do Discord e da Xbox Live são um exemplo de “reconhecimento de infra-estrutura existente no lado do PC, aplicativos que existem e serviços que existem e que tentam incluir as coisas que os jogadores estão fazendo”. Quanto as futuras mudanças no seu aplicativo Xbox, porém, “o objetivo de longo prazo é sermos muito mais nativos no ambiente de jogos para PC, em oposição a essa coisa que parece um pouco diferente do que os jogadores de PC estão procurando”.
Não está claro quando as mudanças chegarão, mas Spencer sinalizou que a Microsoft está ciente de algumas das críticas ao aplicativo Xbox e ao gerenciamento de jogos por meio da Microsoft Store. A Microsoft está agora dando um passo atrás para resolvê-los.