A Forbes fez uma matéria interessante sobre este tema e resolvemos trazê-la para cá. Bem, vamos falar brevemente um pouco da história do Xbox 360 e Xbox One até os dias de hoje, para tentar concluir que o ano mais promissor de todos os tempos do Xbox está prestes a acontecer.
Estamos caminhando para um momento totalmente único na história do Xbox, um momento que combina uma variedade de IPs clássicos first party com os novos adquiridos por meio de compras maciças de estúdios. Como tal, acredito que se tudo correr conforme o planejado, este pode ser o ano mais promissor do Xbox de todos os tempos, se estivermos medindo de novembro de 2021 a novembro de 2022.
Enquanto o Xbox 360 foi muito bem-sucedido principalmente por acordos de terceiros realmente de sucesso, o próprio Gears veio da Epic Games. Por outro lado, o Xbox One não conseguiu tanta sorte assim e que apesar de ter belos jogos como Quamtum Break, não tiveram tanto destaque como em sua geração anterior.
Esqueça tudo isso! A Microsoft adquiriu muitas e muitas equipes talentosas e o resultado já começou a surtir fortemente na E3 2021. Por que essas datas de novembro de 2021 a novembro de 2022 são importantes? Bem, Forza Horizon 5 está sendo lançado em 9 de novembro de 2021. Starfield da Bethesda está sendo lançado em 11 de novembro de 2022. E se eu tivesse que adivinhar, provavelmente veremos Halo Infinite até o final de novembro de 2021.
Claro que, já temos jogos que estão fazendo um sucesso incrível em em vendas, em acesso ou na Twitch, como Sea of Thieves e os Piratas do Caribe. Ainda tem Grounded que bateu cinco milhões de jogadores fácil e dominou a Steam por uma semana, ou o Microsoft Flight Simulator que foi um dos jogos mais elogiados no ano passado e chegará próximo mês ao Xbox. Psychonauts 2 vem de um clássico do Xbox Original e que pode surpreender os que nunca experimentaram.
Além disso tem Redfall, Ghostwire: Tokyo, Deathloop… ou jogos de terceiros como Stalker 2 e CrossfireX… ou títulos cobiçados no Game Pass como Back 4 Blood e A Plague Tale: Requiem. Outros jogos muito prováveis até lá de serem lançados como o Forza Motorsport. Enfim, tem muita e muita coisa já anunciada e ainda para ser anunciada para os próximos meses, mas não é este o ponto exatado que queremos comentar aqui.
Contudo, queremos chamar atenção em três jogos: Starfield, Forza Horizon 5 e Halo Infinite.
- Starfield, dos criadores do melhor RPG do mundo (Skyrim) e Fallou 4 (vendeu 12 milhões no dia de lançamento), é uma aventura que promete ser espetacular que tem causado muita polêmica por conta de sua exclusividade. Pode ser que seja mais um grande nome da Bethesda e da Microsoft. É dito como “Skyrim no Espaço”.
- Forza Horizon 5, um absurdo em termos de gráficos e diversão[já sabemos que vai ser divertido], a Playground Games já é conhecida e amada por todos. É um ponto forte e vem da franquia exclusiva que mais vendeu no Xbox One. Forza Horizon é sinônimo total de sucesso.
- Halo Infinite, nos Estados Unidos é basicamente uma religião e tivemos muito pouco de Halo na geração passada, e menos ainda de Master Chief. A espera está longa por um jogo que tem um público enorme de fãs. É Halo.
E tudo isso no espaço de um ano? Sinceramente, não consigo pensar em nenhum outro ano na história do Xbox como esse. Embora existam muitos jogos excelentes no passado, eles estão bem separados uns dos outros.
- Halo: CE – novembro de 2001
- KOTOR – julho de 2003
- Halo 2 – novembro de 2004
- KOTOR 2 – dezembro de 2004
- Fable – setembro de 2005
- Gears of War – novembro de 2006
- Halo 3 – setembro de 2007
- Fable 2 a outubro de 2008
- Gears of War 2 – novembro de 2008
- Forza Horizon – outubro de 2012
Dessa forma, você pode notar que antes os grandes nomes estavam bem espalhado com uma cadência em média de 2 anos de um lançamento para o outro. Estamos falando de 13 a 17 anos atrás. Simplesmente não houve nada parecido, também com o Xbox One.
Claro que a Microsoft comprou a Bethesda há pouco tempo e os seus outros estúdios também recém adquiridos como Obsidian, Ninja Theory ou Playground Games (Fable) estão na luta ainda para trazer novos, mas já é algo que não costumávamos a ver nem no mais remoto passado.