De acordo com o que Phil Spencer relatou durante entrevista durante a Convenção CCXP em São Paulo, Brasil, a Microsoft está organizando o lançamento de uma Loja para plataformas móveis, capaz de competir com Apple e Google.
“É uma parte importante da nossa estratégia e algo em que estamos trabalhando ativamente, não apenas no que se refere à Microsoft, mas também conversando com vários parceiros que veriam mais opções nas possibilidades de monetização em aplicativos para smartphones”, relatou Phil Spencer .
O chefe da Microsoft Gaming não falou sobre detalhes específicos ou prazo para o possível lançamento do projeto, mas isso já pode começar a se materializar durante 2024: “Não acho que ainda falte vários anos”, relatou Spencer, “acho que pode ocorrer antes deste intervalo de tempo”.
A aquisição da Activision Blizzard, nos planos da Microsoft, faz parte deste projeto de expansão para o mercado mobile, visto que inclui também a King, um verdadeiro gigante na área.
Com a conclusão da operação, o Xbox já garantiu um lugar importante no cenário mobile, mesmo que apenas no que diz respeito ao controle da marca Candy Crush e derivados. Sendo um mercado de US$ 90 bilhões, está claro que a Microsoft o vê como um possível El Dorado.
Por outro lado, nos últimos anos tem surgido uma certa intolerância ao duopólio representado por Google e Apple, que sozinhos praticamente dividem todo o mercado mobile com lojas próprias. Mesmo do ponto de vista de empresas terceirizadas, bem como de órgãos reguladores, a ideia de novos players dentro do mercado é vista com certa positividade.
Aproveitando este clima geral, a Microsoft poderá alavancar-se para poder entrar no mercado mobile oferecendo uma nova Loja capaz de apresentar condições mais favoráveis que as anteriores, dado que o famoso “imposto” de 30% sobre as transacções continua a ser pouco apreciado pelos desenvolvedores.