Microsoft explica por que os celulares dobráveis são a “próxima grande coisa”

surface-phone-conceito-dobra

Já vimos um smartphone dobrável chegar ao mercado, o ZTE Axon M, e podemos esperar um pouco mais no próximo ano, incluindo líderes de mercado como a Samsung que já confirmou que lançará e outra da equipe Microsoft Surface, baseado em alguns rumores.

Agora, em mais uma nova solicitação de patente, a Microsoft explicou por que o agora é o momento certo para um celular dobrável de dupla tela, dizendo:

Juntamente com essas capacidades aprimoradas, você buscou telas maiores para fornecer uma experiência de usuário mais rica. As telas dos telefones móveis aumentaram de tamanho ao ponto que agora podem consumir quase toda a superfície de um telefone. Para aumentar o tamanho das telas, qualquer aumento exigiria um aumento no tamanho dos próprios telefones. Isso não é desejável, pois os usuários querem que seu celular se encaixe confortavelmente na mão ou no bolso da camisa ou calça.

Como resultado, os dispositivos de tela dupla estão se tornando mais populares. Com um dispositivo de tela dupla, o celular ou o tablet podem adquirir a posição aberta e expandida, em que ambos as telas estão niveladas para que o usuário sinta como se estivesse com uma única tela integrada. Em uma posição fechada e condensada, ambos as telas ficam ‘cara a cara” de modo a proteger as telas. Em uma posição totalmente aberta, as telas duplas podem ficar de costas para que o usuário precise virar o dispositivo para ver a tela oposta.

Em suma, as telas tornaram-se tão grandes quanto possível, enquanto elas ainda podem caber no bolso, e a única maneira de termos uma tela maior é começar a dobrá-las.

Visto no contexto desta tendência, a ideia de que as telas dobráveis são a progressão natural dos smartphones faz sentido, e sugere que há um ímpeto real para desenvolver esses dispositivos.

Está na hora de dobrar os telefones?

VIA: MSPU

99 comments on “Microsoft explica por que os celulares dobráveis são a “próxima grande coisa”

  1. Não vai rolar, não nas mãos da microsoft, por uma razão bem simples: eles não tem paixão nem coragem o suficiente pra desbravar isso sem desistir logo. Eles tem potencial pra serem inovadores, mas basta a primeira chuva de críticas pra voltarem atrás. Fora que, eles já tinham muito desprezo dos devs não .net no passado, e com o windows phone/10m eles conseguiram o ódio até de muitos devs .net. Um feito. E o Nadella não é homem suficiente pra isso.

      1. Sim, ver gente burra achando que é inteligente, mas que é incapaz de argumentar nada e quer pagar de bonzão. Acompanho essa empresa a mais tempo do que vc largou as fraldas, e vejo essa empresa dar pra trás no mercado mobile desde sempre. Não só telefones, mas é só pegar as promessas e as desistências, de zune a windows 10 mobile, passando por vapores como o Kin e o Courier.
        Quem foi mesmo que disse que o mundo não precisava de uma terceira plataforma mobile? Ah sim, o sem bolas Nadella. Quando Apple a Google se estabelecerem com plataformas de duas telas (android já entrou na jogada), ele vai dizer o quê? Besteira é ter esperança em covardes.

        1. Cara, esse animal só sabe vomitar aqui as baboseiras que o buss caga pela boca, e capaz de falar que o Márcio Vianna por exemplo é um techmanja.

          1. O André agora fica merdando sobre snap dragon 64bits sobre os de 32, como se em algum momento alguém tivesse se importado com isso pra dizer que está certão. É um completo imbecil aquele sujeito.

          2. Eu dou bastante risada com esse lance de ARM32 e ARM64.
            Pelo que eu vejo, o pessoal acha que so pelo fato do sistema virar 64bits, vai revolucionar o mundo.
            Ser um sistema de 64 é bom, mas não é a revolução divina.

          1. Estamos no mesmo lado seu babaca, estamos do lado dos consumidores. O que nos difere, é que não fico defendendo empresa internet a fora como se isso fosse me trazer algum benefício. Me fala aí, o que você ganha de passar seus dias defendendo, lutando, ofendendo, chupando o saco de um mvp de uma empresa, sem ganhar absolutamente nada com isso. Diz aí, qual a graça de ser o defensor voluntário de uma marca, uma empresa que caga pra sua existência. Fala aí, o que te faz melhor que eu?

          2. O que o lambe saco ganha é: perder sua plataforma preferida e ter que usar Android porque foi descartado enquanto consumidor.

          3. auhauahuahuah isso ai é vc q ta falando cara, eu uso todos os serviços da empresa independente da plataforma, hj to com meu lumia 640 amanhã com meu xiaomi.. Ai aparece um palhaço e quer me dizer q uma empresa q não atende um único setor tá cagando para o usuário auhauha mano qto merda vcs falam, vcs condenam a empresa por não estar no mobile, mas esquecem dos outros serviços e produtos dela… Xbox, office, windows, 2 em 1, suporte total ao android e IOS diferente de uma google e apple… ai fica a duvida… vcs querem mesmo um windows no celular ou só não querem comprar um android para parecer “cool” para os amiguinhos q tem galaxy? hahaha o q te faz melhor q vc é isso ai, eu to cagando se eles lançarem um surface phone ou não eu uso os serviços deles pq eu gosto e acho bom… agora vc não, vc usa oq vem no aparelho auhauahuahuah LOSER

          4. Usuário de serviços da Microsoft desde 1995, ano que provavelmente sua mãe ainda não tenha te cagado no mundo. Dono de Xbox, assinante de office 365 e usuário hard de onedrive e outras coisas. Sem falar que como técnico já devo ter vendido pra Microsoft, ao longo desses vinte anos, mais de mil cópias de Windows e office OFICIAL. O que te faz um babaca é ficar defendendo igual um idiota uma empresa que não sabe que você existe. Eu crítico porque sou consumidor, e principalmente, me divirto com fanboy igual você que se doe pq ofendem a sua empresa amada.

          5. AAAAAA quer dizer entao que vc manja mais que o cara que segue meus conselhos man?
            Como nao te vi na reuniao de natal da empresa? 🙁

          6. poxa cara muito legal em quer um premio joinha? kkk eu não to me doendo não eu to rindo de vc, vou trocar meu lumia 640 por um xiaomi m1a1 em vez de ficar bostejando na net q a microsoft PRECISA de um celular.. vou tacar um microsoft launcher baixar os serviços dela e seguir minha vida uahauhauh quem tá se doendo todo é vc O FANBOY AQUI É VC

          7. qdo falam besteira eu falo mesmo… hahah é muito fanboy frustrado enchendo o saco na comunidade q só quer ficar de boa curtindo seus produtos

          8. Besteira = qualquer crítica a qualquer coisa que a Microsoft faça. Inclusive críticas a produtos que a própria Microsoft declarou à morte, como o w10m.

          9. a é? manda o link pra mim dessa noticia, pq até onde eu sei somente o phone 8.1 foi cancelado … ta vendo essas besteiras de techmanja q a gente tem q ler hahaha

          10. Q?
            Windows Ce
            Windows Mobile
            Windows Phone do 7 pro 8 simplesmente sem Política de transição, apenas abandono, Windows 8 abandonado na transição pro 10 mobile e agora o Windows Mobile em modo de manutenção. Não me venha com aquele papo de Buss, sobre suporte.

          11. auahuahauhauhauhauhauahuahuahauhauh então vc quer oq? atualização em sistema 32 bits? e não me venha com essa de o buss disse bla bla blá sistemas 32 estão fadados a morte, o q eu acho mais engraçado é q um zé ninguém como vc acha q entende mais q a maior empresa do mundo auhauha é muito engraçado isso como diriam no outro site “jaimimimi”

          12. Sério que caiu na doutrinação do bufão? Cara, tão na cara as coisas, ninguém quer suporte eterno pra sistemas antigos, a própria Microsoft reconhece que errou em todas as transições dos seus sistemas falidos, errou na mudança brusca do Windows Mobile pro Windows Phone, depois errou quando lançou o 8 e agora quando foi pro 10 errou de novo. Nem Apple e nem Google fizeram as cagadas que a Microsoft fez, sempre houveram transições suaves, sem abandono de usuários, sem abandono de desenvolvedor. Porque você acha que a Microsoft falhou miseravelmente no setor mobile? Ela me só reconhece, só fanboy fica procurando desculpa.

          13. eu não procuro desculpa nenhuma cara auhauhauh o oito aceitava apps do sete, o 10 aceitava do 8 a única transição q mataram foi do 6.5 para o 7 q foi uma bela cagada…
            obs: agora to importante criaram um fake meu hahaha vc sabe q tá incomodando qdo fazem isso auhauhauhauh essa comunidade loser

          14. Bem, os números estão aí, as estratégias foram absurdamente cagada, o fracasso da plataforma foi jogada na cara do mercado. Morreu. Ninguém quis, o mercado cagou pra Microsoft. Abraços.

          15. hahaha condenar uma empresa por um único segmento é foda em..
            os antigos sistemas não deram certo pq o antigo CEO não teve coragem de fazer uma coisa q Nadella está fazendo, está matando o win 32… “matar o win32, como assim pedro? vc tá louco win32 tá ai e vai ficar por muito tempo”. Pode até ser, mais qtas novidades ele ganhou mesmo? um app feito 100% em uwp da um sacode em desempenho na versão antiga, no dia q o 10 tiver um share bem alto, o q é inevitável, e os devs forem pra loja (sim eles irão dev não liga pra fanboyolismo, liga para numero de usuários) eles podem voltar para o mobile, a diferença é q voltarão com uma loja cheia e não vazia como no phone 8.1
            obs: o windows 10 iot já tem suporte a apis iguais ao do pc, pois está na versão 16299, e esse sistema é baseado no windows 10 mobile… cuidado com esse morreu seus ai em hahaha

          16. Windows 10 mobile morreu sim. É muita fé de fanboy acreditar que o mundo inteiro irá abandonar android/ios e migrar totalmente pro Windows apenas pq sim. Esse é o argumento, porque sim. Hauahauahauahauauauahauahauaua. O Windows já teve 95% do volume de dados, hoje caiu pra 35%. A Microsoft sabe o tamanho do buraco, sabe os riscos que corre, mas acreditar que ela vai voltar a ter a relevância que tinha a dez anos atrás pro consumidor final é de uma inocência que chega beirar o retardo mental. Sim, ele é excelente em vários ramos, mas é pífia no segmento que rege a vida das pessoas.

          17. uai pq diabos eu preciso q o povo abandone o android auhauha cara percebe q o fanboy aqui é vc? eu quero q o povo use oq quiser, a estratégia de união traz uma vantagem… se tiver um share de uns 10% no mobile e 95% no pc mais Xbox iot HoloLens já é suficiente para ao dev manter seu app funcionado na plataforma

      1. Pois é. O usuário investe a grana e suas contas na plataforma da empresa. O dev investe tudo isso e pelo menos um ano estudando a plataforma e desenvolvendo. Um tempo que ele poderia investir em uma plataforma de retorno, mas o cara vai e acredita, aposta, investe, mesmo aguentando todo o ódio de algumas mídias “especializadas”, aí o próprio Nadella fala que a plataforma é desnecessária… porra, o cara sabota os próprios devs apoiadores contra toda a avalanche contra.

    1. Eu sou desenvolvedor e achei tranquilo aprender a tecnologia, mas não foi muito bem aceita. Principalmente porque esses “novos” desenvolvedores buscam muitos recursos multiplataforma, de modo que se a plataforma não “render”, eles nem dão chance.

      Com a conta de desenvolvedor você pode fazer um UWP e exportar em TODAS as famílias agora: desktop, Xbox, IoT, mobile, Surface Hub e hololens… E isso sendo Dev com conta individual (PF) ou companhia (CNPJ).

      1. Sendo bem sincero, sinto cheiro de oportunidade no xbox, agora que o One X deu uma moral pra plataforma, mas é uma cultura muito peculiar, e ainda não sei exatamente como um app pode competir pela atenção dos usuários contra… os jogos.

        1. Bom, eu ainda acho muita vantagem ser desenvolvedor da Microsoft.
          Principalmente que tem um grande leque de áreas de atuação e você faz um app nos moldes UWP e com algumas leves modificações libera ele para Mobile e PC.

          1. Além de, as ferramentas que a Microsoft disponibiliza são ótimas e a dashboard dos DEVs é bem amigável.

        1. Verdade kkkkk VC fala tanta merda assim sempre? Jobs quase quebrou a empresa por ser um péssimo ADM. Nadella fez a MS crescer, lucrar e valer como nunca. Bom é você né? Mas quem é VC mesmo? Kkkkk

  2. Para o meu uso não é muito prático. Mas terá seus adeptos com certeza, seja pelas mãos da MS ou qualquer outra.
    Um ponto que não acho legal é a complexidade do dispositivo, em vez de simplificar estão complicando.

    O que vejo, opinião minha como usuário, eu acharia muito mais prático e eficiente ter um dispositivo nos moldes dos smartphones atuais, mas com sistema Continuun nativo e sem precisar de docks, somente um cabo para conectar em monitores e pronto. Quando estiver usando como smartphone, que se comporte como tal, quando conectado em um monitor, que se comporte como um PC.

    1. Tb acho, mas a matéria fala exatamente o pq de isso não ser possível, neste momento. Hj, para termos smartphones com o Continuum (ou Dex no caso da Samsung) teríamos uma tela cada vez maior, com bateria maior e etc. Atualmente, a MS disponibilizou para os smartphones Office menor que para pcs. Ele não possuem a função EQUAÇÃO, por exemplo. Imagina colocar o Office completo nos smartphones (o tamanho) e rodar liso (quanto de memória RAM, processamento e aquecimento da bateria). Mais ou menos, isso seria o problema de colocar mais recursos aos smartphones atuais.

      1. Ué, mas o Jorge disse que teremos toda a steam disponível em um dispositivo definitivo que faz ligações mas não é um smartphone. E isso em 2018 já.

        1. kkkkk. Assim, eu vejo que tem hora que ele parece torcedor fanático de time de futebol, mas eu faço uma peneira em muita coisa e vejo o que mais se enquadra no meu uso. Se vai ser assim? Não faço a menor ideia. Mas de acordo com as especulações, vejo o que melhor se enquadra no meu uso. ; )

      2. Sim, eu entendo as implicações. Porém, estou me referindo a questão do dispositivo se tornar complexo demais, por exemplo, os Netbooks X Tablet de hoje. Os investimentos em nuvem hoje, permitem que isso seja feito, usar ferramentas mais completas através da nuvem sem necessariamente estar instalado no dispositivo. Mas o sistema e as ferramentas não estão disponíveis para essa simplicidade. Não em grande porte. Entendeu o ponto que me referi?
        Eu tenho uma certa renitencia para duas telas ou dispositivo muito grande, mas com certeza terá quem usará o novo dispositivo e servirá como uma luva.

    2. Se podem aumentar a tela, que aumentem.

      Não vejo problemas nisso. Continuum sem precisar de um monitor fica infinitamente mais viável e funcional.

  3. ninguém quer carregar trambolhos

    apple watch fazendo ligações e até a samsung investindo num outro sistema lém do Android pra rodar em smatwatches… e a microsoft querendo que você use um tablet dobrado no bolso

    tá serto

    1. Errado fera,o pessoal está preferindo a versão plus iPhone plus e os Galaxy s na versão plus estão sendo mais vendidos,só não vende mais porque são mais caros, pesquise mais antes de soltar bosta nos comentários seu burro

          1. O sucesso, ou melhor, na sua visão, o (in)sucesso do Surface Pro não está relacionado a falta de potencial dele e sim no alto preço. Garanto que se fosse num preço mais acessível não teria espaço para OEMs!! A comparação foi infeliz!! Estou à procura de um CHUWI 2 em 1, ou algo parecido e melhor, pq Surface está fora da minha realidade.

          2. E outra, os 2 em 1 não entra como venda de tablets e sim de Notebooks. E que por sinal está em crescimento. Ou seja, o share está meio distorcidos atualmente, certo? Procure os 2 em 1 e verá que é anunciado como Notebooks e com POSSIBILIDADE de tablets. ; )

          3. Nem todos. O Chuwi vende separados tela e teclado! ; ). Mas na compra está como notebook. E aí? Acho que deveria haver uma divisão (ou união) de shares dos 2 em 1 (no caso da venda separada) e os tablets. Mas vem outra questão, se eu comprar primeiro a tela (terei o tablet), e depois compro o teclado terei o notebook ou terei o teclado do tablet?

          4. Mas esses são vendidos como tablets mesmo, e que são horríveis pra usar sem um teclado físicos. O grosso dos 2×1 hoje, são notebooks. Não são uma nova categoria, não passam de uma evolução dos notebooks.

          5. Sim. O grosso são notebooks, mas há venda na Gearbest e que são vendidos como Notebooks e há a venda separada. Apenas a tela é tablet e não notebook. Por isso, digo que a pesquisa, a partir dessa nova categoria (assim como o Surface Pro que possui tela destacada) não entra na venda de tablets.

          6. Sério que tu abriu a boca para falar essa bosta? Kkkkk 90% Apple? Kkkkkk concorrendo com o surface pro nem fu.. Tem 90% kkkkkk

          1. Conversa fiada é falar que algo é bom só porque se tem a esperança de a Microsoft voltar a ser alguma coisa no mobile.

          2. Eu falei que nunca compraria um S8 Plus se ele fosse dobrável e você chamou minha opção de compra de conversar fiada.

            Se isso não é defende é o que?

        1. O engraçado é o cara fazendo comparação com smartwatch que é de um nicho diferente,indo totalmente contra a matéria,a idéia de dobrar e justamente para não deixar o celular virar um trambolho como ele diz,ter uma tela grande e ao mesmo tempo compacto é e o que o mercado está pedindo hoje,mais o analista de mercado aí sabe mais que os engenheiros da Microsoft,por isso ele é um milionário kkkkk

  4. Criticar é a parte mais fácil da história, quando lançaram o iPhone muitos achavam que aquilo não ia vingar, hoje a Apple desfruta do prestígio de ter sido a pioneira de um mercado. Se a Microsoft conseguir embarcar um Windows completo nesse aparelho, ela já terá uma vantagem competiva e duas telas cairia perfeitamente na proposta de produtividade que o windows oferece, quem comprar esse dispositivo estará buscando justamente este tipo de recurso, eu ficaria feliz da vida com um aparelho desse no bolso, poderia fazer mais do que passar tempo em redes sociais e jogos casuais, além do que, o que a Microsoft pretende lançar é para usuarios com perfil mais coporativo.

    1. Qual vantagem? Usar como PC seria sofrível, um tablet com tela de 10 polegadas já é sofrível pra produtividade, imagina isso aí. Como smartphone não teria vantagem nenhuma, já que a loja continua um lixo.

        1. Que vive no mundo do Android? Se tenho dois computadores, um tablet e um Xbox? Meu único dispositivo Android é meu smartphone. Desculpa Jorge, mas eu não sou fã de empresa.

          1. Tem gente que não consegue imaginar um mundo onde as pessoas usam diversas soluções diferentes para cada tipo de situação.

            Ou usa tudo de uma única empresa, ou não usa nada.

          2. Fã de empresa é deprimente. Acho engraçado o Jorge vir falar pra mim que só tenho Android e bla bla bla. Mano, na fiz pela Microsoft em vinte anos o que o Jorge escrevendo textos não faria em mil anos. A minha diversão, desde o infeliz dia que comprei um Lumia 730, foi ver a massa de fanboys da Microsoft se tornar pior que os da Apple. Ver gente como Fábio moser, Rodrigo gardenal se tornarem haters foi a melhor parte. Ver gente como o Marcelo, Jorge, Pedro, Breno, Robson, Buss se doendo pra defender marca, me animaram a entrar nessa sites todo dia pra dar risada. Isso aqui pra mim é diversão. Hahahahaha

    2. Não, puxar saco é a parte mais fácil da história. Difícil é investir mais de ano desenvolvendo e ser sacaneado pelo CEO da empresa.

  5. Faz sentido! Com telas maiores podemos agregar as funcionalidades de um smartphone e tablete em um só aparelho!!! Mas tem um detalhe, a Microsoft tem que utilizar muito poder de convencimento com os desenvolvedores para que implementem muito mais a Microsoft Store, pois no ritmo que está essa loja vai demorar muito tempo para se equiparar à Play Store ou App Store!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *