Microsoft inaugura nova era do Windows: “Copilot+ PC”, a IA é tudo isso mesmo? Entenda na prática

Na última segunda-feira, a Microsoft anunciou o próximo passo na evolução do AI PC, o Copilot + PC, e anunciou recursos do Windows 11 com tecnologia de IA, como Recall. É declaradamente uma nova era que tem potencial para revolucionar nossas vidas novamente, é sério.

“A busca sempre foi como construir computadores que nos entendam, em vez de fazer com que tenhamos que entender computadores, e sinto que estamos realmente perto desse avanço”, disse Satya Nadella, presidente-executivo da Microsoft, em entrevista coletiva a repórteres no campus da Microsoft.

Um notebook Copilot+ PC combina IA local no dispositivo com IA na nuvem, de acordo com a Microsoft, para fornecer uma gama de serviços. Alguns dos novos laptops fornecidos com os processadores Qualcomm Snapdragon X Elite e X Plus serão classificados como  Copilot + PCs, aproveitando o NPU encontrado em ambos os chips. Essa NPU alimentará funções locais de IA, com mais de 45 TOPS (trilhões de operações por segundo) acionando o mecanismo de IA. Os  Copilot+ PCs requerem 16 GB de RAM, 256 GB de armazenamento e um NPU integrado.

Yusef Mehdi da Microsoft mostrou o Copilot interagindo com Fotos, Configurações e até mesmo com o Minecraft (e jogos do Xbox), onde o Copilot realmente conversava com o usuário, reconhecendo o que via na tela. “Será realmente uma forma totalmente nova de vivenciar o mundo”, disse Mehdi.

A Microsoft está orientando muitos de seus aplicativos e serviços em torno da IA ​​e de sua marca Copilot. Claro, os consumidores poderão tocar na tecla especial do Copilot para iniciar o Copilot, que ainda é um serviço de IA baseado em nuvem. Mas o Windows também incluirá novos recursos alimentados por IA:

Recall

Lembre-se: isso é o que alguns chamam de “AI Explorer”, um recurso que a Microsoft parece estar visando a determinados PCs com NPUs poderosos, como o Qualcomm Snapdragon X Elite e Plus. O Recall permite que os usuários encontrem qualquer coisa em seu PC apenas descrevendo-o. A ideia é que você possa rolar para trás para encontrar aplicativos, documentos ou mensagens que possam ter sido perdidos ou extraviadas. Recall parece ser uma versão atualizada e alimentada por IA do Timeline, a ferramenta organizacional de 2018 que a Microsoft descartou em 2021 .

Carolina Hernandez, gerente de produto da Microsoft, mostrou como estava conversando com a avó sobre um vestido azul que encontrou no Pinterest. Recall permitiu que ela voltasse no tempo, encontrasse a conversa e o link. Ela fez o mesmo em um projeto de criação de uma apresentação de marketing.

O recall é privado, com modelos de idiomas pequenos sendo executados diretamente no seu dispositivo. Ele foi projetado para dar privacidade e você pode excluir documentos e sites dos olhos do Recall.

Live Captions, introduzido pela primeira vez na atualização do Windows 11 2022, é uma ferramenta bacana, embora pouco polida, para aplicar legendas a qualquer fonte de vídeo reproduzida em seu PC: do YouTube (que tem seus próprios recursos de legenda) a apenas um vídeo digitalizado de seu formatura do ensino médio que você armazenou em seu PC.

Espere que a Microsoft reforce os recursos do Live Captions com recursos adicionais ao longo do tempo, incluindo traduções ao vivo entre idiomas estrangeiros. Também poderá ser utilizado em jogos que não têm o nosso idioma disponível.

O Cocreator, parte do Microsoft Paint, foi adicionado no final de 2023. O Cocreator é uma versão simples da arte de IA: diga ao Cocreator o que desenhar e ele o fará. O Cocreator parece um pouco mais simples do que, digamos, Stable Diffusion, pois é útil para editar uma cena ou adicionar objetos ou planos de fundo gerados por IA.

A Super Resolução Automática é uma tecnologia que aprimora automaticamente gráficos e vídeos, adicionando detalhes que talvez não existissem. Usei-o para jogos, mas a Microsoft o anunciou como um upscaler automático de vídeo no Edge. A super resolução de vídeo funciona em máquinas com placas Nvidia GeForce RTX série 20 ou mais recentes, ou placas AMD Radeon RX 5700 ou mais recentes. A Microsoft estava testando-o nas versões beta “Canary” do Microsoft Edge, mas em breve ele passará para a versão estável do Edge. A super resolução está chegando ao aplicativo Fotos para aprimorar suas fotos.

Os efeitos do Windows Studio provavelmente são familiares para você. Encontrei o Windows Studio Effects pela primeira vez há um ano com o Microsoft Surface Pro 9 (5G), um laptop equipado com Arm com o software instalado. No momento, a Microsoft limita isso a laptops com NPUs instalados, já que os efeitos (desfoque de fundo, filtragem de ruído e uma tecnologia um pouco assustadora que faz parecer que você está sempre olhando para a câmera) dependem da IA.

A Microsoft parece estar aprimorando os efeitos do Windows Studio com filtros adicionais.

A Microsoft até exibiu o Copilot interagindo com jogos do Xbox (presumivelmente o aplicativo Xbox). A demo mostrou uma maneira de realmente perguntar ao Copilot qual carta jogar no Paciência ou o que fazer no Sea of ​​​​Thieves. Na verdade, a Microsoft não disse quando esse recurso chegaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *