Desde o dia 18 de janeiro deste ano que o assunto sobre a aquisição da Activision Blizzard está sempre nos sites de notícias, e não é para menos, afinal é a maior compra da história da Microsoft por quase 70 bilhões de dólares. Como é algo gigante, o processo burocrático para aprovação é grande também.
Em um relatório fiscal do último trimestre da Microsoft, tivemos algumas palavras sobre este negócio. A Microsoft voltou a dizer que o metaverso representa uma grande oportunidade para monetização de bilhões de dólares. Desse modo, imagine um mundo digital interativo que mescla navegadores de internet, mídias sociais e plataformas de jogos em um só. É um sonho tornado realidade para empresas como a Microsoft, que ganham bilhões todos os anos com anúncios, licenças e videogame.
Esse potencial é o motivo pelo qual a Microsoft está investindo no metaverso. Os planos ainda não são concretos, mas a empresa confirmou que usará sua compra de US$ 68,7 bilhões da Activision-Blizzard para alimentar suas estratégias de metaverso.
Abaixo, confira as mais recentes palavras da Microsoft sobre o assunto:
“A Activision Blizzard é líder em desenvolvimento de jogos e uma editora de conteúdo de entretenimento interativo. A aquisição acelerará o crescimento do nosso negócio de jogos em dispositivos móveis, PC, console e nuvem e fornecerá blocos de construção para o metaverso“, disse a Microsoft em um novo comunicado 10-K arquivamento SEC.
O acordo foi aprovado pelos acionistas da empresa e a Microsoft espera que o acordo seja fechado até o final do ano fiscal de 2023 (se permanecer incontestável ou bloqueado pela FTC), mas essa é uma estimativa conservadora. A FTC pode aprovar o acordo em 2022. O processo de aprovação está em andamento agora e a Microsoft apresentou recentemente os documentos necessários.
Enquanto isso, a Microsoft fez um recorde de US$ 16,2 bilhões com jogos do Xbox durante o ano fiscal de 22. O ecossistema do hardware, produtos e serviços do Xbox está prosperando mesmo sem o metaverso.