Microsoft não calcula mais o crescimento do Game Pass para determinar a remuneração do CEO

No ano fiscal de 23, as metas de remuneração do CEO da Microsoft, Satya Nadella, não estão mais vinculadas ao crescimento do Game Pass, ao contrário dos três anos fiscais anteriores.

Conforme relatado pela Axios, a Microsoft apresentou recentemente a Declaração de Proxy 2023 (um documento projetado para credores) na Comissão de Valores Mobiliários dos EUA. Para o ano fiscal de 2023 (encerrado em 30 de junho de 2023), os indicadores de desempenho de Satya Nadella incluíam apenas uma métrica relacionada ao lado de jogos da empresa: “Crescimento da receita de conteúdo e serviços do Xbox.”, enquanto anteriormente estávamos falando especificamente sobre o crescimento de assinantes do Game Pass.

A meta de crescimento da receita de conteúdo e serviços do Xbox em 12 meses era de 4,4%, mas a divisão acabou crescendo apenas 0,7% em relação ao ano anterior. Isso representa 10% das metas totais de desempenho de Nadella, acompanhando o crescimento mensal de usuários ativos do Teams (20%), o crescimento de assinantes do Microsoft Cloud (20%) e a receita do Microsoft Cloud (30%).

No geral, a remuneração em dinheiro e ações de Nadella para o ano fiscal 23 foi de US$ 48,5 milhões.

No ano fiscal 20 (encerrado em 30 de junho de 2020), o número de assinantes cresceu 85,75% em relação ao ano anterior, superando a meta de 71%. No ano fiscal 21 (encerrado em 30 de junho de 2021), a meta era de 47,8%, mas os assinantes do Game Pass cresceram apenas 37,5% em relação ao ano anterior. Mesmo no ano fiscal de 22 (terminado em 30 de junho de 2022), o Game Pass cresceu  28% em relação ao ano anterior.

Portanto, o crescimento de assinantes do Game Pass ficou aquém da meta de Nadella. Isso não significa que a Microsoft esteja 100% decepcionada com o desempenho do seu serviço de assinatura, pois a empresa pode ter objetivos internos diferentes.

Pessoalmente, no primeiro semestre vimos uma briga muito intensa pela Activision Blizzard e notei que a Microsft não investiu tanto assim no serviço. Era momento inclusive de perder assinantes, tendo em vista que todo o sucesso do serviço era usado no processo da FTC como possível “monopólio”. A prova disso é que em julho, quando a briga com a FTC estava ganha, entrou GTA V no serviço e sabemos que ele é muito forte.

Agora é usar a Activision Blizzard para conquistar mais usuários em 2024. e quem sabe comprar mais estúdios para se fortalecer. Os últimos dados oficiais comunicados pela Microsoft sobre o Game Pass falam de 25 milhões de assinantes, embora os dados não oficiais apontem para mais de 40 milhões.

 

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