Microsoft não desistiu de comprar a Nintendo e Warner Bros, revela e-mail de Phil Spencer

Em um e-mail de 2020, que surgiu devido a um grave vazamento relacionado ao processo entre a Microsoft e a FTC, Phil Spencer conversou com Chris Capossela e Takeshi Numoto sobre o fato de que uma possível aquisição da Nintendo representaria um momento incrível para sua carreira.

Você deve se lembrar que a Microsoft tentou comprar a Nintendo em 1999, mas é claro que a situação mudou muito desde então e as palavras de Spencer deste ponto de vista delineiam uma estratégia precisa e de longo prazo.

“Takeshi, concordo plenamente que a Nintendo é nosso principal ativo quando se trata de jogos e que os jogos hoje representam provavelmente o melhor caminho para nos tornarmos relevantes aos olhos dos consumidores”, escreveu o chefe do Xbox.

“Tive inúmeras conversas com o CEO da Nintendo sobre como trabalharmos juntos de forma mais próxima e acho que se uma empresa dos EUA puder ter uma chance com eles, provavelmente estaremos mais bem posicionados.”

“O azar (sorte, no caso deles) é que a Nintendo está literalmente sentada sobre uma enorme pilha de dinheiro, tanto que seu conselho de administração não pressionou até recentemente por um aumento adicional no crescimento do mercado ou no valor das ações.”

“Digo ‘até recentemente’ porque nosso ex-membro do conselho da Microsoft, ValueAct, está comprando ações da Nintendo em massa e mantive contato com Mason Morfit durante suas aquisições. É provável que ele pressione por ainda mais ações, o que poderia criar oportunidades para nós.” ”

“Sem este catalisador, de fato, não vejo a possibilidade de uma fusão a curto prazo entre a Nintendo e a Microsoft, e não creio que uma acção hostil seria uma boa medida, por isso estamos a trabalhar a longo prazo, nosso Conselho de Administração viu toda a documentação da Nintendo (e da Valve) e, como eu, é totalmente a favor de uma aquisição onde a oportunidade se apresentar.”

ZeniMax e Warner Bros.

Abaixo, palavras de Phil Spencer, atual chefe do Xbox, em um e-mail vazado de 2020:

“Posso dizer confidencialmente que estamos discutindo a aquisição de duas empresas que estão bastante ativas no mercado de jogos no momento, Warner Brothers Interactive e ZeniMax. Levei a ZeniMax ao conselho de administração na semana passada e, antes de abordar o assunto, perguntei para Emy e Satya se eles queriam que eu diminuísse o ritmo, mas ambos me disseram um firme ‘não‘.”

“Eles estão bem em fazer todos os três se os negócios fizerem sentido. Não vou dizer que Warner Bros. ou ZeniMax são Nintendo, mas ambos estão à venda e podemos comprá-los se as coisas se alinharem. Warner Bros temos que considerar a propriedade dos IPs, uma vez que não possuiremos nenhum deles e isso afeta a flexibilidade a longo prazo, enquanto para a ZeniMax temos que lidar com as expectativas de avaliação dos fundadores da empresa.”

“Mas acho que é provável que uma ou ambas as coisas aconteçam, o que nos ajudará a continuar a duplicar a nossa relevância nos jogos. Para se ter uma ideia de escala, a ZeniMax é tão grande quanto o nosso atual grupo de primeiros estúdios” . , então duplicaria nosso catálogo de conteúdo.”

“A desvantagem é que este é um negócio mais central, menos amplo, não móvel, mais norte-americano/europeu, etc. De qualquer forma, agradeço esta discussão e o fato de terem considerado estas oportunidades.”

“Em algum momento, adquirir a Nintendo seria um momento de definição de carreira, e eu honestamente acredito que seria uma boa jogada para ambas as empresas. Só que está demorando muito para a Nintendo entender que seu futuro existe além do hardware. :-)”

 

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *