No início da semana, surgiu uma notícia que as políticas do termos de uso da Microsoft iriam ser modificadas no dia primeiro de maio de 2018, e assim seria possível suspender ou banir jogadores por ofensas. Entretanto, Mike Ybarra, vice-presidente do Xbox, já afirmou que essa mudança não existem, ou pelo menos não afetarão as contas da Xbox Live.
Ocorre que, não é de hoje que a Microsoft busca combater a toxidade de alguns jogadores, e não será só apenas a partir do mês de maio que o combate ao “linguajar ofensivo” será feito. É proibido xingamentos, racismo, homofobia, assédio sexual e qualquer outra forma de disseminar o ódio entre jogadores, isso não é segredo e isso precisa ser realmente combatido. Então, explicaremos como isso funciona.
Veja abaixo, Ybarra afirma que não existe tal mudança na Xbox Live sugerida pela matéria do IGN:
There is no policy change for Xbox Live. https://t.co/NbpxkGXDUX
— Mike Ybarra (@Qwik) March 27, 2018
Agora pouco, Ybarra volta a confirmar que não serão feitas mudanças:
I guess I will say it again 🙂 there are no changes to Xbox Live.
— Mike Ybarra (@Qwik) March 28, 2018
Contudo, Tom Warren lembra que ofensas já são proibidas e punidas com suspensões e até banimento:
“Microsoft can ban you for using offensive language.” They’ve been doing this for years on Xbox Live. People do love to get in a fluster about service agreements
— Tom Warren (@tomwarren) March 28, 2018
Isso é uma prática que muitos usuários do Windows Club nos relataram, já é possível congelar contas de pessoas tóxicas na Xbox Live, basta reportá-la a Microsoft pelas opções do próprio console. Não terá mudanças, pois a Live já é rigorosa com os infratores, basta denunciar.
As alterações ainda terão, aparentemente, impacto no Skype e em outros produtos da Microsoft, mas no caso da Xbox Live as penalidades já estão presentes.