Microsoft nega que o UWP foi morto pelo PWA

google-microsoft

O Google tem sido o principal campeão dos PWAs (web aplicativos progressivos), que são basicamente sites e/ou aplicativos que se comportam como aplicativos nativos. A Microsoft também vem oferecendo aos desenvolvedores uma maneira de transformar seus sites/ aplicativos em aplicativos Store usando sua ponte “Westminster“. Mas agora a Microsoft está juntando forças com o Google e outros como a Apple em favor do PWA.

Se a nova estratégia da Microsoft funcionar, os PWAs podem ajudar a aumentar o número e a qualidade dos aplicativos na Microsoft Store, mesmo sem a ajuda do Windows Phone. Os PWAs na loja serão empacotados como um Appx no Windows 10 e poderão ser executados em seu próprio recipiente em sandbox.

A Microsoft já utilizou o Bing Crawler para identificar PWAs no ano passado. Os funcionários disseram que revisaram 1,5 milhão de potenciais candidatos e lançarão um “pequeno conjunto de aplicativos PWAs para começar“, que a empresa disponibilizará aos usuários do Windows 10 “nas próximas semanas“.

Os desenvolvedores também têm a opção de enviar proativamente PWAs para inclusão na Microsoft Store. Para gerar um AppX com um PWA, os desenvolvedores podem usar a ferramenta PWA Builder gratuita da Microsoft. Ao enviar manualmente, os desenvolvedores terão a opção de distribuir seus aplicativos na Microsoft Store for Business e Education, também.

E o UWP morreu?

Enquanto alguns entusiastas da Microsoft acreditam que o suporte da Microsoft aos PWAs significa a morte – ou pelo menos, a minimização – da Universal Windows Platform (UWP), os funcionários da Microsoft continuam a insistir que este não é o caso.

Em uma postagem no blog, a Microsoft disse que ainda há casos em que pode fazer sentido para os desenvolvedores ainda desenvolverem aplicativos UWP em vez de seguir no caminho do PWA. No entanto, para os desenvolvedores que estão trabalhando para manter aplicativos que são em grande parte os mesmos em várias plataformas, e funcionam como um Website, os PWAs podem ser usados.

Além disso, os desenvolvedores que estão criando novos aplicativos também podem usar o PWA como uma opção mais rápida e econômica. Vale lembrar que aplicativos ou jogos robustos ficam de fora do PWA.

O que vocês acham?

Via: ZDNET

55 comments on “Microsoft nega que o UWP foi morto pelo PWA

  1. n importa se usem UWP, PWA ou PQP, o importante é q façam! oq n pode é deixar usuários na mão. o mínimo q poderiam e deveriam fazer é sites mobiles o mais completos possível (mesmo sem ser PWA).

    um exemplo de site sacana com o usuário é o olx q n insere na versão mobile algo mt importante pata o uso do site q é o chat. força o usuário a usar o app q n existe p todas as plataformas.

    1. PWA são páginas, caralho

      pouco importa o OS

      vai no celular e entra no instagram.com (se tiver conta) e verá que mesmo usando o Firefox da vida pra acessar, vai ter quase todas as opções do aplicativo, inclusive usar filtros, stories etc

      1. você vai usar PAGINAS para todo tipo de programa ? tipo Adobe ? Autodesk ?

        vc vai usar PWA para games Complexos ?

        CLARO QUE NÃO

        PWA não serve para tudo, principalmente para BANCOS que precisam de segurança

          1. a Adobe já lançou 4 programas UWP

            e Ela já falou que em 2018 irá lançar MUITO MAIS programas no formato UWP

            acho que vc não esta apar das novidade né fera.

            gosta de falar merda mesmo

  2. todos os UWP apps (nativos, não os win32 etc convertidos) são um lixo

    microsoft conseguiu a proeza de afastar os devs que estão migrando para o macOS e iOS

    1. Incrível como os mais usados, facebook, Instagram, Twitter conseguem ser tão podres. Eu até tentei usar durante um tempo, mas não dá. Em um computador por exemplo, não vale a pena usar, mil vezes usar o navegado, mesmo num tablet com Windows eles são horríveis. A propósito, como é sofrível usar um tablet com Windows..

      1. Nessas férias tentei usar exclusivamente as soluções da Microsoft, inclusive no smartphone.

        Conclusão: No smartphone as soluções são bem aceitáveis. Não tão prática como as do Google, porém bem utilizáveis.

        No desktop: sem chance, o Edge é um lixo de navegador e o restante dos apps UWP são um fiasco.

        Não foi má vontade minha não. Talvez para um usuário que use o básico do básico do básico as coisas até funcionem, mas eu larguei os bets.

          1. Mas use um tablet, com Android ou um ipad, usando o YouTube por alguns minutos. Depois ligue um tablet com Windows e tente usar qualquer um desses aplicativos de Windows, mesmo o MyTube é terrível.

        1. Então não seria problema, visto que a maioria dos “usuários são básico do básico do básico”. Então não devem sentir tantos perrengues. Na moral, o quão problemático é o app UWP para vocês?

          Sempre na mesma: “‘todos’ os apps UWPs são ruins”, “perdem para qualquer um do Android”. Até o Edge, que recebeu melhorias desde o seu início, é ruim. Putz.

          1. “Então não seria problema, visto que a maioria dos “usuários são básico do básico do básico””

            Na teoria não seria mesmo, mas o Windows phone já provou que na prática a história é bem outra.

            Nem todos são ruins não, o MyTube e o Netflix são bem legais, mas acaba aí.

          2. Mas os problemas no Windows Phone se justificava mais pela falta de apps, que a ausência de recursos.

            Um ponto ainda sobre a qualidade dos apps é que, os apps só serão melhorados com o uso. Poucas empresas lançam seus apps de forma completa. Eles lançam a versão mínima utilizável (que depende de app para app). E vão atualizando com outras funcionalidades (novas ou antigas).

            Concordo que muitos app pecam, mais na usabilidade. Discordo que fique nisso, essa lista. Um outro bem famoso, que tem o que se espera dele é o Messenger. O Instagram não uso, nada posso dizer mesmo. Disqus é outro que faz o que se espera e assim vai.

    2. Os desenvolvedores da Organização VideoLAN migraram do UWP para os OS da Apple depois do Xbox rodar 8k e os da Apple não? Poxa vida o UWP realmente é muito ruim mesmo. ?‍?

        1. Só um deficiente mental pode usar a versão UWP desse programa em detrimento da versão Win32, a diferença é confrangedora, é a prova provada que foi mais um falhanço da Microsoft.

      1. cara, até a microsoft tá migrando para o iOS

        basta ver que muitos apps da própria microsoft são bem melhores lá na appstore.. isso quando não tem em uwp

        1. Mas isso não indica migração dos desenvolvedores do ecossistema da Microsoft para o da Apple. Ter apps bem mais elaborados nunca foi. Se for assim, sempre dizem que os apps do iOS são superiores ao do Android, logo vemos que há um movimento de migração dos desenvolvedores do Android para iOS. Isso não é argumento.

          “cara, até a microsoft tá migrando para o iOS”
          Acho que seu significado de migrar tá muito diferente do usual. O que vejo é o desenvolvimento de apps feito pela Microsoft para Windows, iOS, Android, Linux, web, MacOS. O que não é problema. A não ser a quem queira enxergar problema nisso.

          “isso quando não tem em uwp”
          Vejo dois grandes motivos para isso: a Microsoft possui muitas soluções e portá-las para UWP não será algo trivial. Principalmente quando exigir uso de recursos que a API do UWP não tem ainda. Outro é que, há apps que se fazem necessários no ramo de smartphones. O resto tu já sabe.

  3. A nova ilusão dos iludidos. Pra apps muitos básicos serve, pra quem tem aparelhos com pouca memória, pouco poder de processamento. Veja um exemplo, o Twitter, o aplicativo completo tem dez vezes mais funcionalidades do que o Twitter PWA, quem tem dúvidas roda os dois aí agora e verás.

  4. todos os UWP apps (nativos, não os win32 etc convertidos) são um lixomicrosoft conseguiu a proeza de afastar os devs que estão migrando para o macOS e iOS

  5. UWP só faz sentido se tiver a plataforma mobile para compartilhar experiência e economizar trabalho no desenvolvimento. No desktop sozinho não existe a menor necessidade de um novo paradigma, e que faz menos, já que o XAML do WPF oferece muito mais (tanto nos controles de interface quando nas APIs do sistema), e… tem os navegadores.

    1. Acredito, desde o lançamento dos UWPs, que ele se justifique pelos jogos. Tanto para Xbox quanto para PCs. Nesse caso, o mobile não é um grande requisito. Quanto aos apps, realmente o mobile seria o chamariz.

      “No desktop sozinho não existe a menor necessidade de um novo paradigma, e que faz menos, já que o XAML do WPF oferece muito mais (tanto nos controles de interface quanto nas APIs do sistema)”
      UWP tá no começo ainda. WPF já existe há tempos. A API dos UWPs vem sendo sendo constantemente atualizada pela Microsoft.

  6. Só um adendo nessa imagem da chamada, hosted web apps vieram muito antes dessa frenesi de PWA. Mas é fato que quando a inovação vem da microsoft, ninguém se importa, mas se a google fizer a mesmíssima coisa, céus…

  7. você vai usar PAGINAS para todo tipo de programa ? tipo Adobe ? Autodesk ?vc vai usar PWA para games Complexos ?CLARO QUE NÃOPWA não serve para tudo, principalmente para BANCOS que precisam de segurança

  8. Firefox OS podia voltar agora, pq ele foi o primeiro mesmo a tentar fazer isso.
    Aliás, que saudade do meu. Achava melhor que o Android e tão bom quanto o Windows Phone/Mobile.

  9. Mas use um tablet, com Android ou um ipad, usando o YouTube por alguns minutos. Depois ligue um tablet com Windows e tente usar qualquer um desses aplicativos de Windows, mesmo o MyTube é terrível.

  10. Então não seria problema, visto que a maioria dos “usuários são básico do básico do básico”. Então não devem sentir tantos perrengues. Na moral, o quão problemático é o app UWP para vocês?Sempre na mesma: “‘todos’ os apps UWPs são ruins”, “perdem para qualquer um do Android”. Até o Edge, que recebeu melhorias desde o seu início, é ruim

  11. Firefox OS podia voltar agora, pq ele foi o primeiro mesmo a tentar fazer isso.Aliás, que saudade do meu. Achava melhor que o Android e tão bom quanto o Windows Phone/Mobile.

  12. Não me parece que a Microsoft deva insistir nos UWP, não tiveram grande aceitação até agora, nem por parte dos desenvolvedores nem por parte do público eu pessoalmente tenho uma percepção negativa deles, acho que são muito piores que a sua versão em win32, tanto que a sua maior razão de ser eram as várias telas. Mas como as telas inferiores a 6” já eram, então não existe mais nenhuma razão válida para alterar algo que, acho eu, ninguém quer alterar. A Microsoft sempre teve a fama de querer dominar o mercado, aceitar os UWP era dar todo o poder à Microsoft, a resistência é natural e a Microsoft contra o “mundo” não vence, como já foi provado no mobile.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *