Historicamente, o mercado asiático tem sido o ponto obscuro da Microsoft. A empresa fez várias tentativas desde o início da marca Xbox para se estabelecer nesse mercado, mas foi só há alguns anos que conseguiu ganhar uma massa notável de jogadores japoneses.
Jogos como Minecraft ou serviços como Xbox Game Pass estão fazendo com que os consoles e videogames da empresa vendam mais no Japão. Na verdade, segundo o responsável pelo território asiático Jeremy Hinton, é no mercado japonês que a marca Microsoft mais cresce.
Esta informação vem de uma entrevista de Hiton para IGN Japão, onde ele fala especialmente desse crescimento. O exemplo mais claro pode ser encontrado com Sea of Thieves, que graças à sua localização japonesa conseguiu um aumento incrível de jogadores. Além disso, seus dados indicam que muitos dos que estão adquirindo um Xbox Series X|S são jogadores que nunca tiveram um console da Microsoft, ou mesmo aqueles que o abandonaram após o Xbox 360.
O conteúdo e os jogos dos estúdios japoneses também cresceram nos últimos tempos, e isso obviamente não só ajuda a crescer no mercado japonês, mas também é algo que os usuários do resto do mundo vêm pedindo há algum tempo. O maior expoente disso é a saga Yakuza, da qual podemos desfrutar completa e gratuitamente graças ao Xbox Game Pass.