Microsoft ofereceu decreto de consentimento de ‘Call of Duty’, mas FTC nem avaliou

O último esforço da Microsoft para evitar um processo da FTC sobre sua compra de US$ 69 bilhões entre a Activision e a Blizzard incluiu uma oferta para entrar em um decreto de consentimento juridicamente vinculativo para tornar “Call of Duty” disponível em consoles rivais por 10 anos, disse o presidente e vice da empresa presidente, Brad Smith.

Smith, respondendo à pergunta de um acionista durante a reunião anual da Microsoft, disse que a empresa fez a oferta de assinar um decreto de consentimento antes que os comissários da FTC se reunissem com a empresa na semana passada.

A FTC anunciou sua oposição formal ao acordo na tarde de quinta-feira, colocando a disputa nas mãos de um juiz de direito administrativo. Anunciado no início deste ano, o negócio seria a maior aquisição da história da empresa. A Activision-Blizzard é a gigante dos jogos por trás de franquias como “Warcraft”, “Call of Duty” e “Candy Crush”.

“Estou desapontado porque a FTC não nos deu a oportunidade de sentar com a equipe para conversar sobre nossa proposta, nem mesmo para ver se havia uma solução ali”, disse Smith. “… Se há uma coisa que todos nós sabemos, seja você um governo, uma empresa ou um pai conversando com seus filhos, você nunca resolverá um problema se não tentar.”

A Microsoft ofereceu à Sony um contrato de 10 anos para continuar disponibilizando “Call of Duty” para PlayStation e seu serviço de assinatura PlayStation Plus. A Microsoft também anunciou um acordo na semana passada para trazer “Call of Duty” para a Nintendo se o acordo com a Activision for concluído. “Call of Duty” não está atualmente disponível para Nintendo Switch.

Ao se pronunciar contra o acordo na semana passada, a FTC disse que a “conduta anterior” da Microsoft após a aquisição da ZeniMax Media, controladora da Bethesda Game Studios, no ano passado, por US$ 7,5 bilhões, tornou os atuais compromissos da Microsoft na aquisição da Activision-Blizzard não confiáveis, “apesar de quaisquer garantias que a empresa possa oferta em relação aos seus planos.”

A União Europeia desmentiu a FTC afirmando que a Microsoft não prometeu que os jogos da Bethesda fosse multiplataforma, e mesmo assim, eles sendo exclusivos não geram monopólio no mercado de jogos.

A Microsoft contestou a caracterização da FTC de seus compromissos e ações naquela aquisição anterior.

“Call of Duty”, uma das franquias de jogos mais bem-sucedidas da história, é um ativo-chave na proposta de aquisição da Activision e um importante ponto de discórdia na revisão regulatória nos Estados Unidos e no exterior.

“A realidade é que, no mercado de consoles, toda empresa quer ter alguns títulos exclusivos, porque é assim que você constrói lealdade. Hoje, a Sony tem 286 títulos exclusivos. O Xbox tem 59”, disse Smith na manhã de terça-feira. “Portanto, um juiz de direito administrativo terá que decidir se passar de 59 para 60 é um perigo tão grande para a concorrência que ele deve impedir que isso avance”.

Smith caracterizou esse perigo como teórico, dizendo que a Microsoft “disse explicitamente de várias maneiras” que não tornará “Call of Duty” exclusivo para o Xbox.

Além de levantar preocupações regulatórias, a Microsoft diz que tornar “Call of Duty” exclusivo seria um erro financeiro, tirando receitas importantes e criando um pesadelo de relações públicas, alienando um grande grupo de fãs leais.

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