A Microsoft pode estar trazendo tecnologia atualizada para futuros controles do Xbox na forma de motores hápticos. Primeiramente descoberta pela Tech4Gamers, uma patente recentemente registrada sugere que os controles do Xbox receberão novos recursos de feedback háptico em breve.
De acordo com o resumo da patente, o novo motor apresenta um alojamento, conector e motor háptico. Após a ativação, o motor háptico irá “mover-se em relação ao alojamento para gerar o feedback háptico”.
Na descrição da patente, é alegado que o motor háptico pode ser ajustado “dinamicamente” para otimização do dispositivo. Além disso, é dito que o motor pode criar dois tipos de vibração para aumentar a profundidade e a sensação do feedback. Com base no conteúdo completo do documento, é sugerido que os jogadores teriam uma experiência mais personalizada com os novos motores.
“Os conceitos descritos aqui melhoram a resposta háptica de um dispositivo ao incorporar subcomponentes hápticos em uma arquitetura mecânica móvel ou flexível do dispositivo que permite que o motor háptico se mova em relação a um alojamento do dispositivo”, diz a patente. “Isso permite que um componente háptico de menor custo, peso, tamanho e consumo de energia tenha um desempenho semelhante ao de um componente háptico maior, ou melhore a resposta háptica do componente háptico maior.”
Com esses novos motores hápticos móveis e ajustáveis, parece ser a resposta da Microsoft ao popular controle DualSense introduzido nesta geração de consoles pela Sony. A Microsoft vem desenvolvendo seu novo controle Sebile há algum tempo, e este pode ser o começo para descobrir alguns de seus recursos.
De acordo com Jez Corden, do Windows Central, este novo controle provavelmente não será lançado antes da próxima geração de hardware do Xbox.