Microsoft procura aumentar as vendas de seus jogos, levando alguns para o Steam

Com a chegada do Windows 10, a empresa de Redmond mudou sua estratégia em relação aos seus jogos serem restritos ao Xbox One, levando muitos deles também ao seu sistema operacional através da Microsoft Store, uma decisão que fez com que esses jogos alcancem um maior número de usuários e, portanto, oferecer receitas mais elevadas. Além disso, não faz sentido a própria empresa neglicenciar o Windows e todos os fabricantes que apoiam o sistema.

Agora, depois de trazer seus títulos para o Windows 10, a empresa deu mais um passo ao anunciar que muitos deles, especificamente os desenvolvidos pela THQ Nordic, em breve chegarão à plataforma da Valve, a Steam.

Assim, os usuários do Steam poderão acessar  determinado pelo jogos como ReCore: Definitive Edition, Super Lucky’s Tale, Rush: A Disney-Pixar Adventure, Disneyland Adventures e Zoo Tycoon: Ultimate Animal Collection, todos os títulos desenvolvidos pelo estúdio austríaco.

Ainda há muitas incógnitas a descobrir e não sabemos se será uma decisão que afetará apenas determinados jogos ou, pelo contrário, se o resto dos títulos da empresa seguirão o mesmo caminho. Vale notar que, no Steam não possuem jogos Xbox Play Anywhere, e assim os jogos só valerão para o PC. Caso escolha adquirir o Recore ou o Super Lucky’s Tale pela Microsoft Store, será possível instalar qualquer um destes sem custo adicional no Xbox One.

A Microsoft tem feito investimentos para afastar o seu mercado de ameaças como Steam Machines, e tem dado certo. Além disso, o PC Gaming é uma área lucrativa e muito apoiada por vários parceiros e fabricantes, e é bom ver a empresa apoiando o PC.

Fonte

189 comments on “Microsoft procura aumentar as vendas de seus jogos, levando alguns para o Steam

        1. Do inglês “pony”, que rima com “Sony”.

          E “Xbox não tem jogo” também veio do inglês (“Xbox has no games”).

          Gamer brasileiro é tudo papagaio, nem memes conseguimos criar.

          Porém, as manifestações dos fãs de PlayStation na internet costumam ter a mesma riqueza que os relinchos de um pônei, então eu creio que o apelido lhes sirva.

          1. Ahh, tá. Pony… Sony. Nice. Tem tempos que eu estava quebrando a cabeça tentando entender a relação do sonysta com um pônei.

            Essa do “Xbox has no game” eu também desconhecia.

            “Porém, as manifestações dos fãs de PlayStation na internet costumam ter a mesma riqueza que os relinchos de um pônei, então eu creio que o apelido lhes sirva.”

            Kkkkkkkkkkkkkkk

            ??

  1. Burrice! Quer vender jogos/console? deixa eles exclusivo do console! Eu curto muito os jogos da Microsoft. mas é burrice lançar pra pc! por esse motivo, a Sony manda melhor! foca no console!

    1. A Sony foca na pior rede, na pior dash, no pior controle, nos preços mais caros de jogos, na falta de serviços, na falta da retro, na falta de suporte ao cliente e nos piores exclusivos (de acordo com as tendências de mercado, não com as notinhas de Metacritic). Vc acha que o PS Now é um serviço burro ? Deve ser burro, pois é um serviço da Sony focado no PC. Ou será que o burro aqui é vc ?

    2. A MS lança do PC porque ela pode. Ela oferece um excelente console com excelente serviços. E oferece seus jogos exclusivos no console e também no PC. A Sony não pode se dar ao luxo de lançar seus jogos no PC. Pra isso ela deveria melhorar muito o console e serviços.

    3. falavam a mesma coisa quando a MS lançava algo do windowsphone pro android/ios, LOL

      mano, MS é capitalista, onde tiver nego querendo comprar ela vai vender

    4. É burrice não. Consoles não vendem por causa de jogos exclusivos. E outra informação é que um console vendido não dá lucro pra produtora, ele praticamente sai a preço de custo, pra lucrar depois com serviços e jogos. Com o console em si, quem lucra são os distribuidores, a produtora não. Por isso a quantidade de consoles vendidos não importa pra elas, pois isso não dá retorno necessariamente. Pra elas, Sony e Microsoft, o que mais importa são os consoles que estão ativos na PSN e na LIVE consumindo serviços e jogos.
      Que bom que esses jogos chegarão ao PC; será mais gente pra poder aproveitar bons jogos. Super Lucky’s Tale fez minha esposa – que não joga videogame, jogar. Temos que parar com a ideia restritiva de conteúdo e ampliá-la. Ter mais opções onde jogar um jogo é uma vantagem e não uma desvantagem.

  2. Pra Microsoft é ótimo, pro Xbox é péssimo pois é um motivo a menos pra se ter o console.
    Afinal qual é a intenção da Microsoft levando os seus jogos pro STEAM, qual será o próximo passo, lançar no PS também? É só o que está faltando.

    Microsoft no futuro vai ser só software?

    1. quem quer PC vai comprar um PC, quem quer console vai comprar um console

      não vai ser meia dúzia de joguinhos q vai mudar a opinião

    2. Consoles não vendem por causa de jogos exclusivos. E também um console vendido não dá lucro pra produtora, ele praticamente sai a preço de custo, pra lucrar depois com serviços e jogos. Com o console em si, quem lucra são os distribuidores, a produtora não. Por isso a quantidade de consoles vendidos não importa pra elas, pois isso não dá retorno necessariamente. Pra elas, Sony e Microsoft, o que mais importa são os consoles que estão ativos na PSN e na LIVE consumindo serviços e jogos.
      Que bom que esses jogos chegarão ao PC; será mais gente pra poder aproveitar bons jogos. Super Lucky’s Tale fez minha esposa – que não joga videogame, jogar. Temos que parar com a ideia restritiva de conteúdo e ampliá-la. Ter mais opções onde jogar um jogo é uma vantagem e não uma desvantagem.
      E pra Microsoft, não importa se ela vende o jogo no Xbox, na Microsoft Store ou na Steam; ela vai lucrar de qualquer forma, mais ou menos, mas ganha mais de qualquer forma do que ter apenas o jogo no console, mesmo que na Steam sejam mais barato, pq ela ganha em escala.

      1. Eu não vejo problemas nisso, acho legal, mas isso tá na cara as intenções da Microsoft de focar mais no software e cada vez menos no hardware, no futuro acredito que o Microsoft Studios estará não só no PC mas também na Nintendo e PS se assim continuar. Afinal o lucro é no software.

        1. Não há indícios disso; pode parecer pra você porque ela dá muito valor onde ela tem ganhos maiores. Tanto não é verdade que hoje, em termos de hardware, ela tem o melhor do mercado. Investir mais num lado, não exclui o outro.

          1. Ela tem o melhor e mais caro hardware que vende menos que PS4 e Switch segundo o NPD em 2018, o Xbox não venceu nenhum mês sequer, e pra uma empresa que busca máximizar lucros ter um hardware caro com o qual não se tem lucro e o mesmo ainda sim ficando aquém dos concorrentes, sei não.

          2. Ela não tem apenas o hardware caro, lembre-se do One S que é o que mais vende entre os dois ( S e X )

        2. Me diga qual foi a encrenca da EA com a Valve que fez a EA criar a Origin.

          Agora me diga se é bom negócio a Microsoft deixar de ter sistema operacional, loja e serviços próprios pra vender jogo na PSN.

          (até porque a Sony não permitiria um app do Xbox no PlayStation)

    3. Cada uma a Microsoft investe cada vez mais e mais no xboX brother vc esquece que muuuuita gente prefere videogames a Pc e muitos gostam da marca independente de onde seus jogos estejam

      1. eu gosto muito dos exclusivos do PS, mas a Microsoft como empresa teve maior prioridade, melhor suporte a longo prazo e jogos mais em conta

  3. Se não pode ganhar, JUNTE-SE a ela!! Esperando ansiosamente o Age of Empire Definitive Edition no Steam, qdo sair lá eu compro!

      1. A Windows Store tem um defeito muito chato, que é não permitir fazer backup dos apps e (principalmente) jogos. Mesmo você movendo os apps para outra partição em uma eventual formatação, quando for apontar o novo destino para essa partição a pasta é reconstruída e o conteúdo excluído.

        1. Sim, mas hj o Xbox não representa muito dentro das divisões da mesma, mais especificamente o Xbox representa 11%de todas as receitas da empresa segundo o último balanço.

          1. Eu não disse que é pouco, somente que não é um Office pra garantir este grande investimento com o qual o colega acima sonha kk

          2. Eu podia falar pra ir pesquisar, mas só o fato de a Microsoft investir em jogos desde os anos 90 (com o DirectX) já invalida essa ideia de que não investiriam grana alta no mercado de jogos.

            Até porque do contrário não haveria Xbox, nem eles teriam tentado criar coisas como o GFWL.

    1. A treta do Gabe com a MS é por conta de ter que pagar uma espécie de licença por conta do aplicativo da loja Steam.
      Isso vale pra qualquer app que ofereça serviço pago pro usuário, no caso, games entra nessa lista como serviço. Programas que são apenas pagos pra ter a licença como por exemplo, Photoshop, o valor da tal licença é bem menor.
      Essa tal licença é um dos motivos que Netflix faz tanto dinheiro, por ser usado via navegador e não ter um aplicativo próprio.
      E a tal licença é um dos motivos que o Gabe tenta fazer o Steam OS ser popular, mesmo com base em linux.
      O maior problema é que a grande parte de desenvolvedores de jogos utiliza Directx, que é da MS, assim como os programas feitos pra se desenvolver os jogos, utilizam programação baseada em desenvolvimento para sistema windows.
      O ódio do Gabe pela MS vem de uma frustração de que não tem como alguém, mesmo com um investimento enorme, conseguir fazer grande parte do mundo deixe de usar windows.

        1. eu não acho legal a ideia de “comprar o concorrente”.
          é bom ter concorrência, até porque a sony só anda fazendo cagada e a nintendo só tem aquele público de sempre.

        1. Como assim estragou o Skype? O Skype For Bussiness é muito usado em grandes empresas (na minha por exemplo). O que ferrou o skype aos consumidores comuns foi um aplicativo que provavelmente você tem, chamado WhatsApp. Eu tenho Skype e só uso quando tenho que falar com minha irmã por video conferência (ela mora em outro pais). De resto, é só WhatsApp. O WhatsApp substituiu inclusive o serviço de SMS. Ninguém usa mais.
          Isso é concorrência, mercado, inovação.

          Já o Linkedin continua sendo o mesmo. É basicamente uma rede de contatos profissionais.

          1. skype for business é uma coisa e o skype é outro, tanto é que vão descontinuar o for business pra migrar pro Teams

        2. Linkedin? tá louco, a MS comprou e manteve o controle com os desenvolvedores originais? O Skype até que vai. Agora aprende que a MS que comprou o Skype não é a mesma de agora. Satya Nadella não é o Ballmer e tudo o que ele vem fazendo está tendo ótimos resultados para a MS. Inclusivo os desenvolvedores estão vendo como a MS mudou, sendo mais aberta ao códigos abertos, nuvem e mais contato com os próprios desenvolvedores. Fez uma ótima integração do Xamarin com Visual Studio, e é dona do Visual Code, a nova “IDE queridinha” dos desenvolvedores. Enfim, a MS de antes poderia ser odiada mas agora ela está fazendo o dever de casa direitinho.

          1. sim, o indiano não é ballmer, se fosse teríamos um lumia até hoje… mas o nutella só quer saber de lucros

            veja o xbox, no começo era um fracasso, mas insistiu tanto que hoje é relevante

    2. Uehauehuae o cara ta viajando. Primeiro: Tu acha que o Gabe vai deixar de ganhar rios de $$$$ vendendo a steam? O cara já ultrapassou a casa dos bilhões de dólares em sua fortuna.

      Valve e steam só serão vendidas se ele QUISER!!!

      Segundo: Viaje menos.

      1. Imprima sua opinião em uma folha a4 é dobre até ficar bem pequeno, depois pegue um pote de vaselina é mergulhe o pedaço de papel… depois intrusa ele levemente em suas pregas anais
        Seu otário

        1. Já até sabe o procedimento de como fazer hahahahaha
          Se é essa a sua resposta de um pivete sem intelecto de um homem pra rebater o comentário do outro, se esforce mais da próxima vez. Tá fraco e ao mesmo tempo mostrando o nível dessa parte da comunidade Xbox.

  4. Consoles não vendem por causa de jogos exclusivos. E também um console vendido não dá lucro pra produtora, ele praticamente sai a preço de custo, pra lucrar depois com serviços e jogos. Com o console em si, quem lucra são os distribuidores, a produtora não. Por isso a quantidade de consoles vendidos não importa pra elas, pois isso não dá retorno necessariamente

    1. Nintendo mandou um abraço. 90% dos jogos são dela mesma. Os consoles dela vivem dos próprios exclusivos. Querendo ou não exclusivo vende console. Foi o motivo de eu ter adquirido um PS4.

      1. Não entendi… Você vendeu seu Ninho Soley, e comprou Pray4. E perde seu tempo pra vir aqui. Achar que fez grande coisa ?
        Ah sim, blz… Força ae Zé Mané Pray 4…kkkkkkkk

          1. Ooooo quueeeeeee…
            Você viu o nome do site ?
            Aqui é Windows Club. Xbox é Microsoft.

            Agora eu procurei muito sobre Ninho Soley e Pray4 não achei nada… ?????

      2. A Nintendo é exceção. E você é exceção tb. Joga no PC e tem o luxo de ter ainda um console.
        Mas a grande massa não compra console por causa de jogos exclusivos. Se assim fosse estes jogos seriam líderes de venda. Chutando muito alto, o tempo de gameplay gasto durante um ano todo em jogos exclusivos do PS e do XONE não deve chegar a 5%. Eu arriscaria aí no máximo 2%, o restante do tempo é gasto em jogos multiplataformas.

          1. Nego aqui da WC é meio retardado, o site foi escolhido pra ficar boteado por aí, e nego responde ainda, só podem ser retardados.

        1. A Nintendo a chamada e exceção somente porque os exclusivos bdela são bem específicos. Mas é óbvio que os exclusivos são um dos fatores que contribuem para a escolha de um console. Seus números não tem nenhum embasamento como vc mesmo admite. Soam como uma tentativa de se apegar a uma realidade paralela. Não sei com q intenção. Defender sua plataforma favorita, talvez?! Fica claro que jogos com grande apelo multiplayer são os que demandam mais horas de jogo. Fortnite, pbug, FIFA, GTA, etc. Os exclusivos também servem para trazer junto as vendas de multiplataformas pq um cara que quer jogar GTA ou fifa, mas ainda não sabe em qual console e vê que no PS4 tem homem aranha, god of war, Horizon zero dawn e uncharted (citando alguns dos mais populares) pode muito bem escolhe-lo. E acredito que isso que tem acontecido pra justificar a imensa vantagem do PS4 em vendas. Os exclusivos são campeões de vendas dentro do seu universo e esses que eu citei não me deixam mentir. E o homem aranha ainda está na pré venda.

        2. kkkkkkkkkk

          Fala isso que não tem console com reais exclusivos.

          Ninguém gosta de todos os exclusivos de uma plataforma.

          Tá aí o segredo… Lançar vários e com variedades.

          Eu cago pra Infamous, mas gosto de Uncharted, GOD…

          Se não vendesse, pq então o PS4 vende mais? PQ o Switch logo logo vai passar o One?

          Vai falar que é a midia sonysta ou a E3 de 2013?

          1. Grande merda eu cago pra todos exclusivos da sony e da Nintendo!!! Vai de gosto e marketing amigo! Gosto e Marketing!!!

    2. Discordo totalmente. Quem inventou essa lorota de q consoles não vendem por causa de exclusivos quer dar desculpas. E vc, geralmente, só ouve isso de caixistas. Mas me pergunto: por que será?
      Se consoles não vendem por causa de exclusivos, pq o PS4 e o Switch tem sido os consoles mais vendidos dessa geração? Por causa do seu online? Por causa dos preços dos seus jogos? Por causa da resolução? Recomendo reavaliar essa afirmação, pq até mesmo os donos de Xbox que cogitam ter um outro console como secundario, sempre dizem: “ahhh, vou comprar só pra jogar os exclusivos mesmo. Os multis eu jogo no Xbox ou no PC.”
      Esse erro de dizer que o exclusivo tem q vender o mesmo que a base instalada é um erro seja lá a qual console vc for se referir.

        1. Pq não existe só o god of war no PS4, né garotinho?! Aliás, já deve ter passado e muito de 5 milhões. Esse número aí já é antigo. Pq não tem 80 milhões de GTA no PS4? Pq não tem 80 milhões de fifa 18 no PS4? Pq não tem 40 milhões de forza 7 no xbox. Pq vc vai na padaria compra um pote inteiro de manteiga, mas compra só 5 pães? Pq vc compra varios pares de sapatos se só tem 2 pés? Para de repetir bobagens de Xbox mil grau e raciocina por conta própria. Tenta pelo menos. Ainda não comprei persona 5, ni no kuni 2 e Detroit. Mas qd eu comprar, pq eu quero jogar, talvez eles ainda assim tambem nunca cheguem a 80 milhões, mas vc se sinta reconfortado pra compensar a falta que vc sente de grandes jogos exclusivos no seu querido Xbox.

          1. To batendo 400 jogos fera, acha que tenho falta de jogo? Vc ta maluco, completamente iludido, sinto até pena.

        1. Valeu, amigo. A verdade é q eu compro mais jogo do q consigo jogar por causa do tempo kkkkkk. Mas tá aí… Pra acabar com a falácia de q ninguém pode dizer q prefere o PS4 por causa dos exclusivos. Pré venda do homem aranha em mídia física já tá feita. 😉

      1. Outro chute! Só pra variar…
        Ta! O lucro de verdade vem da venda dos jogos. E vc acha q faz como pra vender jogo dentro de um console se não vende console? Kkkkkkk
        Me falta 5 multiplataformas que venderam mais no Xbox do q no PS4. Duvido! Vamos lá…

          1. Ficou sem argumentos aí quer ofender, né?! Ta se vendo que logo que é um garotinho juvenil. Kkkkkkk piada mesmo!

  5. Já foi dito que alguns dos jogos eventualmente iriam pro steam pra chegar aos jogadores que usam win 8.1 e 7.
    Vão ser apenas jogos com conteúdo voltado ao single player.

  6. Eu já não tenho objeção alguma na MS publicar seus jogos na windows Store, e não teria também com a Steam. De todo modo, gosto de jogar em console mesmo por conveniência, não tenho interesse em jogar no Pc. Se um dia eu vier a mudar de ideia, ou se o cenário dos games tiver uma mudança mais radical, posso reavaliar minha posição sem o menor problema.

  7. A Microsoft levou seus apps para Android, e o que aconteceu: Eu não preciso comprar Windows Phone porque tenho os apps da Microsoft no Android.

    Agora ela vai levar aos jogos para a Steam. Resultado: Adeus Windows Store.

    Microsoft precisa reaprender o que era ter Ódio no Coração pela concorrência como o que tinha no final dos anos 90 e Início dos anos 2000.

  8. Esperando lançar o Forza 7 Steam, pois o desempenho dele baixado pela loja e de brochar, um puta jogo mal otimizado, i7 e 1080 e tem hora que eu abro o jogo trava de eu ter que reiniciar a maquina, e tem hora que vai de boa e não sai do 60fps, vai entender….

      1. Não é impossível. Ryse: Son of Rome, Killer Instinct (tenho ambos lá já Steam), Ori, Cuphead, ReCore, Super Lucky’s Tale, Quantum Break, Dead Rising 3 e 4. Todos e mais alguns outros já estão disponíveis lá na Steam.

          1. Errado. Comprei o Killer Instinct na Steam em pormoção por menos de 20 pilas. A versão de graça na WS é apenas com um personagem. Sei disso porque joguei por lá. A versão Steam é completa. A versão completa da WS é paga também.

        1. De todos que você citou só Killer Instinct é propriedade da Microsoft. Se vier acontecer provavelmente será o FM6 a ser lançado na Steam pra captar novos fãs a usar a Microsoft Store.

          1. Eu desconheço… mas vou pesquisar mais a respeito. No site oficial desses jogos deve ter essa informação.

          2. Sim, tem lá. No site de Trademarks e patentes tambem. E tambem nos trailer oficiais, só ler no final que está la “Ori bla bla bla is a trademark of Microsoft” alguma coisa assim.

          3. Bom saber! Sabemos que com esses jogos terão suporte eterno e teremos novidades desses estúdios. Também são ótimos para permanente completarem o catálogo do Xbox Game Passar.

  9. Imagino que o contrato de exclusividade era temporária na Windows Store, como ja aconteceu com outros jogos (Quantum Break por exemplo).

    Agora se não for isso eu tbm não vejo problemas a MS lançar os jogos na Steam.. Muita gente não joga os jogos por não ter na Steam, levar essas IPs novas pra Steam é uma oportunidade de mais jogadores conhecerem os jogos, e quem sabe, vender o suficiente pra termos sequencias melhores (digo em relação a Recore e Lucky Tale que acredito que são 2 jogos que podem melhorar)

  10. Os jogos que estão indo pra lá são ReCore e Super Lucky’s Tale. Nada de amedrontador, considerando que Cuphead foi lançado no Steam.

    Nessa treta Microsoft x Valve o problema é que o Ballmer cagou com a Windows Store, aí fica difícil correr atrás do prejuízo. Se o Windows 8 não tivesse existido, quem sabe as coisas não poderiam ter sido diferentes.

  11. A pergunta é qual o problema da MS lancar seus jogos na steam ? Porque basicamente ela e uma loja de jogos e isso que eu nao entendo porque todo mundo sabe que as empresas de games só tem lucros com software

      1. Acredito que seja o valor dos jogos e também steam tem muito mais popularidade na venda de jogos as pessoas que jogam no Pc tem mais afinidade em comprar lá

        1. Então as pessoas estao deixando de jogar por gostar do jogo e agora estao jogando por causa da loja q é mais bonita? n consigo ver logica nisso. Se eu quero um jogo eu vou joga-lo, pode ser numa loja da china, me entregando o jogo q eu quero, nao consigo ver qual o problema nisso.

          1. mas oq eu perguntei foi, qual a dificuldade de comprar em outras lojas, e depois vc disse q compra em outras lojas, entao n vejo dificuldade nenhuma, n entendo pq o pessoal q boicotar tudo q n é steam, acho q o cara acertou e os usuarios ja estão doutrinados.

          2. Oxi mas eu respondi jóvis. Eu disse que a dificuldade está na diferença dos preços, na diferença dos port dos jogos e que a Steam não é apenas uma loja. Ela é uma comunidade que possui uma loja.

            Sem falar que a loja da Microsoft é bugada ainda. Tem muito o que melhorar.

          3. Diferença no port? loja bugada? parece q vc ta falando algo q ouviu falar por a, fica dificil levar a serio.

          4. eu ja baixei o Recore na microsoft store e baixou em 1 dia praticamente de tão rápido que foi

      2. O problema está na diferença de port dos jogos de lá, nos preços, na loja toda bugada. Dentre outros vários fatores. Visto que steam não é apenas uma loja. Muito pelo contrário. É uma comunidade gigantesca cheia das coisas que possui sua loja.

        Caraca! Se eu fosse citar em detalhes iria ficar uma biblia isso aqui. Existe uma discrepância entre as duas, um abismo.

        1. Sim, mas vc vai comprar o jogo ou vai ficar passeando na loja? a maioria da galera do pc baixa torrent, n tem loja, n tem firulas, nem nada. n entendo qual a dificuldade de usar 2 ou mais lojas, ou comunidades, ou seja la oq for.

          1. Meu fiiu. Às vezes eu abro a Steam e não jogo nada. Vou jogar jogos na Uplay, Origin, Battle Net ou os jogos da Microsoft como Gears ou Forza.

            Steam é muito mais que uma loja ou um simples app pra jogar.

            Só quem joga no PC vai entender o que eu estou querendo dizer aqui.

          2. acho q entendo oq quer dizer, tenho amigos q vão jogar algum exclusivo do ps4 e ligam o xbox so pra ficar no grupo com os amigos.

  12. Eu só gostaria que ela lançasse o Forza Horizon 2 pra PC, poderia ser na Steam, poderia ser na Store, poderia ser até no torrent kkkk eu só queria jogar no meu PC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *