Microsoft Q4 2015: Surface está forte, mas e o Windows Phone?

Bill-Gates

A Microsoft publicou o seu relatório fiscal do último trimestre de 2015 (ou Q2 2016 no ano fiscal). A empresa obteve 6,3 bilhões de dólares de lucro líquido e 25.7 bilhões dólares em receitas.

Como esperado, a parte impressionante da empresa continua a ser o Surface, a nuvem e o Azure. Enquanto o Windows 10 ficou  gratuito, a empresa utilizou a nuvem e sua oferta de servidores para equilibrar as perdas por conta dessa gratuidade.

A receita do Surface cresceu 29% desde o último ano e gerou 1.35 bilhões de dólares. A Microsoft diz que o Surface Book e Surface Pro 4 ajudaram a alavancar a receita do Surface. Ao mesmo tempo, a receita do Windows Phone caiu 49%, resultado da falta significante de telefones no mercado. A Microsoft não tem lançado muitos Lumias ao redor do planeta.

Além disso, os Lumias 550, 950 e 950 XL chegaram no perto do final do trimestre. É o preço pelo atraso do Windows 10 Mobile.  A Microsoft vendeu apenas 4.5 milhões de Lumias.

No lado dos games, a Microsoft observa que os usuários da Xbox Live cresceram 30% desde o ano passado e chegou ao número de 48 milhões, é muita gente. No entanto, a receita de hardware Xbox diminuiu por causa da diminuição nas vendas do Xbox 360.

Mais uma vez, os produtos comerciais da Microsoft e serviços em nuvem estão crescendo. Office 365 a cresceu 70% atingindo 20,6 milhões de usuários no último trimestre. É o mais recente sinal de que os consumidores e as empresas continuam a utilizar as soluções da Microsoft. O Azure cresceu 140%.

Um bom trimestre, exceto pela falta de Lumias ao redor do mundo, mas em tempos de transição, até os ganhos com Windows 10 desktop foram sacrificados.

Fonte: The Verge

83 comments on “Microsoft Q4 2015: Surface está forte, mas e o Windows Phone?

      1. isso eh verdade… tah foda achar aparelho da MS mesmo… tiraram tudo do mercado… mas acho que é mais para acabar com o lumia do que para acabar com o setor mobile…

        1. Acho que matar a linha Lumia é o maior erro da Microsoft, primeiro, a linha Surface é uma linha de produtos sofisticados, a linha Lumia é produtos que usam processadores ARM, e será um erro dela fazer isso. Pois ela não tem fabricantes se interessando pelo Windows Phone, e pelo visto não terá, e as fabricantes que usam o sistema, não vendem produtos em todo Globo.

    1. Uma coisa é verdade…. não acha aparelhos nas lojas pra vender. Só tem refugo antigo. Ainda que sejam bons, são refugos. E muita gente compra nas lojas. A Microsoft tá vacilando, pois não tem mais um intermediário forte no mercado pra brigar. Ela poderia, aqui no Brasil por exemplo, fazer uma parceria com a novata Quantum e lançar aquele ótimo cel (Quantum Go), com o W10 mobile já de fábrica. Ia vender muito, pode ter certeza.

  1. Não está sendo fácil mesmo né?! Cada dia um 7×1 diferente na plataforma mobile da Microsoft e ainda tem gente que acredita no domínio do mercado pela empresa. Bem, cada dia se prova que a Microsoft é uma gigante, cria produtos e soluções fantásticas… mas não, o mercado mobile não é pra ela… claro que ela tem serviços ótimos, que rodam perfeitamente no Android e no iOS, ela tem que fortalecer mesmo o Office, o OneDrive, o Skype e o sistema de buscas, principalmente agora que é motor de busca dos iPhones… mas Microsoft, abandona esse barco, deixa quem sabe fazer no jogo, para de perder dinheiro com esse sistema morto… enfim, hoje foi mais um dia difícil na vida nos fanboys, que virão aqui e bradarão aos quatro cantos do mundo, que o Windows 10 Mobile é o futuro, que o Surface Phone será o matador de iPhones e toda a conversa que já sabemos. Pena que a realidade está sendo muito diferente!!

    1. enquanto a empresa tiver condições de bancar o windows phone/mobile, tem mais que tentar mesmo. só retardado não percebe que concorrência é benéfica para o consumidor, e que é sempre melhor quando se tem mais opções no mercado.

      1. eu já cansei de tentar argumentar com androidiano brother.. androidiano = petista = pombo… então não rola, eles acham que isso é um jogo, e o objetivo do time deles é aniquilar o outro time e ai ele vai poder sair por aih gritando “é campeão!!!”

    2. Nunca achei que você fosse tão burro em afirmar que o sistema é morto kkkkkkkk afirmar a morte dele é o mesmo que dizer que o Windows é morto pois o smartphones são uma extensão dele. Enfim o mesmo comentário de sempre a mesma imagem de sempre e nada de útil dito como sempre.

      1. Nunca achei que você fosse tão burro a ponto de achar que a plataforma móvel tem alguma relevância perto de tudo que o Windows representa. Os números estão aí pra provar isso, lucro no Surface, lucro nas soluções de nuvem, lucro no Xbox… ela pode continuar fazendo seus aparelhos, mas continuará irrelevante nesse mercado. Isso que eu quero dizer, nunca ela será ameaça nenhuma para as outras plataformas.
        Chola mais, chora que tá,pouco!

        1. Para que ta feio kkkk tu fala do Surface e esquece de mencionar que ele é um dispositivo móvel, depois de dito isso fala que esse mercado não tem relevância pra ela kkkkkkkkk. Por um lado temos uma empresa que nem liga para os números, do outro uma pessoa entendida mostrando os números. Ela lucrou 6 bilhões e você ganha o que com esses números ? Hahahahahaha kkkkkkkk rsrsrsrsrsrsrs risos risos.

          1. Bem, burro é você a ponto de achar que to falando desse tipo de mobilidade, você deve ter o mínimo de inteligência pra entender que estou falando de telefonia móvel. Sim, aquela onde a Microsoft leva uma surra de pica mole na cara todo dia, aquela quem ninguém dá atenção, aquela que nenhuma grande OEM até agora demonstrou interesse. O lucro da Microsoft que você quer jogar na minha cara, eu ajudo todo dia, assinando o Office, assinando a Live… agora, essa plataforma morta em que você acredita, eu já pulei fora faz tempo, assim como um monte de gente bem mais inteligente que você. Mas… continue ai, vivendo esse sonho de Surface Phone, de plataforma que vai dominar o mundo. Claro, talvez ela continue fabricando aparelhos para permanecer no mercado, mas sempre saiba que quem usar vai ser sempre limitado, nada diferente do que é hoje.

          2. isso isso brother… deixe agente aqui… vivendo nosso “sonho”… isso… é um favor que vc faz pra gente… nós gostamos de sonhar… deixa agente aqui e vá viver a sua vida linda e saltitante pelos campos de pirulitos, marshmallows e maças…

          3. Hahahahahahahahahahaha foi boa essa se me der permissão vou adotar a parte “viver a sua vida linda e saltitante pelos campos de pirulitos, marshmallows e maças…”

        2. Vc está equivocado, o W10M já é considerado uma extensão do W10 e assim enquanto existir o W10 o W10M vai existir , na verdade até os apps n dependem mais do W10M , assim a Microsoft vai ter o tempo necessário para preparar o Surface Phone, na fim estamos vendo o fim de uma transição que começou com a compra da Nokia e o inicio da Microsoft verdadeira no mundo Mobile com seu Surface .

      2. essa galera com bola de cristal é phoda… só queria que eles assistissem o “fim do WP” quietos então né?? mas nãaaaaaaaaaaaoooo os Walter Mercado da vida tem que ficar vindo aqui com os seus “mas não demore, ligue já”…

    1. Acho que o Windows Mobile é a adequação da Microsoft aos portáteis, e ainda esta em desenvolvimento.
      não que seja ovelha.
      Talvez seja mais como a criança pequena que desce no playground
      Mas ainda lhe falta coordenação.

  2. Windows Phone está morto:

    http://www.theverge.com/2016/1/28/10864034/windows-phone-is-dead

    Leiam essa matéria do The Verge que fala do cenário atual da plataforma.

    Lembrem do entusiasmo da Microsoft quando lançou o Windows Phone 8. Aparelhos atrás de aparelhos, divulgação e tudo mais. Agora lançou o Windows 10 Mobile e praticamente ninguém sabe! Poucos aparelhos lançados pra não ter que gastar muito em suporte e mais atenção do que nunca pro iOS e pro Android!

    110 milhões de Windows foram vendidos desde 2011. 4.5 BILHÕES de iOS e Android no mesmo periodo…

    Microsoft já jogou a toalha faz tempo pro Windows Phone, só que alguns não perceberam ainda.

      1. Ter suporte de segurança e correção de bugs, mas nada de novo. Como compartilha o mesmo Kernel com outras versões do Windows, vai ser até mais fácil aplicar as correções.
        Teoricamente o Windows RT ainda tem suporte, e o máximo que ele ganhou foi um menu iniciar no Update 3 e não ganhará mais nada.
        O Windows Phone 7 ganhou o visual da tela do Windows Phone 8 no seu ultimo update e mais nada.
        Anuncia que não vai mais continuar desenvolvendo a plataforma, garante suporte por mais 2 ou 3 anos e já era… Como foram lançados apenas 3 aparelhos, poucos usuários reclamando. E só devem ter saído do papel devido a estarem em um estágio muito avançado de desenvolvimento.
        Quem tem aparelhos que vieram com o Windows Phone 8 já está no lucro e pronto, fim da vida…

        1. como nada de novo brother? só esse ano teremos 2 grandes atualizações da redstone… aff… cada uma que me aparece… de boaaaaaaaaaaaaa quero essa bola de cristal de vcs… kcte quero ganhar na mega sena urgente…

          1. não preciso… vc com sua bola de cristal já previu que nos próximos anos o w10m não terá mais novidades e que o suporte até 2020 será apenas para correção de bugs… e que a ms vai cozinhar seus usuários em banho maria… não tem mais nada pra entender…

      2. É sério que estão achando que o Windows 10 Mobile será descontinuado? Usaram o que?

        Não estão acompanhando o site.
        Jay Silva é fanboy, não coma corda dele. Ele deseja a morte do sistema e por isso ele só enxerga isso. Tem louco pra tudo.

        1. Vendo as quedas de receita e tal, essa é a unica coisa que vem a mente. Mas, se for parar pra pensar, a Microsoft investiu muito dinheiro na plataforma pra desistir agora… Mas que tá vacilando com os usuários, ela tá sim, e ainda por cima queimando o proprio nome. Recomendei um lumia a um amigo e ele disse que teve uma péssima experiencia na plataforma e que Windows no celular “nunca mais”.

    1. Se prepare pra ser chamado de burro, já que aqui ninguém gosta de ler a verdade. O bom é ver os comentários da The Verge e do Windows Central, a grande maioria dos usuários dizendo que vai pular fora, que o próximo aparelho não será um Windows. Usar Windows mobile pra que né? Se todos os serviços já estão nas outras plataformas com melhor qualidade.

      1. Quando a Microsoft começou a lançar os aplicativos para outras plataformas foi um sinal de alerta. Quando outras coisas começaram a sair primeiro pra iOS e Android, ai já era um forte indicio ( o Remote Desktop saiu por último pra WP por exemplo ). Quando os aplicativos pra iOS e Android começaram a ter uma qualidade muitas vezes tida como melhor, ai já era a hora de pular fora. O Office pra iOS e Android em lugares mais neutros já disseram várias vezes ser melhor que o do Windows Phone.
        Poucos aparelhos sendo lançados, sistema toda hora adiado, sem divulgação e publicidade, e agora a RECEITA do Windows Phone caiu…
        Microsoft é uma empresa de capital aberto. Quem manda são os acionistas. Vendas caindo, basta ver o gráfico do The Verge, receita caindo e a Microsoft apostando cada vez mais no iOS e no Android. Só tonto pra não ver que logo menos vai ser descontinuado.
        Igual o Surface RT… Todos os indícios estão ai.
        Quero só ver o choro e o Mercado Livre cheio de anúncios do pessoal desovando os Lumias a um terço do preço que pagaram.

        1. Mas os fanboys não veem isso, eles acham que a plataforma de telefonia móvel (agora vou usar esse termo, já que um ai acha que os surface estão na categoria móvel e mimimi) é fundamental para que todo o ecossistema Windows 10 funcione, mas não, ela é irrelevante, nenhuma empresa perde tanto dinheiro assim por tanto tempo num produto. Cara, como você disse, basta olhar todos os movimentos da Microsoft nos ultimos tempos, mandando todo mundo da Nokia embora, lançando um aparelho genérico, sem marketing nenhum, isso fica tão explícito. Eu acredito que p ecossistema Windows 10 vai continuar funcionando lindamente por muitos anos, os serviços da Microsoft vão continuar dando lucro, assim como alguns produtos de nicho, como o Surface e o Azure, agora essa plataforma móvel, esquece, o dia que a Microsoft anunciar que vai deixar tudo isso por conta de algum parceiro de negócio, os acionistas da empresa vão soltar foguete.

          1. Ao menos quem escreve aqui, é absurdo a falta de conhecimento dos produtos da Microsoft… Nem do aplicativo do Xbox conhecia.
            O Windows Phone perto do Azure, Exchange, MySQL e outros é um NADA. A equipe que a Microsoft tem pra cuidar do Windows Phone, se for direcionada pra desenvolver pra Android e iOS, vai dar muito mais retorno. E ela já percebeu isso, pois pra usar os serviços da Microsoft no celular, eu nem preciso de um Windows Phone!
            E realmente o Lumia 950, 950XL e o 550 são aparelhos genéricos mesmo… Lançaram só por lançar e vai parar por ai. Fora o desastroso lançamento deles.
            Se o Windows Phone / Mobile não morreu ainda, pode-se dizer que está praticamente com morte cerebral e só está esperando o momento certo de desligar as máquinas que o mantém vivo.
            Produto que não vende, perdendo mercado, receitas caindo, pouco investimento, pouca divulgação e sem perspectiva de crescimento = descontinuado!

          2. tah “serto” por isso que a MS está quebrada e vc rico… eles não sabem mesmo tomar decisões… deveriam fazer uma consultoria com vc antes de fazer qualquer coisa né? deixa o seu contato lá no uservoice, quem sabe eles não cancelam o w10m com seus conselhos e se focam em android e ios??

          3. A Morola teve um montāo de retorno né? Alcatel, Lg, Sony, HTC entre outras tão tendo muito retorno kkkkkk chega a ser cômico.

          4. Acertou pela metade, o W10M realmente é irrelevante para o W10 como um todo, e por isso a Microsoft não está apreçada em lançar aparelhos e ter prejuízo. Como o W10 e W10M vão se unificar mais ainda, enquanto existir W10 vai existir W10M pq serão basicamente a mesma coisa . Assim o objetivo é justamente cortar smartphones q dariam prejuízo e focar no Surface e poucos Lumias para buscar lucro . O resto o W10M como sistema está melhor do que nunca, nunca tivemos tantos apps e cada dia ele se aproxima mais do PC e fica mais estável, e olha q ainda tem muita coisa pela frente. Números de usuários no W10M nunca foi mais irrelevante do que hoje para o futuro do mesmo., simplesmente o W10M vai viver através do W10PC , simples assim . Surface Phone vai ser a unificação final.

        2. A Microsoft lança aplicativos para os concorrentes desde o Windows Phone 7.

          Remote Desktop chegou primeiro por lá pois preferiram investir em um aplicativo universal. Hoje ele tá presente no Windows 10 Mobile e com Continuum.

          O The Verge matou o WP desde o início. Já mataram Surface, Bing, Xbox. Este último já disseram que seria vendido em 2014.

          1. Na época do Remote Desktop, era o Windows Phone 8 e nem existia a ideia do aplicativo universal.
            Na época do Windows Phone 7, tinha o app do Xbox que realmente era necessário ter em mais lugares.
            Office melhor no iOS e Android. Recursos do Skype chegando por último no Windows Phone / Mobile…
            Vendas e receita caindo… Está difícil pro Windows Phone.

      2. Se nem a Microsoft está preocupada no momento com o número de usuários do W10M já q ele é uma extensão do W10 . No momento ela quer apenas tornar o W10M o melhor possível , trazer apps e lucrar. Fim de papo, o resto é mi mi mi. Como usuário de W10M vejo q o sistema está melhor do que nunca e isso o q importa, se fulano ou sicrano vão sair é irrelevante no curto prazo para a Microsoft.

      3. Inocente pega e usa os serviços Microsoft em outros sistema então kkkkkkk. Rapaz eu uso o melhor dos dois mundos tenho Android e também Windows, se a Microsoft falhar no mobile isso não vai mudar minha vida em nada kkkk NADA. Hoje minha preferência é o Windows, alias a 5 anos, se vier a sumir vou reorganizar tudo a um outro sistema e vou continuar a vivier.

    2. tah bom tah bom brother… cada vez que tem uma noticia negativa vem um nego e fala que o WP vai acabar… de boa, já cansou esse papo, tá bom, vc tá convencido disso, senta e espera o fim do WP kcte… tem que toda hora alguém ficar falando isso??? poha meu, que mimimi chato… kkkkkkkkk tá me lembrando aquele papo de profecia do fim do mundo todo ano o mundo ia acabar… “ahhhh não acabou mas é que na interpretação esquecemos que tinha um ponto de cabeça virada e isso quer dizer que será daqui um ano…” tah bommmmmmmmmmmmmmmmm provavelmente quem gosta e e usa não vai correr para vender seu lumia brother… fique tranquilo, se está servindo ótimo se não está é só sair… mas por favor, pare de mimimi… essas profecias tão me matando…

    3. Vamos ao simples fato:
      “Microsoft usa o lucro de 1 ano para comprar a Nokia, conclui a transição e agora vai abandonar o sistema mobile em seguida.”
      Parabéns, você foi pegue na pegadinha do malandro(The Verge)!
      Brincadeiras à parte, seja mais inteligente.
      Os projetos da MS são a longo prazo, a Nokia exigiu que fosse concluído os projetos que tinha na gaveta. Portanto, muitos dizem que só agora(2016), que a MS vai colocar seus smartphones no mercado. Imagina só quanto foi gasto no projeto Continuum e no projeto dos APPs universais, estes que sãodiretamente ligados aos smartphones.
      Microsoft quer Windows 10 em todos os dispositivos, seja ele PC, Notebook, Hololens, Xbox, SurfaceHub, SmartTV, entre outros(Internet das coisas por exemplo)… Você acha que essa “PEQUENA” empresa ficaria de fora do principal atrativo da humanidade hoje?
      Sinto muito meu caro, mas você se equivocou em acreditar, pois o próprio The Verge não acredita nisso, mas tem que ganhar acessos, portanto…

  3. Vamos entender uma simples questão: O W10M agora é uma extensão do W10, e dessa forma acabou a necessidade do W10M se expandir rapidamente já que os PCs estão fazendo o trabalho com os apps universais, assim a Microsoft vai focar em lucrar com o W10M , assim teremos menos aparelhos , mas focados no lucro e o surgimento do Surface Phone para dar início a isso. Ao contrario do Android que so existe no mundo Mobile, o W10M e W10 são cada dia o mesmo sistema, então esqueçam números isolados do W10M, eles são cada dia menos importante. O resto são apenas boatos para likes , no fim a Microsoft está bem segura do seu caminho e até o momento a mesma vem conseguindo o retorno, quantos apps universais não estão surgindo a cada dia, e isso o q importa, melhor menos W10M mas com mais apps e gerando lucro do q varios WP8.1 mas pobre de app e gerando prejuízo. Alguém discorda ?

      1. Favor né? Tablet, Wear são do Mundo Mobile e TV e auto são apenas um sistema das coisas e insignificante atualmente frente a força do Android do mundo Mobile. Fato é que a força dos Pcs já supre a demanda dos desenvolvedores e assim a Microsoft vai se focar em lucrar e lucrar no mundo Mobile. Não se preocupe, não estou desmerecendo o Android, apenas mostrando que a realidade do W10M é bem diferente do Android e assim não esperem os mesmos objetivos no curto e.médio prazo. Para mim pouco importa o número de W10M, quero apps e um sistema bom e é esse o objetivo da Microsoft, simples assim .

  4. Fico impressionado as vezes com as discussões em relação a preocupação da Microsoft.

    A Microsoft é uma empresa bilionária, consolidada e de capital aberto. A qualquer momento pode mudar a visão de mercado, é assim q funciona a economia. Quanto a esse lenga-lenga de SO, se IOS ou Android é melhor, eu penso o seguinte: Eu tenho um Lumia 640XL, gastei por volta de 600 reais nele. Caso o dispositivo venha a não atender mais meus requisitos, eu o jogo fora. Compro outro, volto pro Android, gasto uma fortuna com Iphone se for o caso. Afinal eu sou um usuário final q gastei uma mixaria num aparelho, não vejo razão pra ficar dando pitaco (a toa) no futuro do Windows Phone.

    Quanto a desempenho, está de parabéns o sistema operacional e só vejo melhoras num horizonte curto. Se ficar ruim, compro outro e bola pra frente.

    Take it easy guys!

      1. 600 reais compra o q hoje? Qual dispositivo Android ou IOS? É descartável. Antes pensar assim do q querer ditar regras de uma mega empresa.

  5. Quando a galera começar a ver o W10M como uma extensão dos outros dispositivos as coisas vão começar a andar. Você poderá fazer o que você quiser da onde esteja, essa é a proposta do W10 em geral, no pc, xone, tablets e celulares. Com um ou outro app mais famosinho (sim snap, é você) pra chamar a galera pro W10M mais os usuários vão vir, vão perceber que a experiência será mais completa com W10M e mais virão e, com isso, desenvolvedores. Se tudo der certo, vai ser um caminho longo, porém bom.

    1. Justamente, o W10M não é mais sozinho, o W10 já faz o trabalho difícil, assim a Microsoft está focada na qualidade, apps e lucro . No momento quantidade de usuários no W10M é irrelevante frente ao W10 como um todo .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *