Quem quer continuar usando senhas para acessar a web e os aplicativos? Eles são difíceis de lembrar enquanto não são seguros, então é hora de deixá-los de lado (na verdade, isso deveria ter acontecido anos atrás).
Portanto, 2018 é o ano para eliminar as senhas da web. Ok, vamos terminar o ano e continuar a usar as antigas senhas, mas será um ano importante para atingir esse objetivo porque ele está sendo adotado pelos protocolos dos navegadores.
O Google Chrome e o Firefox já haviam feito isso. Agora, é a vez do Microsoft Edge, o navegador padrão do Windows 10. É efetivamente o protocolo WebAuth, implementado apenas no Firefox e Chrome, por enquanto. Aquilo que a tecnologia Web Authentication permite é precisamente o uso desses métodos de autenticação biométrica. Ou seja, agora poderás acessar às suas contas na web com leitor de impressões digitais, Windows Hello, PIN ou dispositivos FIDO2.
Esta tecnologia começou a ser implementada pela empresa de Redmond no ano de 2016. Desde então ela tem vindo a aprimorar esta tecnologia e a colaborar com a FIDO para que consiga satisfazer as necessidades dos usuários.
Por enquanto, esta funcionalidade está apenas acessível aos que têm instalada a última build 17723 do programa Windows Insider. Contudo, deverá chegar para todos até o final deste ano.
Pô Jorge, você falou disso! Antes tarde do que nunca hein!
E não é só na web não, já estão implementando a autenticação biométrica via Windows Hello para login no Windows Server também.
Falarei mais sobre Windows 😛
Quem é vivo sempre aparece
Ótima propaganda para acabar com o anonimato na internet.
TIC-TAC-TIC-TAC 🙂
Se a Microsoft lançar um leitor de impressão digital que se conecte na entrada USB do Xbox One, compro no primeiro dia. Eu troco as senhas das minhas contas a cada 6 meses, afffff, é muito chato.
Autenticação em duas etapas e você elimina a periodicidade de trocar a senha, a minha já deve ter 2 anos sem alterar.