Microsoft reorganiza Xbox e equipes de marketing para se preparar para um futuro de IA e jogos

A Microsoft está reorganizando sua liderança em jogos e marketing do Xbox, menos de duas semanas após adquirir a Activision Blizzard. A Microsoft está promovendo Matt Booty para presidente de conteúdo e estúdios de jogos, incluindo a nova responsabilidade da ZeniMax, e Sarah Bond para presidente do Xbox, supervisionando toda a plataforma Xbox e trabalho de hardware. Do lado do marketing, o diretor de marketing Chris Capossela está deixando o cargo após 32 anos na Microsoft.

As mudanças no Xbox significam que Booty agora liderará uma organização expandida dentro da Microsoft Gaming que agora inclui ZeniMax e Bethesda. “A ZeniMax continuará a operar como uma entidade de integração limitada liderada por Jamie Leder, presidente e CEO, reportando-se a Matt”, explica o CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer.

A função expandida de Booty deve ajudar a Microsoft Gaming a evitar cenários como Redfall no futuro, com a Microsoft claramente focada em uma melhor colaboração entre as equipes adquiridas com a aquisição ZeniMax/Bethesda.

“Grandes jogos são fundamentais para tudo o que fazemos”, explica Spencer em seu memorando. “Acreditamos que uma organização expandida de conteúdo de jogos – que permita que o Xbox Game Studios e os estúdios de desenvolvimento da ZeniMax colaborem de forma eficaz – capacitará esses estúdios de classe mundial a fazerem seu melhor trabalho no crescimento de nosso portfólio de jogos que os jogadores adoram.”

Bond agora assumirá as plataformas de hardware e software do Xbox. “Para gerir a plataforma de hoje e construir a plataforma de amanhã, estamos reunindo as equipes que tornarão isso possível”, explica Spencer. “Sarah Bond liderará esta equipe como presidente do Xbox – reunindo dispositivos, experiências de jogadores e criadores, engenharia de plataforma, estratégia, planejamento de negócios, dados e análises e desenvolvimento de negócios.”

Bond tem sido uma estrela em ascensão no Xbox na Microsoft, especialmente nos bastidores da recente aquisição da Activision Blizzard. Bond agora será responsável pelo futuro do Xbox, tanto em hardware quanto em software – que pode incluir um Xbox Series X redesenhado sem disco no próximo ano e um console híbrido de próxima geração em 2028.

Essas mudanças na liderança do Xbox significam que haverá mais mulheres em cargos de liderança em jogos na Microsoft do que homens quando Bobby Kotick, CEO da Activision Blizzard, partir no final de 2023. Aqui está o novo organograma do Xbox:

Marketing será completamente reformulado

Do lado do marketing, o diretor de marketing Capossela está se afastando para dar lugar a Takeshi Numoto. “Takeshi está no centro de nossa transformação na nuvem”, disse o CEO da Microsoft, Satya Nadella, em um memorando interno aos funcionários. “Estou emocionado por ele assumir a função de CMO da Microsoft e impulsionar nossa visão.”

Desse modo, o foco será o Xbox Cloud Gaming, a Microsoft será mais agressiva na nuvem a partir de agora. Esta é a área de destaque da empresa e o que faz ela hoje valer trilhões de reais. É onde Satya Nadella e sua equipe sabem brigar. A equipe da nuvem tem feito um trabalho espetacular para os produtos da Microsoft, esperamos que o mesmo se repita com o Xbox.

As reorganizações da Microsoft aqui são claramente sobre seu potencial em jogos e IA.  A Microsoft tem integrado IA ao Windows, aplicativos do Office, Bing e muito mais, na tentativa de ser uma das primeiras líderes em IA. O Microsoft 365 Copilot será lançado na próxima semana, permitindo que as empresas gerem e-mails, reescrevam parágrafos, analisem dados do Excel e muito mais. Nadella discutiu o potencial da IA ​​durante o Snapdragon Summit da Qualcomm no início desta semana.

Phil Spencer aumentará seus poderes:

E com a aquisição recentemente concluída da Activision Blizzard King, estamos duplicando nosso negócio de jogos. Para concretizar nosso potencial de crescimento, Ami Silverman e sua organização de vendas ao consumidor se reportarão a Phil Spencer, CEO de jogos. Ami continuará a impulsionar todos os nossos vendas ao consumidor, incluindo nossos Devices e Creative CSA, por meio de nossos canais de vendas diretos e de parceiros.”

A partir de agora, toda a divisão de Vendas ao Consumidor (Marketing) da Microsoft se reportará diretamente a Phil Spencer, incluindo o Surface. O objetivo é melhorar a presença regional do Xbox no mundo. Phil Spencer agora comenda as lojas, marketing e distribuição!

O substituto do polêmico Bobby Kotick, CEO da Activison Blizzard King, ainda é desconhecido, mas ele permanecerá no cargo até o final de 2023.

 

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *