Há um rumor se espalhando na internet de que o Xbox está abandonando o mercado da Arábia Saudita, tendo a Microsoft comunicado aos varejistas sua intenção de não distribuir mais seu console naquele território.
No entanto, o boato anteriormente divulgado pelo The Verge encontraria confirmação na comunicação do referido jornalista árabe no X, o que tornaria plausível o desejo da Microsoft de bloquear a venda de consoles na Arábia Saudita.
Isto deixaria obviamente o campo aberto à concorrência, com a Sony já a controlar quotas de mercado muito significativas neste território, quase conduzindo a uma situação de monopólio, o que é algo irónico, tendo em conta as considerações que surgiram aquando da aquisição da Activision Blizzard.
Resposta
A Microsoft respondeu ao rumor, por meio de Ami Silverman, chefe de vendas ao consumidor do Xbox, afirmando que os dispositivos Xbox continuam disponíveis na Arábia Saudita. Mais especificamente, ele disse:
“Os dispositivos Xbox estão disponíveis em todos os países onde o hardware Xbox é distribuído, incluindo a Arábia Saudita. A disponibilidade do console pode variar de acordo com o país, mas os jogos Xbox podem ser jogados em consoles, PC e em telefones, tablets e TVs em qualquer lugar. O Xbox Cloud Gaming está disponível. Os jogadores podem visitar xbox.com/regions para saber mais sobre como jogar com o Xbox.”
Em suma, segundo a Microsoft a notícia seria substancialmente falsa e o Xbox continuaria disponível na Arábia Saudita.