A empresa de análise Ampere Analysis publicou recentemente um relatório que indica as editoras com os usuários mais ativos no PlayStation e Xbox nos últimos meses, precisamente entre setembro de 2022 e fevereiro de 2023. Por meio deles, emerge que a EA é na liderança, mas outro fato também pode ser notado: a Microsoft tem usuários mais ativos do que a Sony e também é graças aos jogadores do PlayStation.
Pode-se pensar que a Microsoft, tendo colocado menos consoles do que o PlayStation, está destinada a ter menos usuários ativos em média (os jogadores de PC não são contados neste relatório, lembre-se). Mas há um problema com esse raciocínio: Minecraft. O jogo é publicado pela Microsoft em todas as plataformas, então os jogadores do PlayStation contam para a Microsoft (como editora).
Microsoft tem mais usuários ativos que a Sony, segundo Ampere Analysishttps://t.co/lS0cAYRCy6 pic.twitter.com/hCZFJYMUMf
— WinClub Games (@WindowsClubBr) April 5, 2023
Precisamente, 35% de todos os jogadores de Minecraft (PS, Xbox, Switch, PC, mobile…) jogam no PlayStation. Esses usuários ajudam a Microsoft a se tornar uma editora com mais usuários ativos do que a Sony.
De qualquer forma, tanto a Microsoft quanto a Sony não chegam perto do número de editoras terceirizadas, como Electronic Arts, Epic Games, Activision Blizzard e Take-Two. No período do relatório, apenas a Ubisoft permaneceu abaixo dos números dos dois fabricantes de console na maior parte do tempo.
A Sony deve ser capaz de subir novamente em termos de usuários mensais com a chegada de Marvel’s Spider-Man 2, que deve ser seu próximo grande jogo de 2023, mas por outro lado a Microsoft poderá ter como grandes trunfos Starfield e a possível conclusão da compra da Activision Blizzard.