Sony está amargamente insatisfeita com a aquisição da Activision Blizzard pela Microsfot. Para o Xbox, o caminho para adquirir a Activision Blizzard é árduo, pelo menos na Europa, onde a Comissão Europeia em Bruxelas, decidiu levar todo o tempo necessário para analisar o negócio, dado seu tamanho, e as queixas da Sony, que aparentemente estão desempenhando um papel fundamental, sendo o principal concorrente da Microsoft no mercado de videogames e o mais interessado em não perder Call of Duty.
É o que emerge de um artigo do Financial Times, que analisa a recepção da aquisição na Europa. O primeiro pedido de tempo veio do Reino Unido, onde o órgão regulador da concorrência decidiu levar a cabo investigações mais aprofundadas, que devem começar esta semana, acolhendo as preocupações da Sony que teme perder a série Call of Duty.
A Microsoft ainda não deu respostas definitivas às dúvidas levantadas, pelo menos nesta fase, segundo duas fontes do FT a par da situação, acabando por levar a situação para a segunda fase.
Investigações prolongadas também são esperadas da Comissão Europeia nas próximas semanas. As pessoas familiarizadas com o ambiente dizem que a Europa vai levar o seu tempo pelas razões acima expostas.
Em suma, os obstáculos a superar antes de ver a Activision Blizzard entrar na Microsoft são mais do que muitos imaginavam e parece que o Playstation está disposto a complicar ainda mais. Veremos como a casa de Redmond responderá e se fará outras ofertas à Sony, de modo a atender às expectativas de Jim Ryan, ou se tentará aprovar sem ofertas já que a Sony tem mais consoles vendidos.