Aí vêm os novos resultados financeiros da Microsoft que, no que diz respeito ao Xbox em particular, ainda são influenciados pela aquisição da Activision Blizzard, com um enorme crescimento adicional na divisão de jogos e serviços, mas com uma queda notável na divisão de hardware.
Segundo relatos, no último trimestre fiscal a divisão dedicada aos videogames registrou +51% em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo US$ 5,451 bilhões e colocando-a em quarto lugar entre as seções mais produtivas da empresa, considerando que o Windows também superou as expectativas ao superar o desempenho dos jogos novamente.
A secção “conteúdo e serviços”, que também inclui o Xbox Game Pass, teve um crescimento de 62% face ao registado no ano passado no mesmo período, outro enorme aumento que parece ser impulsionado em grande parte pela contribuição da Activision Blizzard.
Microsoft's Q3 2024 (fiscal) earnings:
• 💻 Windows OEM revenue up 11%
• 🖥️ Devices revenue down 17%
• 👾 Gaming revenue up 51%
• 🕹️ Xbox content + services rev up 62%
• 🎮 Xbox hardware down 31%full details to come here 👇https://t.co/oWidu2907w
— Tom Warren (@tomwarren) April 25, 2024
Por outro lado, a divisão de hardware teve um desempenho não tão bom, caindo 31% no terceiro trimestre em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, tanto no que diz respeito às vendas de consoles Xbox quanto de outros produtos do setor para a Microsoft, como o Surface que registrou uma queda de 17%.
No geral, a Microsoft reportou receitas de 61,9 mil bilhões de dólares neste trimestre fiscal e receitas líquidas de 21,9 bilhões de dólares, representando um crescimento de 17% e 20%, respetivamente, nas suas divisões de Servidor e Nuvem e no Office, ainda de longe as mais produtivas da empresa.