O ex-executivo da Microsoft e ex-presidente da Blizzard Mike Ybarra defendeu publicamente o chefe da divisão de jogos da Microsoft, Phil Spencer, afirmando que certamente terá sido afetado a nível humano pela decisão tomada de fechar vários Xbox Game Studios e que, consequentemente, não merece as críticas que está recebendo.
I see a lot of shots at Phil over today's Xbox announcements. I get it. But knowing him as a human, I know this hurts him as much as anyone else. I can't speak for all of the leadership there, but I do know him and I do know what he is likely going through.
I'm not trying to…
— Mike Ybarra (@Qwik) May 7, 2024
“Vejo muitas críticas dirigidas a Phil pelos anúncios do Xbox de hoje.”
Não estou tentando defender decisões tomadas. Acho que todos nos encontramos em situações difíceis e inesperadas (certamente eu também). Faz parte do trabalho, assim como assumir a responsabilidade pelos resultados obtidos. Mas ele é uma boa pessoa e se preocupa profundamente com o processo criativo e com os desenvolvedores. Esta é minha experiência direta. Trabalhei em estreita colaboração com ele por mais de 8 anos e o conheço há mais de 24 anos.”
Ybarra entende o estado de espírito de muitos, ele apenas sente empatia por Spencer neste momento difícil.
“Entendo 100% a raiva e a confusão e sinto profundamente pelas equipes afetadas hoje e nos últimos meses. Não concordei com todas as decisões que ele tomou no Xbox, acho que isso ficou bem claro, mas acredito na sua liderança produtiva e sei quão difíceis estas decisões podem ser.
O Xbox pode ter um futuro brilhante. Espero que eles consigam fazer isso acontecer e que todas as equipes tenham uma experiência incrível juntas. É certamente um momento difícil que exige muita clareza sobre quais são os planos para o futuro e como encontrar o entusiasmo dos jogadores.”
Afinal, ninguém duvida que também foi uma decisão difícil para Phil Spencer. Simplesmente terá sido um dia muito mais difícil para aqueles que perderam o emprego. Como vocês sabem, hoje a Microsoft anunciou o fechamento de quatro estúdios de desenvolvimento: Arkane Austin, Alpha Dog Studios, Tango Gameworks e Roundhouse Games, sendo este último fundido no ZeniMax Online Studios.