[Monstro!] SoC do Project Scorpio pode contar com arquiteturas “Zen” e “Polaris”

projeto-scorpio-gpu

Na E3 2016, vimos a Microsoft mostrar algo que praticamente ninguém esperava: um novo console com a promessa de quebrar gerações.

Ainda é um projeto, codinome “Scorpio“, que deve rodar games na resolução 4k e ter experiência em realidade virtual. Agora, fontes do Tech Power Up afirmaram que o SoC do projeto vai contar com as tecnologias Polaris e Zen, da AMD.

Mas o que isso significa? Bem, devemos ficar diante de um verdadeiro monstro que vai combinar uma GPU baseada na arquitetura Polaris à uma CPU baseada na microarquitetura Zen, tudo isso pra entregar Ultra HD em seus 6 TFLOPS de poder gráfico. Esta adição dará um salto em desempenho, substituindo os 8 cores “Jaguar” da CPU por oito núcleos da geração “Zen”. O hardware pode ter SMT permitindo até 16 logical CPUs.

Ainda no campo das especulações, a combinação pode dar um poder de desempenho que chegam a 10 TLOPS, e que a interface de memória tenha uma largura de banda de 320 GB/s. Para efeitos de comparação, a nova GeForce GTX 1080 da Nvidia tem um poder gráfico de 9 TFLOPS.

 A Microsoft deve tirar esse “monstro” da jaula apenas no final de 2017.

21 comments on “[Monstro!] SoC do Project Scorpio pode contar com arquiteturas “Zen” e “Polaris”

        1. Entao…o scorpio ta sinistro, mas a sony ainda nao anunciou o dela. Ela pode segurar um tempo e melhorar as specs do scorpio. Fazer algo melhor que o da MS, mas sei la.

          1. eh, mas as coisas que mais gostei das apresentacoes foram o GOW (gosto da tematica nordica) e o Play everywhere (acho que eh esse o nome) da MS.
            Muito foda eu jogar o mesmo jogo com mesmo save no console e no pc/tablet

          2. Pode ter certeza que ela fará isso. Ela adora ter o hardware levemente mais rápido que a concorrência.

          3. Pelos rumores que estão aparecendo, acho que as estrategias das duas vai ser diferente.. a MS parece ta seguindo um caminho de 2 versões de console, uma pra quem só quer jogar e pagar pouco(One S) e outra pra quem quer o que há de melhor sem se preocupar com o preço(Scorpio) +/- como fizeram com o controle Elite.
            Já a Sony, pelas especificações que apareceram nos rumores, deve seguir um caminho mais conservador.. Uma versão melhor que o PS4 mas que seria pra substituir o PS4 e não ser uma versão “elite”

          4. Faz muito sentido. Principalmente pelo fato de que é a divisão “PlayStation” que está segurando as pontas na Sony. Logo, ela não poderia se dar ao luxo de vender uma versão de console mais barata.

          5. Já foi falado que nao dá! A sony ja esta com seu projeto neo da metade pro final. Fecharam acordos e contratos com seu processamento. existe projeto a ser cumprido.
            Refazer um projeto assim, ainda mais ambicioso é dinheiro jogado fora.

            Como vi na materia da eurogamer, a Sony deve fazer de tudo pra diminuir a diferença, mas ser igual ou mais potente que Scorpio, So fazendo outro projeto.

      1. Cara, se a Microsoft quiser dar um tiro na Sony, é ela colocar esse aparelho num valor abaixo de custo e segurar o prejuízo no começo, se ela fizer isso, ela está conquistando quem é fã do Xbox e quem é fã de gráficos e resolução no talo. Matando dois coelhos

        1. Com essas “gerações” mais rapidas eu não acredito que nem a Sony nem a MS vão vender os novos consoles no prejuizo.. E ainda mais a MS, que com essa historia de competir no PC tbm, vai ter que vender os jogos com preço no nivel da Steam.. não vai ter como vender por valor mais alto o jogo pra valer esse prejuizo inicial…

          Sem contar que a “familia Xbox One” ano que vem vão ser 2 aparelhos… o S e o Scorpio. Quem quer o melhor custo beneficio vai de S, e quem quer o que há de melhor vai de Scorpio. Se a MS vender o Scorpio a um preço muito baixo ela mata o S.

  1. A maior preocupação é com o preço. É “”””””””””fácil”””””””” entupir um produto com o melhor do hardware do mercado. Eu quero ver é quanto vai custar isso. Historicamente, consoles caros ficaram fadados ao fracasso, como o 3DO, Saturn e o CD-i.

    1. Quanto ao preço, acho que a solução será como a nova estratégia da Microsoft com os smartphones: mercados selecionados. Pode ser que não, mas é uma possibilidade. Mas tem uma outra coisa: pra vc ter tudo o que esse console, pretensamente, tem a oferecer, será preciso que se tenha também uma TV que suporte a resolução oferecida e largura de banda para os recursos online. É aí que eu vejo o verdadeiro problema. Mas é só uma opinião ?

      1. Toda a tecnologia que cerca resoluções superiores ao 1080p são caras, mesmo o 2,5K já é caro. Se esse console for entregar 1080p 60fps em qualquer jogo, já está ótimo. Na minha opinião, para ela atrair outro público (público do PC e de PS4/PS4K, já que por ora, o Scorpio é muito superior a ele) ela precisará encontrar uma forma de balancear a performance com o custo. Se o custo for muito alto, ao ponto de chegar próximo ao PC com configurações semelhantes, ela já não atrairá o público.

        Só resta mesmo aguardar para ver, já que ainda falta 1 ano para o lançamento e a AMD irá lançar uma nova linha de placas que estão vindo com o desempenho perfeito em 1080p por preços baixíssimos. Tudo é possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *