Motorola com Windows Phone? Ainda não, pois os aplicativos da Microsoft estão no Android

lenovo-motorola

Em uma entrevista com o vice-presidente da Lenovo no Reino Unido e gerente geral na parte Norte da Europa, David McQuarrie falou do futuro da  Motorola.

Ele observou que a Lenovo planeja crescimento para a marca e reconstruir sua popularidade.

Essas empresas são como nossos filhos. O negócio de PC é um dos nossos filhos, o negócio de servidores é um, e agora o negócio de telefonia Motorola é outro, e nós queremos dar a todos o nível de cuidado e atenção que merecem “, disse ele.

Ele sugeriu que a Lenovo poderia considerar a possibilidade de smartphones com Windows 10 no futuro:

Nós somos um grande parceiro da Microsoft em PCs, tablets e servidores, e continuamos a avaliar o ecossistema. Se fizer sentido, você poderia ver um telefone com Windows a partir de nós.

Ele acrescentou, porém, que a nova estratégia multi-plataforma da Microsoft tornou muito mais fácil de integrar os telefones Android com infra-estrutura da Microsoft.

Com os celulares que nós temos hoje, e a atitude da Microsoft em tornar os aplicativos do Office gratuitamente disponíveis no Android, a diferença entre um PC com Windows e um dispositivo Android encolheu dramaticamente.

Eu uso um telefone Android e um laptop Windows e agora eu posso abrir todos os meus documentos do Office no meu telefone em um aplicativo Microsoft. O fato de que ele não é um Windows Phone é irrelevante, de modo que a atitude da Microsoft tornou muito mais fácil para nós para vender uma solução combinada para os negócios.

No Windows 10 em si, ele observou uma excitação palpável de negócios, o que era muito incomum.

Windows 8 foi uma luta para converter clientes empresariais; que não viu nenhuma razão convincente para migrar do Windows 7. Mas nós estamos vendo um interesse crescente pelo Windows 10 .

Esta é a primeira vez em anos que eles têm evidenciado um interesse no sistema operacional mais recente. Normalmente, eles são bastante conservadores .

Em suma, a Motorola só lançará aparelhos com Windows 10 Mobile se tiver recursos exclusivos.

O interessante de atitudes como esta é que certamente Nadella, CEO da Microsoft, já tem ciência do posicionamento da Lenovo sobre o assunto. Como ele quer que mais fabricantes adotem o sistema terá que começar a investir em mais diferenciais para o Windows Phone, e a Continuum pode ser o começo para isso.

Será que realmente é este o motivo? Será que não sobrou nada do Google na Motorola da Lenovo? Você acha que o Windows Phone precisa de mais conteúdos exclusivos? Deixe sua sugestão.

Fonte:  V3

41 comments on “Motorola com Windows Phone? Ainda não, pois os aplicativos da Microsoft estão no Android

  1. Não acho que é só se houver recursos exclusivos.. Se a Microsoft começar a vender bem mobile com windows10, eh lógico que vão querer dividir os lucros, não vão deixar a Microsoft ficar com a grande parte deles.. Há uma expectativa muito grande sobre o wind10 mobile, se os após forem distribuídos igualmente c ios e Android, o windows10 tem tudo p ganhar 30% do mercado em 1 ano… Principalmente c os celulares d baixo custo.. TODO Android d baixo custo trava p kct.. E não eh MT funcional, eh simplesmente um mimismartphone, Falo isso pq já tive o pocket.. Mas enfim.. Uso um nexus, mas estou ansioso pelos novos diapositivos. Muita coisa pode mudar do final do ano e 2016! Abraços!

    1. Também concordo com voce a primeira coisa que eles tem de fazer ja que o WP é famoso por desempenho acima do normal em hardwares de baixo custo eles tem de explorar mais isso deixar um desempenho ótimo independente do hardware arruma essa loja ( incentivando $$$ os desenvolvedores) que o sistema cresce se pegar 5 10 % do mercado mundial ( ja que em países como brasil ja é maior que isso), outras empresas se interessaram pq todo mundo que uma fatia do bolo, dai cresce mais ainda.

  2. Eu acho que o wp nunca vai decolar enquanto não for permitido modificações pela fabricante. O Android eh o mais usado pois cada empresa pode fazer sua modificação, inserir recursos e apps próprios para diferencia lo dos outros. Já o wp não permite isso. No máximo botar alguns apps. Pq o marketshare do wp eh péssimo nos EUA? Por isso. Nem os nexus vendem bem lá pq faltam recursos que não estão presentes no Android puro. Acredito que o presidente da sua tenha se referido a isso quando disse que o windows não eh uma plataforma interessante para celulares.

      1. E mesmo assim vende mais que wp. A Microsoft poderia abrir o wp para customização e ela lança ele numa versão pura e foca em low enda s com bom desempenho.

        1. Muito relativa essa questao josé, ao mesmo tempo em que as vendas cresceriam, e a popularidade também, as pessoas tornariam o wp um sistema muito “negativado” por sua má fama, caso essas modificações deixem o sistema mais pesado e menos fluido. O diferencial do sistema windows é a fluidez identica em quase todos os dispositivos lumia, e o windows 10 está vindo com uma agregação da maioria dos recursos do android, porem com um sistema mais clean e utilizavel. Acho que expandir o sistema pra outras marcas é super importante pra microsoft, uma vez que a marca não é muito popular no mundo mobile, mas deveria ser clausula do contrato que as fabricantes não tornassem o sistema menos puro do que realmente é.

          1. Bem, eu so sei que até agora nada que a MS fez alavancou as vendas dos lumias. Se o w10 mobile nao der certo, acho que seria interssante ela fazer isso que eu falei.

          2. Ou então desistir de vez dessa coisa de mobiles. Mas imagino que o w10 mobile vai sim ficar pau a pau com os outros gigantes. 🙂

          3. E essa é uma nova tentativa da MS nesse mercado móbile, aja visto o windows mobile anterior ter naufragado

          4. Negativado ou não, o android continua dominando na preferência entre os users, devs e OEMs. Penso que apenas fluidez e câmera como diferenciais não foram suficientes para ganhar o mercado como um todo mundialmente falando e reverter o mesmo à favor do wp.

          5. Pode ter certeza que isso não se deve a ser customizado pelas fabricantes, se fosse por isso os Moto E/G/X não seriam sucesso, a questão é apenas uma, apps, hoje o WP tem bem menos problema com isso, mas já foi bem precário e nesse tempo o Android era a única opção barata de smartphone, tempo que foi suficiente pra incutir na mente das pessoas que só Android é smart (sim a maioria pensa que iPhone também é Android), a questão dos devs é fácil também, pouca participação.
            Eu tenho loja e vejo isso direto, muita gente, mas muita mesmo, acha que pra ter whatsapp PRECISA ser Android, mas ultimamente ando vendendo muito 435, que é um aparelho muito superior aos concorrentes Android de mesmo preço.

          6. Considero isso uma ignorância popular. E isso parte de empresas que visam apenas lucro, e não o usuário. Diferente de MS, que pelo visto pensa muito em seu público, vide programas insiders.
            E mesmo assim, o usuário com falta de informações migra do mesmo jeito pra uma empresa que visa apenas um sistemazinho mal acabado.
            Enfim, o que quero dizer é que acaba sendo uma relação de ódio/hipocrisia entre usuário e empresa. Ou seja, falam mal do android mas mesmo assim nao migram pra outro.

    1. Não é proibido que os fabricantes adicionem seus recursos, vide os Lumias desde antes da compra pela MS, o que é proibido é a não modificação da interface e é uma das melhores partes do WP, no Android as fabricantes só acabam estragando a interface, deixando ela lenta, pesada e suscetíveis a erros e quando chega o momento de atualizar o SO qual é a “desculpa” para não atualizarem? Justamente a interface modificada. Então não, modificar a interface é a última das coisas que a MS deve permitir.

  3. Acho péssimo ter que compartilhar do pacote Office e futuramente a Cortana com outras plataformas, mas fazer o que?! É apenas a minha opinião, que nesse ponto conflita drasticamente com essa estratégia da Microsoft de oferecer tudo o que têm a todos.
    Espero que no futuro ela me prove que eu estava errado!

    1. O pacote office é imbatível hoje, mas imagina que se a MS não lança o office mobile pra android e alguém (algum indiano maluco) desenvolve um app mobile muito bom e começa a fazer sucesso no Android, e
      depois lança esse app pra desktop e a MS começa a perder mercado, e depois, começa a primeira posição nas vendas de editor de texto e planilha?

      É melhor ter usuário no Android usando office pois pode ser um potencial comprador do Office 365.

      Se ela pensar só no mercado mobile, só em alavancar o windows phone, pode se enforcar.

      1. Discordo! A quantos anos temos o pacote Office da Microsoft gratuito? Mesmo assim até hoje ninguém bateu ele…O que chega perto, mas não muito aceito é OpenOffice que diga-se de passagem é bem “mais ou menos”.
        Quanto ao office para mobile temos desde 2011 se não me engano e até hoje não superado…
        Mas como falei antes, eu entendo e respeito essa estratégia da microsoft,porém não compartilho da mesma opinião, por isso quero que o tempo me mostre que eu sempre estive errado!

  4. Conteúdos exclusivos é uma das coisas que esta faltando no Windows Phone ou Windows Mobile.
    Tínhamos o orgulho de navegar pelo GPS sem a necessidade de usar a rede de dados com o Here Maps, agora não temos mais esse gostinho.
    Tínhamos o orgulho de abrir qualquer documento do Office no Smartphone e agora não temos mais.
    Estávamos começando a ter orgulho de usar a cortana que era exclusivo para Windows Phone e agora não temos mais.
    O que temos para nos orgulhar no momento é a superioridade das câmeras embarcadas no nossos lumias, espero que pelo menos nesse quesito possamos continuar com essa exclusividade.

  5. A Lenovo tem razão em partes, perdemos a exclusividade, porém, a Microsoft pensa em “agradar” a todos e por isso deixa que todos possam desfrutar das belezas da MS.

  6. A questão é simples. O fato da Microsoft querer levar tudo para todos, significa que ela está mais interessada em lucrar com seus serviços do que proteger ou incentivar o uso do Windows Mobile. O que, obviamente, isso é um pensamento de um empresa e não de um fanboy. Como dizer que a Microsoft está errada ãn?

    1. troquei ontem meu lumia 640 por um moto g 2° geração, não me arrependo de modo algum, instalei todos os apps da microsoft no android e os apps superiores, o office do Wp é um lixo comparado com o do Android, sou fã do WP mas decidi mudar porque o WP 10 não me agradou, whatsapp muito feio, entre outras falhas, um dia voltarei para o smart top, mais por causa da camera, ou se o sistema estiver mais acessivel.

      1. Cara chato esse… Já vi uns 10 mimimi dele. Comprou um “poderoso” moto G popular que qualquer um tem, e acha que está arrasando kkkkkkk. A hora que começar a travar, ele vai lá no grupo chorar o que pode fazer…

      2. Trocou ontem? No começo o Android é lindo. Mas você vai se lembrar do Windows Phone quando a lentidão e os travamentos começarem. Ah se vai.

      3. O win10 não te agradou pq nem saiu ainda brother! Eu tenho um nexus 4, mas to ansioso pelo win10.. Nexus já foi top em 2013, e msm assim ele trava. Quero assistir no netflix, e as vzs desliga sozinho… Entre vários problemas que ja tive… Fora que parece q ele não vão ser atualizado p Android M… Frustrado! Que venha Win10 Mobile… Com continuum e tudo que se tem direito!

  7. galera… nem briguem… essa coisa de exclusividade é babaquice… principalmente para nós consumidores… o mais importante é que o sistema que você escolher seja mais agradável ao seu jeito… a MS tá fazendo o certo, a única coisa que me irrita é disponibilizarem antes para as concorrentes, mas isso vai mudar com o W10 que vai passar a fazer parte dos itens de ouro da MS… no final, o que importa realmente é a integração do sistema… ele pode até falar “não importa usar um android” mas vai importar sim… o W10 vai levar a integração a outro patamar… o que nunca vai ser possível com os outros… mas, vamos ver, provavelmente o que o indiano quer nos dar de exclusivo estará no sistema e não nos aplicativos, pois aplicativos são copiados, acabam se tornando rivais na outra plataforma e roubando um mercado que já é seu… por outro lado novidades em um sistema?? isso sim atrai… vamos ver o que o W10 nos trará para o mundo mobile…

  8. Esse carinha da Lenovo está certíssimo, pra q migrar pro Windows Phone se TODOS os serviços da Microsoft estão no Android, que já é um sistema conhecido por todos!! Não gostei dessa atitude da Microsoft.. não ta ajudandooo..

  9. não gostei dos lumias da microsoft, parece smartphones chines, se é que o chineses estão fazendo melhores, tive um lumia 640 e troquei por um moto g, dei graças a Deus trocar aquela desgraça.

    1. Eu até que gostava do meu 535, mas acabei trocando por um LG L Prime e estou bem satisfeito. Estou esperando o windows 10 final porque depois de testar o windows 10 e gostar, não conseguia mais ver graça no windows 8.1. Pena que o 10 estava muito bugado na época…

  10. Com a questão Windows x andróide, prefiro pensar que o sistema fluido com pequeno gasto de energia é bom. Os opcionais (câmera 1,2, Som…) são para quem quer diferenciais. Os programas (apps) servem para destacar e atrair o público. Vim para o Windows Phone pq não q queria me aborrecer com interface e boa câmera . Ficar sem a fadigada fragmentação. E ter todo meu sistema sob uma única plataforma.

  11. POW-HA

    SÓ ESTA CÓPIA IDIOTA INDIANA DE STEVE JOBS, NÃO VIU ISTO

    FALEI ISTO DEZENAS DE VEZES AQUI,, CLARO QUE FUI TORPEDEADO PELOS FAMBOYOLAS…

    NO WINDOWS PHONE TENHO QUE PAGAR PARA USAR O OFFICE, NO TRAVOID NÃO,,,

    RS RS RSRS

    SÓ CABEÇA DE BOSTA PARA NÃO VER QUE SERIA DAR UM TIRO NO SACO,,,
    POIS NO PÉ É MUITO POUCO PARA UM IMBECIL DESTES

    K K K K

  12. Chega a dar pena.
    Antigamente, a arma dos usuários do Windows Phone era “Nós temos o Nokia Drive, Nokia Mapas, MixRadio, SkyDrive, Office…”

    Tudo isso foi para as outras plataformas, obviamente, pois assim como o Google a Microsoft também é uma empresa de serviços, onde o foco principal é SERVIÇO e hardware é secundário.

    A saída é estimular desenvolvedores, campanhas de marketing agressivas e DAR O WINDOWS PHONE de graça para as fabricantes.

    Qual empresa pagaria por um sistema que quase ninguém usa, tendo o Android como opção, vendendo absurdos, com uma ampla base de desenvolvedores e uma demanda de mercado absurda?

    Duas fabricantes da Índia só adotaram a plataforma da Microsoft depois de uma negociação para usar gratuitamente.

    Não precisa ser fanboy, basta estudar administração.

    Ou a Microsoft vende Lumia sozinha ou distribui o sistema de graça para a fabricante que quiser.
    Não faz lógica a Sony (hipoteticamente) PAGAR para CONCORRER contra a própria Microsoft com sua linha Lumia.

    Uso Windows desde o 98, Lumia, aparelhos com Android e já passei até pelo iOS.
    Além de não ter 4 patas para ficar alimentando sonhos utópicos de que o sistema vai alavancar da forma como se encontra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *